domingo, 4 de março de 2012

INDIGNAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM CABEDELO SAIBA POR QUÊ?


Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Aníbal Moura
           
         Os professores e alunos da rede estadual de ensino do município de Cabedelo estão INDIGNADOS, PASMOS com a atitude da 1ª Regional de Ensino, pois, de acordo com informações da gestão plena, uma equipe da 1ª Regional de Ensino esteve nas escolas estaduais de Cabedelo na última quinta-feira, 01 de Março do corrente ano, com uma relação constando nomes de várias pessoas que serão substituídas entre professores e servidores de apoio que tem contratados de serviços prestados com a Secretaria da Educação do Estado da Paraíba. "Só não se sabe quais os objetivos dessa decisão tomada, pois ainda continua o mistério: se de fato é uma decisão administrativa ou politica".

Uma diretora que não quis se identificar nos disse que, em dezembro último fora feito um relatório e encaminhado a 1ª Regional de Ensino, para que fossem tomadas as medidas cabíveis e atendidas as solicitações de acordo com as necessidades do quadro de pessoal da escola, conforme consta no relatório e nunca, jamais afastar nossos professores e funcionários de apoio de suas funções, quando estes tem dado uma grande contribuição ao desenvolvimento das atividades da escola, bem como à educação do estado. Ainda ressentida disse que o referido relatório não serviu para nada, tendo em vista a atitude tomada pela 1ª Regional de Ensino na última quinta-feira quando pegou a todos de surpresa, em relação à decisão de afastar das atividades os professores e pessoal de apoio, sem consultar a gestão escolar. Inclusive pediram que chamassem os professores que estavam em sala de aula, para comunicar-lhes que estavam dispensados de suas funções, pois a Secretaria da Educação do Estado estava encaminhando outros professores (também contratados) para substituí-los.


Observação: Pasmem com a "organização e eficiência" da equipe da 1ª Regional de Ensino que esteve na Escola Estadual Aníbal Moura. O "documento" postado abaixo foi a relação entregue a direção com os nomes dos professores e pessoal de apoio informando quem entra e quem saí. Como podem constatar, a referida relação não foi digitalizada em papel com o timbre da Secretaria da Educação e Cultura, as devidas assinaturas e matrículas dos seus responsáveis. 

 



Tendo os alunos da Escola Estadual Aníbal Moura sido informado do que estava acontecendo, logo houve uma grande comoção por parte deles que protestaram com serviço de sonorização na quadra esportiva da escola, além de ocuparem a rádio Kebramar Fm 104.9 para informar a sociedade cabedelense o que estava acontecendo com a educação em Cabedelo.

Como não houve mais condições de ter aula por causa do lamentável fato, as aulas foram suspensas e assim prejudicadas, que segundo informações os estudantes vão continuar com os protestos durante toda semana, até que os professores retornem as suas atividades.

De acordo com os professores demitidos não se entende que qualidade de ensino se quer para os alunos matriculados na rede estadual de ensino, já que em 2011 investiu-se recursos da educação (MEC) na capacitação dos professores efetivos e contratados, oferecendo curso de formação continuada, curso de introdução à educação digital, renovação dos contratos dos professores em Fevereiro último para dar início ao ano letivo com pelo menos 90% dos professores em sala de aula. E agora tomam esta atitude de afastar nós professores sem observar a situação do quadro de servidores de cada escola, quando um dia antes, ou seja, na quarta-feira nós professores haviam recebido os netbooks para aperfeiçoarmos a qualidade do ensino aprendizado em sala de aula. No mínimo tal atitude é desprovida de incompetência administrativa e autoritária, os que tomaram tal decisão estão equivocados dos princípios éticos do é educação. Disse o professor.

De acordo com professores de outras escolas estaduais de Cabedelo, a exemplo, José Guedes Cavalcanti, João XXIII, São Judas Tadeu, nelas o clima é de revolta e de desmotivação. Se o objetivo com essas mudanças era piorar o ânimo dos professores, podemos afirmar que conseguiram. 

Desde o início do ano que a educação em Cabedelo vem sofrendo grandes baixas, ou seja, vive os seus piores momentos da história. O que diria o Pai da Educação em Cabedelo, Padre Alfredo Barbosa, in-memória quanto à questão da evacuação do prédio onde funcionou a Escola Estadual Imaculada Conceição? 


Veja que PRESENTE DE GREGO as professoras demitidas de seus cargos receberam da 1ª Regional de Ensino pela passagem do “Dia Internacional da Mulher” 

Por fim, faço um apelo a sociedade cabedelense que se manifeste quanto ao caso aqui exposto. Esta matéria também será postada em vários site da rede, além do site Soltando o Verbo - Wellington Costa e no Blogger Renascer Notícia - Aguinaldo Almeida.

             Tadeu Patrício, arte educador, sem medo de ser feliz e ai!


Vejam abaixo na segunda parte dessa matéria o desabafo das professoras Verônica França (Língua Portuguesa) e Silvânia (Biologia).

CARTA DAS PROFESSORAS VERÔNICA DE FRANÇA E SILVÂNIA MARQUES:

    As professoras Verônica de França dos Santos ( Língua Portuguesa) e Silvânia Marques da Silva (Biologia) são duas educadoras compromissadas com a educação e o trabalho. Lecionamos na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio José Guedes Cavalcanti, localizada no bairro Camalaú em Cabedelo, até o dia 02 de março de 2012, quando fomos demitidas sem nenhum aviso prévio. Sobre este assunto fomos informadas pela direção da escola, professora Magali Venâncio que nos comunicou na manhã da última sexta-feira logo quando chegamos para dar nossas aulas na escola. A diretora disse que a 1ª Regional de Ensino do Estado havia lhe informado do afastamento de duas professoras, que seriam substituídas por outros professores que passaram no concurso do Estado da Paraíba feito este ano.
      O que mais nos revolta é a falta de humanidade, de respeito com que os educadores perderam o seu valor perante o poder público, principalmente os prestadores de serviço como estas duas guerreiras. É difícil entender o modo que se toma uma decisão dessa forma sem preparar o funcionário no seu aspecto sentimental e econômico. Acredito que, assim como essas duas professoras existam outros profissionais da educação passando pela mesma decepção em Cabedelo e outras cidades paraibana.

 Toda a escola esta triste conforme a quantidade de mensagens recebidas de colegas professores e alunos, pois acreditam no potencial dessas queridas professoras, visto a beleza das mensagens enviadas para nos confortar e a gratidão pelo que produzimos a cada instante, mas reforçam que vão a lutar para consegui-las suas guerreiras e amadas professoras de volta.
  Estas duas professoras com os seus jeitinhos especiais cativantes conseguiram levar a alta estima de dezenas de alunos para fazer o vestibular, Enem e outros concursos. Somos testemunhas disso na escola. E agora querem arrancar isto de nós? Elas não escolheram esta difícil profissão para ser mais uma no mercado de trabalho,e sim mais uma para fazer o diferencial. Tem a preocupação de seguir o plano de curso incluindo o Vestibular e o Enem, incentivando cada vez mais os alunos a fazerem um curso superior ou técnico.
 No ano passado, junto com outros professores, participaram do curso de informática (linux educacional) professor digital do governo federal e como prêmio receberam no dia 29 de fevereiro de 2012, como haviam prometido, um netbook do Proinfo.
        O correto seria ao final do ano letivo informar os prestadores de serviços da educação sobre a sua permanecia ou não no estabelecimento de ensino.
         Este foi o troféu de motivação e valor que estas profissionais receberam para comemorarem o dia internacional da mulher.
         Estamos de mãos dadas nesta luta.
         Professoras Verônica e Silvânia.



ATIVIDADES CULTURAIS E ESPORTIVAS DA ESCOLA GUEDES:


Desfile Cívico do 7 de Setembro


Gincana Cultural


Comemoração do Dia Internacional do Folclore


Semana dos Jogos |Inter-Classe


 ATIVIDADES EDUCACIONAIS DA ESCOLA ANÍBAL MOURA:

Aula ilustrativa com utilização de data-show

Apresentação de Seminários dos Grupos

Apresentação dos Alunos.











sábado, 25 de fevereiro de 2012

CARNAVAL NO FORTE FOI O MAIS ANIMADO DE CABEDELO. SAIBA POR QUE?

III Carnaval do Forte foi aberto pelo presidente da Fundação Fortaleza de Santa Catarina, professor Osvaldo da Costa Carvalho, que deu boas vindas a todos e a todas, e agradeceu aos patrocinadores: Terminais de Armazenamentos de Cabedelo - Tecab; Empresa de Transportes Marajó e Companhia Docas da Paraíba (Porto de Cabedelo).  E os nossos colaboradores culturais: Supermercados Assis; Farmácia Almeida; Luceninha e Restaurante Meio Quilo.

Máscaras ornamentando a Casa do Capitão-Mor e outros setores do forte.
Na sua fala, o professor Osvaldo da Costa Carvalho, agradeceu a toda equipe da organização do evento formada por representantes das entidades culturais e sociais que se reunem semanalmente na Fortaleza de Santa Catarina, assim como: Associação Artístico Cultural de Cabedelo - AACC; Movimento de Música Popular de Cabedelo - MUSIPOC; Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas - SCEP; Associação Cabedelense Para Cidadania - ACICA e o Grupo Os Prateados. Após explicar sobre o objetivo do evento, o presidente finalizou suas palavras  convidando o grupo Os Marujos do Frevo para dar início ao baile carnavalesco aguardado com muita expectativa pelos foliões presentes.


Grupo Os Marujos do Frevo tocando antigas marchinhas.
NOS METAIS: Da esquerda para direita - Francisco de Assis (Saxofone Alto);
Wellington Sena (Trompete); Niedja Monteiro (Saxofone Tenor) e Jorge Brito (Trombone de Vara). 
Para os foliões que participaram do III Carnaval do Forte, alguns entrevistados por este blog, nos afirmaram que, o carnaval do forte  realizado no sábado de Zé Pereira, 18/02/2012, foi um carnaval diferente de todos que já viram até hoje em Cabedelo. Primeiro pela beleza da ornamentação carnavalesca montada na Fortaleza de Santa Catarina, desde o portão principal, o colorido das máscaras colocadas no hall de entrada, até a decoração do pátio interno e do palco, que nos leva ao túnel do tempo recordando os antigos carnavais. 

Até as luzes das muralhas da fortaleza refletem no gramado do pátio.

Já as mulheres elogiaram a limpeza do sanitário e do pátio  interno, com destaque também  para a segurança do evento. Também elogiaram o atendimento do bar, a qualidade dos petiscos e de outros tira-gostos, além das mesas que se encontravam todas forradas com as toalhas colorindo o ambiente dando aquele clima propício do carnaval que conhecemos. 



Capitão Patrocínio um exemplo de vitalidade cultural e ao fundo
a participação de Fátima Peixoto na Pandeirola.

Para outros foliões turistas em Cabedelo de regiões do sul e sudeste do Brasil que se fizeram presentes ao evento, confirmaram o que já sabíamos: "que por si própria, a Fortaleza de Santa Catarina é um grande espetáculo de contemplação de sua história e de sua arquitetura para ser admirada. Além de toda aquela estrutura que vocês montaram de palco, som, luz e decoração, torna aquele velha-praça-de guerra num cenário mágico e ainda por cima ouvindo  aqueles clássicos das antigas marchinhas dos carnavais acompanhado pelo maravilhoso grupo que vocês tem em Cabedelo, a orquestra Os Marujos do Frevo" é inaceitável não contar com o apoio do poder público municipal. Falta a essa gente política de Cabedelo sensibilidade artística para perceber o potencial cultural que tem Cabedelo. Disse o folião Antônni Honorato Galvão, engenheiro paulista que passava férias em Cabedelo. 


Com certeza as pessoas daquele grupo que marcaram presença em nosso evento, retornarão no próximo carnaval trazendo mais gente para abrilhantar nossa festa. Não tenho dúvida que eles saíram dali satisfeitos com o que viram e ouviram.


Nossos estimados foliões degustando bebidas e petiscos do Pirata's-Bar
Também fizeram-se presentes diversas famílias cabedelenses, onde houve um encontro de velhos e novos amigos. Contamos ainda com vários representantes da cultura cabedelense, do empresariado local, comerciários, professores, alguns representantes de partidos políticos de Cabedelo e diretores e locutores da rádio Kebramar FM, todos unidos em um único objetivo: contribuir para revitalização da Fortaleza de Santa Catarina e o desenvolvimento do carnaval tradição que recorda antigas marchinhas carnavalescas e o frevo.


Aos poucos as famílias iam chegando para aproveitar esta maravilhosa festa cultural.
O romantismo também está presente no Carnaval do Forte.
Mãe e filha se divertem. Até as crianças aproveitaram a festa. Que maravilha!

Todos que compraram os ingressos das mesas antecipadas até às 18:00 horas do sábado, tiveram seus nomes expostos em um telão através de um data-show como grande colaborador do evento sobre o comando de Rumennigge Ferreira. Ocasião em que se aproveitou para agradecer a participação de todos e de todas no III Carnaval do Forte.


Os back-vocais: Gisely Maravilha e Rômulo Lima comandaram a festa no balancê...balancê. oi!

Mestre Tadeu Patrício comandou a orquestra e sacudiu a galera com seu repertório de frevo canção. 
 O apresentador do programa Se Liga Cabedelo, Igor Viana que também se fez presente com alguns dos seus familiares ficou impressionado com a dimensão e organização do III Carnaval do Forte. E quando o músico Tadeu Patrício convidou o radialista Igor Viana para subir ao palco, na ocasião ele fez altos elogios ao Grupo Os Marujos do Frevo  e os convidou de público para que o grupo os marujos do frevo participasse ao vivo do programa Se Liga Cabedelo no próximo sábado de carnaval em 2013. Também observou que o repertório do grupo Os Marujos do Frevo não repetia nenhuma música, o que é muito raro com as orquestras de frevos contratadas pelas Prefeituras e Clubes.


Mestre Duquinha do violão e Alerrandro no baixo segura o balanço do frevo.

Mestre José Rocha comanda o frevo com seu Bandolim elétrico.
Para o diretor e arranjador musical, Tadeu Patrício, o repertório do Grupo Os Marujos do Frevo contém cerca de 150 músicas, mas só conseguimos apresentar 80 músicas entre antigas e novas marchinhas de carnaval, frevos do mestre Capiba, Claudionor Germano, Antonio Nóbrega, além de grandes sucessos de frevo de cantores conhecidos nacionalmente como: Alceu Valença, Moraes Moreira, Robertinho do Recife, Amelinha, Zé Ramalho, Gal Costa, Gilberto Gil, Alcymar Monteiro e músicas de frevo do repertório de Tadeu Patrício. Mas a grande novidade do repertório do Carnaval do Forte foi a performance do intérprete Tadeu Patrício cantando as músicas Cadê Luíza (Maycon Pinto e Sérgio Túlio) e a música Tropicana (Alceu Valença) na sua nova versão. 


Equipe de Pau e Corda: Luiz Ferreira (Cavaquinho), José Rocha (Bandolim),
Duquinha (Violão) e Alerrandro (Baixo)
Equipe de Percussão: Renyldo Gouveia (Jon-Blog, Prato e Agogô);
 João Lira (Pandeiro), Washington (Caixa), Paulo Peixoto (Surdo).
Aos poucos os primeiros foliões vão caindo no frevo.
Roseleide Farias cantando seus tradicionais sambas e marcha rancho.




Obs: Quem tiver fotografia do III Carnaval do Forte e queira publicar neste blog enviar para o email; tadeupatricio@hotmail.com que teremos o prazer de postar.


A juventude também abriu espaço e caiu na folia ao som do Grupo Os Marujos do Frevo.
Famílias se encontram para aproveitar a felicidade no carnaval.
Vejam só a animação dessa galera jovem de Cabedelo.
E a festa continua com muita animação. Por que não incentivar esta alegria do povo?

Decoração do Palco e da Festa: Robson Batista, Madalena Acicoly, Diana Patrício e Sérgio Brito. 

O folião mais arretado da noite - Carlos do Caminhão. Esse é o cara!
O Trenzinho da alegria dos cantores do Grupo Os Marujos do Frevo.
É hora de um intervalo e voltamos já com mais animação!.......
Observação: Dê a sua opinião para o engrandecimento desta festa popular nos anos seguintes....

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CARNAVAL NO FORTE SERÁ SÁBADO À NOITE - PARTICIPE!


CARNAVAL NO FORTE

(Recordando Antigos Carnavais)
Momentos de ensaio do grupo "Os Marujos do Frevo"

É Imperdível, o mais autêntico Carnaval de Cabedelo segundo comentários da mídia paraibana. De fato recordar antigas marchinhas tem sido uma raridade nos tradicionais carnavais brasileiros. O Carnaval do Forte, além de dar essa grande contribuição a CULTURA NACIONAL|, também valoriza aquele maravilhoso espaço que a Fortaleza de Santa Catarina, maior patrimônio histórico do estado; abre espaço para incentivar a prata da casa que são os músicos cabedelenses que formam o Grupo “Os Marujos do Frevo” responsáveis pela animação do grande baile de carnaval. Vale à pena você conferir, leve sua família, sua turma ou sua galera e seja um grande folião passando momentos agradáveis na recordação de antigas marchinhas.


Ensaio dos Metais "Os Marujos do Frevo"

Portanto, o III CARNAVAL NO FORTE tem a honra de convidar VOCÊ, seus familiares para participarem desta grande festa popular, e usufruir do conforto e da segurança que este belo momento histórico oferece. Recordando antigas marchinhas e muito frevo, venha brincar neste carnaval que será animado pelo Grupo, orquestra de instrumentos de corda e metal “Os Marujos do Frevo”.

Ensaio dos Instrumentos Pau e Corda.

O evento acontecerá no Sábado de Carnaval ou Sábado de Zé Pereira, dia 18/02/2012, com início às 22:30 horas, na Fortaleza de Santa Catarina, nosso mais importante monumento histórico, antes antiga praça de guerra, hoje palco de eventos culturais e sociais.


A mesa será vendida ao preço de R$ 50,00, para 04 pessoas. O tará Ingresso Individual custará R$ 15,00 com cadeira.


INFORMAÇÕES:

1.      Quem compra uma mesa terá o seu nome projetado em data-show durante o evento na condição de colaborador do evento;

2.      Haverá serviço de bar com bebidas e refrigerantes de diversos sabores;

3.      Oferecemos também um cardápio com uma variedade de tipos de espetinhos, petiscos, caldinho, soverte, pipoca e outras delícias de nossa culinária;

4.      Não será permitida a entrada de bebidas alcoólicas e refrigerantes em razão da produção do evento ter terceirizado o bar;

5.      Pontos de vendas dos nossos ingressos: Portaria da Fortaleza de Santa Catarina e Farmácia Almeida.

6.      O lucro da festa será para a manutenção da Fortaleza de Santa Catarina que não conta com ajuda financeira do Poder Público, principalmente em Cabedelo.


Antecipamos nossos agradecimentos,

          A Comissão Organizadora.

Contatos para mais informações: (Tadeu Patrício – 8763-2843 - Roseleide Farias 3228-4773 - José do Patrocínio 3228-3215 e Professor Osvaldo da Costa Carvalho – 88647620).


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

COMUNIDADE DO CONDE DÁ EXEMPLO DE CULTURA

No último sábado, 04 de fevereiro aconteceu mais uma noite do Projeto Sábado com Cultura na Comunidade Quilombola do Ypiranga no município do Conde. O evento iniciou com a palavra da anfitriã mestra Ana Lúcia do Coco, filha da mestra Dona Lenita do Coco, com 71 anos de idade, presente nas primeiras cadeiras daquele pavilhão da mecearia de "seu" Pedro. Para ilustrar a conversa, dona Lenita foi candidata a prefeita do município do Conde pelo Partido dos Trabalhadores, inclusive com uma expressiva votação no grande auge das lutas camponesas.
Depois da fala da anfritiã, falou o pesquisador do folclore Emilson Ribeiro, coordenador do CPC – Centro Popular de Cultura, localizado no Bairro dos Novais, em João Pessoa – capital que saudou a todos os presentes. O CPC é uma entidade da sociedade civil organizada fundada em 1999, pelos pesquisadores da cultura popular: Martinho Campos (SEBRAE E MESTRE DE XILOGRAFURA); Umambeijara Lisboa (Pintor); Emilson Ribeiro (Pesquisador da Cultura Popular) e Walter Luiz (Compositor/Forrozeiro).
Em seguida a palavra foi facultada para o Presidente da Associação Artístico-Cultural de Cabedelo – AACC, Janilson Melo Feitosa que falou da importância de participar do evento, bem como da satisfação do grupo folclórico Nau Catarineta de Cabedelo está fazendo parte da programação. E aproveitando a presença do prefeito do município do Conde, Aluízio Régis, fez um apelo para que o poder público municipal não deixasse de apoiar as manifestações culturais, porque ali estava presente a mais sublime expressão popular de um povo que é a sua cultura. Pois todo povo tem a sua forma especial de ser, de fazer, de se organizar. E a esta gente não se pode deixar de apoiá-los e de incentivá-los.
A programação do evento iniciou com as apresentações dos poetas repentistas Heráclito Teixeira e Armando de Alagoa Grande que tanto no improviso como nos versos memorizados agradaram a gregos e troianos. Depois foi a vez da apresentação da Nau Catarineta coordenada pelo mestre Tadeu Patrício que também abrilhantou o evento.
Para os componentes da Barca de Cabedelo, o grupo fez uma boa apresentação, visto a interação daquela comunidade com as brincadeiras de ração e vassoura, além das prosas, versos e a musicalidade do folguedo ali apresentado. Acreditamos que todos ficaram encantados com o nosso trabalho, pelo o entucisamo do público e o olhar encantador das crianças, adultos e idosos ali presentes, pois segundo informações recebidas aquela comunidade, eles nunca tinham visto o nosso grupo. Tanto é que, o secretário de cultura do município do Conde e o prefeito Aluizio Régis, nos procuraram para brevemente fazermos uma apresentação em praça pública naquele município.
Logo a apresentação da Barca iniciou o Teatro de Babau em um toldo instalado no terreiro daquela comunidade, apresentado pelo Grupo de Teatro Boca de Cenas que tem como bonequeiros: Arthur e Amanda e um garoto como contra-regra. A história encenada pelo grupo agradou por demais ao público, visto os aplausos recebidos, principalmente de crianças e jovens. Ao final os bonequeiros quiseram se apresentar ao público como pessoas e mostraram um pouco da técnica do teatro de boneco de vara e de luva desenvolvida por aquela dupla.esentação cultural em praça pública naquele município.


E para encerrar a programação, agora era a fez do Grupo anfitrião, o Coco de Roda do Ypiranga, coordenado pela mestra Ana Lúcia. Depois de um certo tempo de apresentação do coco de roda, a mestra Ana Lúcia convidou a todos a entrarem na roda que caiu de noite adentro até altas horas da madrugada terminando com várias canções de ciranda. Confesso que sair de lá do Curugi por volta das 02:00 horas da madrugada e aquelas pessoas da comunidade, mas de uma dezena de jovens estudantes de universidades de João Pessoa, São Paulo e Brasília ainda estavam com disposição para muita dança. Que maravilha


Não poderia encerrar está matéria sem deixar de agradecer o convite feito por “seu” Emilson Ribeiro, pela mestra Ana Lúcia e pela recepção da comunidade Quilombola do Ypiranga.

domingo, 29 de janeiro de 2012

RELATÓRIO DA 1ª CONVOCAÇÃO DO SETOR DA CULTURA NO TEATRO SANTA CATARINA. SAIBA O QUE ACONTECEU E OS ENCAMINHAMENTOS:

Na última quinta-feira, dia 26 de Janeiro, no Teatro Santa Catarina, às 19:30 horas, realizou-se uma reunião convocada pelo Setor de Cultura da Prefeitura Municipal de Cabedelo, estando à frente do referido setor a professora Marieta Campos Resende que convidou todos os artistas, agentes culturais, mestres da cultura popular e demais lideranças culturais, para participarem da referida reunião.

A reunião contou com a participação da anfitriã professora Marieta Campos Resende, tendo a mesa sido formada por: Jorge Edson Garcia (representante do Ministério da Cultura Setor Nordeste/Recife-PE); Maisa Marques (representante do SEBRAE); Professor Ramalho Pinto (representante do governo municipal de Cabedelo); Janilson Melo Feitosa (representante da Associação Artístico Cultural de Cabedelo – AACC); Professor Osvaldo da Costa Carvalho (representando a Fundação Fortaleza de Santa Catarina); Terezinha Carneiro da Silva, vulgo Dona Teca do Coco (representando os mestres e mestras da cultura popular); Professor Tadeu Patrício (representando os agentes culturais de Cabedelo) e na ocasião representou também o papel de mestre de cerimônia. Já a representante da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, não compareceu, mas justificou a sua ausência no encontro em razão de está participando de um Encontro Nacional de Cultura em Porto Alegre – RS representando o estado da Paraíba.


A comissão organizadora do evento avaliou que houve uma boa participação dos representantes da classe artística, dos agentes culturais, dos mestres e mestras da cultura popular e demais lideranças culturais presentes naquela noite no Teatro Santa Catarina. 


A reunião contou ainda com a participação da Associação Para Cidadania de Cabedelo - ACICA, através do Presidente Ernesto Luiz Batista Filhos; do Ex-Subsecretário de Cultura de Cabedelo, Professor Fernando Abath Cananéa; Componentes do Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa - GTAAB; Mestre Júlio Mola do Grupo os Tambores do Forte e equipe; Professora Roseleide Santana de Farias, Presidente da Associação de Escritores e Poetas de Cabedelo - SCEP; Brincantes do Grupo Folclórico Nau Catarineta de Cabedelo; Componentes do Movimento de Música Popular de Cabedelo - MUSIPOC; Presidente da Quadrilha Junina Fazenda Viana e componentes;   Coordenadora do Grupo de Dança Rima Ballet, professora Rita Spinelli; Mestre Adeilson Moraes da Capoeira, Selma Maria representante do Espaço Cidadão Família e Ação - ECIFA, Cristian Oliveira, Diretor do Teatro Santa Catarina; Representantes do Movimento Cultural do Renascer e outros representantes que fogem a memória desta redação.

Após as falas dos membros da mesa que saudaram a presença de todos participantes e desejaram sucesso na construção do Sistema Municipal de Cultura em Cabedelo, a palavra fora facultada para o representante do ministério da cultura, professor Jorge Edson Garcia que fez uma explanação sobre o Guia de Orientações para os Municípios com possíveis perguntas da sociedade civil organizada e respostas do Sistema Nacional de Cultura. Depois a palavra foi facultada para a plenária que fez várias perguntas sobre dúvidas do funcionamento do Sistema Nacional de Cultura, incluindo as questões da realidade municipal.

O que mais se observou nas falas dos presentes, foi a necessidade do Prefeito Municipal de Cabedelo, ainda em seu governo instalar a Fundação Municipal e Cultural, uma reivindicações da classe artística desde 1991; o Conselho Municipal de Cultura; a instalação da Secretaria Municipal de Cultura; Dar as condições necessárias para o pleno funcionamento da CONMIC, além de críticas feitas à gestão da CONMIC responsável pelos exercícios de 2008 a 2010.

Na reunião ficou claro para os participantes que, mesmo sendo criado o Sistema Municipal de Cultura, não há nenhum impedimento para o pleno funcionamento da Lei Municipal nº 963/99, Padre Alfredo Barbosa, denominada de lei de mecenato. E quando o município de Cabedelo criar o seu Sistema Municipal de Cultura, este só poderá receber recursos do Ministério da Cultura, se o município tiver projetos, se o município estiver adimplente com o Governo Federal, essa mesma regra servirá também para os artistas e grupos populares que estejam adimplentes com a Lei Municipal de Incentivos Fiscais à Cultura, no nosso caso, Lei Pe. Alfredo Barbosa.

Ao término da reunião foi formada uma comissão com diversos segmentos da classe artística, das entidades culturais e grupos populares, para em outra ocasião conjuntamente com o setor de cultura da Prefeitura Municipal de Cabedelo, elaborar as propostas para serem incluídas no Plano de Trabalho do Sistema Municipal de Cultura e suas Etapas. Se houver necessidade a comissão organizadora convocará a 2ª Conferência Municipal de Cultura para capacitar os diversos segmentos do Movimento Cultural de Cabedelo. 

(Fotos de Tadeu Patrício).