domingo, 13 de janeiro de 2013


GRUPO ROUPA NOVA TROUXE ROMANTISMO AO PROJETO EXTREMO CULTURAL E FEZ A MULTIDÃO CANTAR NA PRAIA DE CABO BRANCO E TAMBAÚ SEUS GRANDES SUCESSOS: Veja a matéria:


Multidão em pleno delírio de emoção.

O grupo Roupa Nova trouxe a João Pessoa, o que melhor sabe fazer, contagiar as pessoas com as suas canções românticas. O público que compareceu à praia do Busto de Tamandaré, na divisa das praias de Cabo Branco e Tambaú, na noite deste sábado (12), pode conferir uma das noites mais animada do Projeto Extremo Cultural – Onde o Som Toca Primeiro promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Funjope. 


Da esquerda: Ricardo (Scallete Soprano); Nando (Contrabaixo); Paulinho (Voz);
Serginho (Bateria); Kiko (Guitarra) e Cleberson (Violão).

A banda que surgiu em 1980, se mantém até hoje unidade na sua mesma formação original. É composta por 6 (seis) componentes, sendo: Paulinho (voz, percussão e vocal), Serginho Herval (bateria, voz e vocal), Nando (contrabaixo, voz e vocal), Kiko (guitarra, violões e vocal), Cleberson Horsth (teclados e vocal) e Ricardo Feghali (teclados, voz e vocal). 

Paulinho e Serginho

O público também foi contagiado pela animação e ritmo do show de abertura da prata da casa do paraibano Totonho, natural da cidade de Monteiro, mas atualmente radicado no Rio de Janeiro, onde trabalho com projetos na área da música e da arte educação para inclusão social favelas da cidade carioca. 

Kiko e Cleberson
Ricardo e Nando
Abertura - O show de abertura do Extremo Cultural, neste sábado (12), ficou por conta da animação de Totonho. Em um trabalho que ele define como “embolada dance”, o M.C. animou a plateia apresentando uma mistura de música de raiz brasileira com ritmos latinos, indígenas e a música eletrônica. Disse Tonho: “Eu sou de Monteiro, mas a minha história musical foi criada aqui. Eu sempre fico muito feliz em me apresentar em João Pessoa. É como se eu estivesse em casa”, frisou o músico. Ele também apresentou um repertório mais romântico e próximo da MPB. 

Totonho prata da casa abriu o show para o Grupo Roupa Nova.


Participação especial de baixinho do Pandeiro no Show de Totonho.

A multidão que ocupava toda extenção das areias da praia entoou em voz alta versos de diversos sucessos de Roupa Nova, a exemplo a música “Linda, só você me fascina” e “O teu amor chamou e eu regressei. Todo amor é infinito”, das músicas ‘Linda Demais’ e ‘A Viagem’, Whisky a Go Go, respectivamente, alguns dos grandes sucessos do Roupa Nova. O grupo trouxe à capital paraibana o show da turnê Cruzeiro Roupa Nova, com direito a cinegrafia e trechos do DVD gravado em um transatlântico. A banda encerrou o show depois de cantar duas horas e 10 minutos quando fizeram no final do repertório uma viagem ao tempo cantado vários sucessos de grandes bandas do rock internacional, o que fez o público delirá ainda mais do que estava. 

Cleberson e Kiko mandando vê nas guitarras.

Disse Paulinho (Voz e Percussão): “É maravilhoso fazer uma apresentação em João Pessoa. Temos viajado por todo o Nordeste, mas gostamos muito de nosso público daqui da Paraíba”. 

Serginho Herval (baterista, voz e vocal) destacou que eles estão percorrendo o país com o show do DVD lançado no ano passado, Cruzeiro Roupa Nova, mas adiantou que está em vista a gravação de um novo projeto audiovisual. Aguardem!

Participação de Milton Nascimento no telão ao vivo.

Participação do Padre Fábio de Melo no telão ao vivo.

“Neste novo trabalho vamos tentar mostrar ao público um pouco da história de cada um, desde os anos 1960, e como nossas vidas se cruzaram no Roupa Nova. Será um projeto completamente diferente”, explicou Ricardo Feghali (teclados, violão, guitarra, voz e vocal). O grupo também é formado por Cleberson Horsth (teclados e vocal), Nando (contrabaixo, violão, baixo acústico, voz e vocal), e Kiko (violão, guitarra, voz e vocal).

Paulinho, Cleberson e Kiko.


Encerramento do show

Cultura Popular – Logo às 19:00 horas aconteceu a apresentação cultural do grupo Cavalo Marinho Infantil do Mestre João do Boi, comandada pela mestra Jocilene Cunha, mas conhecida como Tina. A cultura popular tem espaço garantido nesse projeto que é uma reivindicação antiga do Fórum de Cultura Popular dos Mestres e Mestras do Estado da Paraíba.

Apresentação Cultural do Cavalo Marinho do Mestre João.
A realização de grandes eventos pela PMJP proporciona ao público o contato com as tradições populares. Todas as noites antes dos shows são feitas apresentações de cultura popular. Neste sábado (12), a atração foi o grupo Cavalo Marinho Infantil do Mestre João do Boi comandada pela mestra Tina que é uma das integrantes do grupo. O Cavalo Marinho existe desde 1967 e vem continuando com o repasse da tradição de geração para geração.

Mateus do Cavalo Marinho comanda a Festa.
“Estamos muito felizes com este apoio da Funjope e da Prefeitura em nos dar oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho para o povo de João Pessoa, ainda mais em um evento tão grande como este”, afirmou Jocilene Cunha, que está no grupo desde criança.



Próximos Shows do Projeto Extremo Cultural:



Sexta-feira - 18/01 – Mirandinha & Pura Raiz e Martinho da Vila (Ponto de Cem Réis)

Sábado - 19/01 – Renata Arruda e Milton Nascimento (Busto de Tamandaré)

Sexta-Feira - 25/01 – Beto Brito e Diogo Nogueira (Ponto de Cem Réis)

Sábado - 26/01 – Encerramento com Diana Miranda e Alcione (Busto de Tamandaré).








CONCURSO NACIONAL DA ARTE DE GRAFITE TEM O PATROCÍNIO DA ENERGISA E A PROMOÇÃO DA CUFA - CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS. Saiba os detalhes na matéria abaixo:


Arte Educador Tadeu Patrício e Kaline Lima Coordenadora do Projeto.

Grafiteiros de todo o Brasil deixaram as marcas de seus trabalhos nos muros das subestações da Energisa nas seguintes localidades da grande João Pessoa: Tambaú na Avenida Rui Carneiro; Avenida Pedro II; Usina da Energisa do Tambiá próximo ao centro da capital e também na subestação da estrada de Cabedelo, Br 230 Km 7, depois do contorno de acesso a Praia do Poço. O concurso nacional da arte de grafite aconteceu no último Sábado, 14/01 durante todo o dia, conforme comprovado por esta redação e entrevista feita a Kaline Lima coordenadora do projeto.


O projeto “Arte e Energia na Subestação” tem como tema “O consumo consciente, o uso seguro da energia e a importância da reciclagem de materiais para a preservação dos recursos naturais”. De acordo com Kaline Lima coordenadora do projeto na Paraíba, uma comissão percorrerá por todos os locais onde foram realizadas as artes dos participantes para selecionar os ganhadores do concurso.


O concurso Arte & Energia na Subestação premiará os participantes em 1º, 2º e 3º lugares, além de três prêmios técnicos, quatro prêmios de originalidade e 10 kits com material profissional de grafite, além de troféus para os vencedores, totalizando R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) em premiação. Segundo a produção do evento, “o projeto contribui com a circulação de artistas, fomentando e promovendo a arte do grafite como ferramenta de informação e formação”.


Um dos objetivos do Projeto da CUFA – Central Única das Favelas “é dar a oportunidade aos grafiteiros para que mostrem seu trabalho e com a sua arte queremos abrir os olhos da sociedade brasileira para uma reflexão sobre os temas abordados quanto o consumo consciente e a importância da reciclagem na sociedade em que vivemos”.


A CUFA promotora do projeto foi a responsável pela seleção dos grafiteiros que estão participando do referido concurso. Existem grafiteiros de várias cidades do país, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, além dos grafiteiros paraibanos de cidades como João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Campina Grande que são grandes profissionais dessa arte.



O projeto pretende chamar a atenção da sociedade para os temas propostos, além de mostrar o trabalho da CUFA, uma organização social internacional, presente em todos os Estados brasileiros. Na Paraíba, atende sete municípios, com trabalhos de inclusão social, através da arte, cultura, esporte e educação. A oficina de grafite é um desses trabalhos, que atende crianças da comunidade, com a parceria de grafiteiros voluntários da periferia.



De acordo com os organizadores, se faz necessário que Prefeituras Municipais e a iniciativa privada incentivem essa arte, porque o grafite, desenho de lápis, é uma expressão visual associada ao hip hop (dança de rua) que expressa a cultura de um povo e está contextualizada na arte moderna e urbana, e tem contribuído para socialização de muitos jovens que estavam envolvidos no mundo da marginalidade e hoje há registros que muitos desses jovens estão incluídos nos movimentos sociais e culturais como excelentes cidadãos e artistas e foi na arte do grafite que encontraram uma nova vida.



Não poderia concluir esta matéria sem destacar a honrosa participação do cabedelense Didik – Ricardo Henrique Viana, filho da professora e amiga Rejane Viana que está participando do concurso de arte de grafiteiros com três trabalhos, sendo que os dois primeiros trabalhos de arte abaixo postados estão pintados na subestação de Tambaú na Avenida Rui Carneiro. 




Abaixo o segundo trabalho de arte intitulada - Repondo a Natureza. 








Já o terceiro trabalho de arte de Ricardo Alexandre Viana - Rick (postado abaixo), encontra-se pintado na parede da subestação da estrada de Cabedelo, Br 230, logo após o contorno de acesso a Praia do Poço.

                                         Arte Intitulada – A cidade da Copa.




OUTRAS ARTES DE GRAFITES QUE CONCORREM AO PRÊMIO:





















domingo, 6 de janeiro de 2013

 MARIA GADÚ E BANDA KID ABELHA ARRASTAM MULTIDÕES NA SEMANA DE ABERTURA DO PROJETO JOÃO PESSOA EXTREMO CULTURAL.













A primeira noite do projeto João Pessoa Extremo Cultural aconteceu na Sexta-feira, 04/01 no Ponto de Cem Réis, centro da capital paraibana com show da paulista Mayra Corrêa Aygadoux, mas conhecida como Maria Gadú. Já a segunda noite do evento, Sábado, 05/01, aconteceu no palco montado próximo ao busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco com show da Banda Kid Abelha, cujos eventos foram promovidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).








Na segunda noite do projeto, milhares de pessoas foram até o busto de Tamandaré para prestigiar o show de Kid Abelha, cuja multidão cantou os refrãos das memoráveis canções do grupo carioca. De acordo com informações da Prefeitura Municipal de João Pessoa, há dois palcos instalados, sendo um no centro da capital e outro na praia para a realização do Projeto João Pessoa Extremo Cultural, por onde passarão várias estrelas da música paraibana e artistas e bandas consagrados nacionalmente, conforme programação abaixo. 


Próximos shows do Projeto Extremo Cultural:


Sexta-feira - 04/01 - Val Donato e Maria Gadú (Ponto de Cem Réis)

Sábado - 05/01 - Mira Maya e Kid Abelha (Busto de Tamandaré)

Sexta-feira - 11/01 – Paulo Sérgio & Daniel e Leo Jaime (Ponto de Cem Réis)

Sábado - 12/01 – Totonho e Roupa Nova (Busto de Tamandaré)

Sexta-feira - 18/01 – Mirandinha & Pura Raiz e Martinho da Vila (Ponto de Cem Réis)

Sábado - 19/01 – Renata Arruda e Milton Nascimento (Busto de Tamandaré)

Sexta-Feira - 25/01 – Beto Brito e Diogo Nogueira (Ponto de Cem Réis)

Sábado - 26/01 – Encerramento com Diana Miranda e Alcione (Busto de Tamandaré).




O prefeito Luciano Cartaxo, fã da Banda Kid Abelha, atribui o sucesso do evento aos esforços concentrados da equipe de transição, que também vem trabalhando no planejamento dos eventos para o período de carnaval. “O Projeto Extremo Cultural faz parte da política cultural que temos para a Capital, que em nossa gestão deverá ser ampliada”, destacou Luciano Cartaxo.




Palco do Busto de Tamandaré

Kid Abelha – O show de Kid Abelha na Capital faz parte da turnê que comemora os 30 anos de trajetória do grupo. A vocalista, Paula Toller, após a apresentação da primeira música do repertório da banda, saudou o público com um cordial boa noite e agradeceu a presença de todos mesmo pisando na areia da praia estavam ali para curtir o trabalho da banda. E antes de cantar a música “Alice” destacou a presença de muitos adolescentes no show, dizendo: "muitos de vocês aqui presentes não haviam nascimento quando gravamos a música "Alice não me escreva aquela carta de amor", mas ela será cantada em homenagem aos fãs que acompanham a nossa banda desde o começo da carreira. Porém foi a música “Pintura Íntima”, sucesso do álbum “Seu Espião”, gravado em 1984, que mais empolgou os antigos e novos fãs. Também outras grandes sucessos agitaram a multidão, a exemplo: Fixação; No seu lugar; Eu tive um sonho; Te amo pra sempre; Lágrimas de Chuva; No meio da rua; Nada Sei; Eu só penso em você; Eu contra a noite; Amanhã 23; Grand Hotel e encerrou o show com um dos maiores sucesso da banda "Como eu quero". Quem se fez presente ao show pode ouvir grandes sucessos dessa maravilhosa banda carioca que apresentou canções das décadas de 80, 90 e dos anos 2000.  A Banda Kid Abelha é formada por, Paula Toller (Vocalista e Compositora), George Israel (Saxofonista), Bruno Fortunato (Guitarrista), Adal Fonseca (Contrabaxista), Marcelo Granja (Baterista), Fernando Aranha (Violonista) e George Fonseca (Tecladista). 


Fotos de grandes momentos do show no busto de Tamandaré - João Pessoa/PB.


Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4
Foto 5
Foto 6

Foto 7


Foto 8

Foto 9
Foto 10
Foto 11

Foto 12



(Fotos de 1 a 12 - Tadeu Patrício)