domingo, 22 de janeiro de 2012

EM FEVEREIRO ACONTECERÁ A 1ª CONFERÊNCIA DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DO MUNICÍPIO.

Caros Cabedelenses,

De acordo com informações, a Prefeitura Municipal de Cabedelo recebeu convites para organizar o 1º CONSOCIAL - CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTRO SOCIAL, mas não tomou nenhuma iniciativa para promover tal convocação dentro do prazo dado aos municípios brasileiros até 15 de Dezembro de 2012. Como não houve interesse por parte da Prefeitura de Cabedelo, as entidades da sociedade civil organizadas: Instituto Soma Brasil; Associação Cabedelense Para Cidadania - ACICA; Associação dos Pastores Evangélicos de Cabedelo - APEC e a Cooperativas dos Marítimos Terrestres e Portuários da Paraíba - Coopmarte, foram contactadas pela Comissão Organizadora Estadual - COE que funciona na Secretaria Executiva da Controladoria Geral do Estado para organizar a Conferência Municipal de Cabedelo, cuja comissão já deu os seus primeiros passos. Saiba mais abaixo:

A II reunião acontecerá nesta quarta-feira, dia 25 de Janeiro de 2012, às 19:30 horas na Sede do Instituto Soma Brasil, situado a Rua Juarez Távora, nº 680 – Praia Formosa. (Pontos de referências: Rua do IPSEMC, da Associação Frei Gregório ou do Vereador Benedito Vaca Braba/In-memória).

Na reunião da 4ª Feira, será definida a comissão organizadora que deverá ficar responsável pelo planejamento do I CONSOCIAL – CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTRO SOCIAL, referente à etapa municipal prevista para acontecer nos dias 10 (sexta-feira) de fevereiro, às 19:30 horas, no Teatro Santa Catarina, e no dia 11 (sábado) de fevereiro (manhã e tarde) no Teatro Santa Catarina, com formação de grupos de estudos nas salas de aulas da Escola Estadual Pedro Américo, depois retornará ao Teatro Santa Catarina para a plenária final onde acontecerão os encaminhamentos das propostas tiradas pelos grupos da comunidade cabedelense para o Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, e em seguida acontecerá à votação aberta para a escolha dos 04 Delegados que representará o município de Cabedelo na etapa seguinte da CONFERÊNCIA ESTADUAL I CONSOCIAL PB, prevista para os dias 15 (quinta-feira), 16 (sexta-feira) e 17 (sábado) de Março do corrente ano, em local ainda não definido pela Controladoria Geral da União na Paraíba - CGU/PB.

De acordo com a programação a etapa final acontecerá em Brasília de 18 a 20 de Maio de 2012. Cada município deverá eleger até 7 Delegados, sendo: 4 representado a Sociedade Civil Organizada; 2 representado o Poder Público (Prefeitura e/ou Câmara Municipal) e 1 representando dos Conselhos de Politicas Públicas Municipais. Mais informações por gentileza acessar os blogs ou site abaixo:

A VISÃO QUE A SOCIEDADE BRASILEIRA DEVERIA TER DO BBB:

O QUE DISSE O CRÔNISTA LUIS FERNANDO VERÍSSIMO SOBRE O BIG BROTHER BRASIL.

VALE  A  PENA  LER ATÉ O FINAL E  REFLETIR!
Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
 
Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB  é a pura e suprema banalização do sexo.

Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB  é a realidade em busca do IBOPE.
  Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido”. Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.
 
Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo dia.
Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, Ongs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar-nos de nossa eterna heroína Zilda Arns).
 
Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores).
 
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema...., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , ·visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.

Luis Fernando Veríssimo
È cronista e escrito brasileiro.

COMENTÁRIOS SOBRE O SHOW DE LULU SANTOS NA PRAIA DE TAMBAÚ - JOÃO PESSOA.


No último sábado, dia 21 de janeiro de 2012, no Busto de Tamandaré, final da Avenida Epitácio Pessoa, pude assistir a beleza do Projeto Estação do Som que trouxe ao palco instalado a beira-mar das areias macias da Praia de Tambaú, o cantor, compositor e roqueiro romântico Lulu Santos, que apresentou um show espetáculo com músicas principalmente do seu último CD “Lulu Santos Acústico MTV II”, lançado em 2010.
Palco Principal do Projeto Estação do Som

E para contagiar os fãs e o público presente mandou vê grandes sucessos de sua carreira artística, a exemplo: Um Certo Alguém; Tudo Azul; Sereia; Como Uma Onda; De Repente Califórnia; Tempos Modernos; O Último Romântico; Dinossauros do Rock; Brumário; Papo Cabeça; Apenas mais um amor, entre outros; além de apresentar uma inédita música “E tudo mais”.
Esta foi a primeira vez que fui a um show de um artista da MPB e vi um cara com pouca conversa em palco, mas com muita vontade de cantar e apresentar seu trabalho musical. Dá para perceber que é um show altamente produzido, onde o profisionalismo é o carro chefe. Tudo ali é bem cuidado, desde a direção de palco bem distribuida, a direção artística e muiscal bem trabalhada, inclusive até aquela tradicional saudação que o artista faz ao público dizendo: boa noite galera.... tá tudo bem aí.... que maravilha, só veio acontecer isso depois de um bom tempo de show, acredito que por mais de meia hora de show. Vi no meu ídolo do roque romântico não somente um músico, mas um ator em palco altamente disciplinado. Valeu Lulu!
Claro que não poderia deixar de comentar sobre a cenografia, simples, mas de uma belíssima inspiração com formas geométricas, onde as linhas inspiravam desenhos e cores africanas, além de criar formas e tons a partir da luz executada, transmitindo uma energia mística com a expressão artística do Lulu Santos, que para cada música tinha um jeito especial de intérpretá-las,  e esta atmosfera se completava com o estilo roqueiro, hippier e cigano do cantor. De acordo com informações obtidas por esta redação, os cenários são dos artistas plásticos: Cláudio Amaral Peixoto e Karen Araújo.

O cantor que iniciou sua trajetória artística na década de 1981, tendo ai seus trinta anos de carreira, traz toda uma energia interligada entre uma música e outro no estilo bem orientação e africano conforme comprovei, construindo no seu espetáculo-show uma atmosfera de coreografias bem a seu próprio world music rock, com toques, gestos e mistura de expressões das culturas: rock-roll, oriental, africana, cigana, hippier, mas sob uma base genuinamente brasileira. (Fotos Tadeu Patrício)

Sua banda é formada basicamente por 06 (seis) músicos: Jorge Aíton (Baixo e Vocal); Chocolate (Bateria); Hiroshi Mizutani (Teclados); Silvio Charles (percussão e vocal); PC (Sopros: Sax, Flauta Transversal, Escalete e Vocal); Andréa Negreiros (Vocal, Surdo, Cítara e outras percussões) e Lulu Santos (Voz, Guitarras, Violões de 6 e 12 Cordas). No final do show teve a participação especial de mais dois músicos: Sílvio Charles (Violão) e Pretinho da Serra (Percussão e Violão).

Quanto a abertura do evento “Projeto Estação do Som” foi com a participação da intérprete paraibana e minha amiga, Gláucia Lima que reuniu uma galera de músicos de primeira linha da cidade de João Pessoa para realizar o seu show, que ao contrário da “estrela” Lulu Santos iniciou seu show no horário previsto pelos promotores do evento. No repertório Glaúcia Lima trouxe músicas de compositores paraibanos já conhecidos do grande público, além de apresentar um repertório de músicas da cultura popular paraibana, coco, ciranda do Mestre Benedito de Cabedelo, além de músicas da tribo Indígena de Mandacaru do Mestre Caborete.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultural (FUNJOPE) e conta com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, Polícia Militar, SAMU.
HISTÓRIAS DE VIDA:
(O texto abaixo  é direcionado aos fãs de Lulu Santos)
·        
            Filho de pai militar sabe como é a disciplina, o garoto começou a tocar aos doze anos de idade, formando uma banda inspirada nos Beatles chamada de Cave Man. Contrariando o desejo de seu pai, que gostaria que o filho fosse militar, por isso foge de casa antes de completar o colegial e o serviço militar, percorrendo o Brasil com hippies.

·         Aos dezenove anos tocava no Grupo Veludo Elétrico com Fernando Gama e Paul de Castro. Um ano depois, Lulu e Lobão formam a Banda Vímana, da qual saiu por não concordar com os rumos que a banda acabou seguindo. Após trabalhar como músico freelancer, Lulu Santos resolveu seguir carreira solo. Mas antes de virar músico profissional trabalhou como COLUNISTA em revistas como a Som Tres escrevendo comentários sobre os álbuns da época.

·         A carreira artística de Lulu Santos iníciou em (1981), quando assinou contrato com a gravadora (WEA) e assumiu o nome de Lulu Santos, gravando "Tesouros da Juventude" em parceria com o Jornalista Nelson Motta. Depois seguiram-se outras músicas que também viraram sucessos: em (1982) "Tempos Modernos", "O Ritmo do Momento" (1983), "O Último Romântico" (1984) (cujo arranjo músical foi fortemente influenciado por uma música de George Harrison, "Greece", do álbum Gone Troppo de (1982), "Tudo Azul" (1984) "Normal" (1985), "Lulu" (1986) e "Toda Forma de Amor" (1988).

·         Em 1985, Lulu Santos participa, com êxito, do ROCK IN RIO e dois anos depois é premiado com o Disco de Platina. O cantor recusa o prêmio na cerimônia de entrega por não ter atingido o limite mínimo de vendas de 250 mil cópias. Entrou em um período de crise à seguir, quando tentou aproximar o pop com os ritmos brasileiros, através dos trabalhos Pop-sambalanço e Outras Levadas.

·        Mas, outras parcerias surgiram, a exemplo DJ Memê, que alavancou novamente a carreira artística de Lulu Santos com discos como Assim Caminha a Humanidade (1994).

·        Com o gênero disco trabalhou com o produtor Marcelo Mansur em Eu e Memê, Memê e Eu (1995). Seguiram-se Anticiclone Tropical (1996) e este álbum foi mestrado pelo tropicalista Rogério Duprá em (1997); Calendário (1999) e o Acústico MTV (2000) em dois volumes.

·         Em 2002 lança o disco Programa. Em 2003, foi lançado Bugalu novamente em parceria com o Dj Memê, em 2004 é lançado o MTV ao Vivo.

·         No ano de 2005 como lançamento de seu disco, segue Letra e Música, com a Turnê Popstar. Em 2007, lança o projeto Longplay, onde ficou 3 anos em turnê pelo Brasil e outros países, o show foi visto por mais de 5 milhões de pessoas, acompanhado de uma super banda e se utilizando do que há de mais moderno em tecnologia com paredes de led, iluminação e projeções feitas especialmente para o show, com clipes interativos.

·         No final de 2009 flerta com o samba novamente no álbum Singular recheado de canções pop no melhor estilo que o consagrou. Em meados de 2010, em comemoração aos seus 30 anos de carreira solo, aos 20 anos da MTV Brasil e aos 10 anos da gravação do seu primeiro Acústico MTV, lulu lança o seu Cd Acústico MTV Vol. 2

CURIOCIDADES:

·         Foi casado por 28 anos com a jornalista Scarlete Moon, a qual conheceu em uma festa na casa de Caetano Veloso. Mas Lulu Nunca teve filhos.

·        Seus principais parceiros foram: Nelson Motta, Antônio Cícero, Ronaldo Bastos, Jorge Mautner, Gilberto Gil, Sérgio Souza e Fausto Nilo.

CONHEÇA A DISCOGRAFIA DE LULU SANTOS:

Ano
Título
Vendagens
1982
Termos Modernos
150.000 cópias (Ouro)
1983
O Ritmo do Momento
350.000 cópias (Platina)
1984
Tudo Azul
400.000 cópias (Platina)
1985
Normal
180.000 cópias (Ouro)
1986
Lulu
170.000 cópias (Ouro)
1988
Todo Forma de Amor
240.000 cópias (Ouro)
1989
Popsambalanço e Outras Levadas
80.000 cópias
1989
Amor à Arte - Lulu Santos e Auxílio Luxuoso Ao Vivo
100.000 cópias (Ouro)
1990
Honolulu
70.000 cópias
1992
Mondo Cane
60.000 cópias
1994
Assim Caminha a Humanidade
950.000 cópias (Triplo de Platina)
1995
1.000.000 cópias (Diamante)
1996
400.000 cópias (Platina)
1997
150.000 cópias (Ouro)
1999
Calendário
120.000 cópias (Ouro)
2000
900.000 cópias (Triplo de Platina)
2002
160.000 cópias (Ouro)
2003
120.000 cópias (Ouro)
2004
200.000 cópias (Platina)
2005
50.000 cópias (Ouro)
2007
50.000 cópias (Ouro)
2009
70.000 (ouro)
2010
Aguardando Informações.

MOMENTOS ESPECIAIS DO SHOW LULU SANTOS EM JOÃO PESSOA:









Fim do Espetáculo - Show.