sexta-feira, 6 de março de 2015

SAIBA COMO COMEÇOU A LUTA DAS MULHERES PARA CRIAÇÃO DO DIA 8 DE MARÇO:


O Dia Internacional da Mulher tem uma história de lutas, persistências e conquistas. Antes de ser comemorado no Brasil, a data começou a ser comemorada em alguns países como, Dinamarca, Inglaterra, Estados Unidos e até Rússia. A luta da mulher por direitos teve início em 1872 com a participação do movimento feminista que saíram as ruas de Nova York com uma faixa que dizia:Nenhuma mulher que se respeite deveria desejar ou trabalhar para o sucesso de um partido que ignora seu sexo”.





Passado os anos de muitas lutas e decepções por parte do movimento feminista, finalmente aconteceu a 1ª Conferência Internacional da Mulher, no dia 28 de fevereiro de 1909, nos Estados Unidos da América,  por iniciativa do Partido Socialista da América. No ano seguinte, aconteceu na Europa, a 1ª Conferência Internacional da Mulher, no dia 26 de agosto de 1910, na cidade de Copenhague, Dinamarca, onde a socialista alemã Clara Josephine Zetkin lançou a ideia de criar o Dia Internacional da Mulher.


Socialista Clara Josephine Zetkin


Sete meses depois, ou seja, no dia 19 de março de 1911, houve uma grande comemoração extraoficial para fortalecer o Dia Internacional da Mulher, que contou com a participação de mais de um milhão de pessoas de países como, Áustria, Dinamarca, Alemanha, Suíça e nos Estados Unidos.





Coincidência ou não, o fato é, depois que houve várias mobilizações do movimento feminista em países da Europa e dos Estados Unidos da América, no dia 25 de Março de 1911, aconteceu um terrível incêndio no prédio Triangle Shirtwaist, onde funcionava a fábrica de confecções que matou 146 mulheres operárias – a maioria costureiras. O número elevado de trabalhadoras mortas foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de Setembro em 2001. Na época as operárias americanas se sujeitaram ao trabalho do único emprego existente sem o direito a carteira assinada e recebendo metade do salário dos homens com a mesma carga horária de trabalho.








É provável que a morte das trabalhadoras da fábrica de costura tenha se incorporado ao imaginário popular, como sendo o fato que deu origem ao Dia Internacional da Mulher o que não é verdade. É importante destacar que, anteriormente ao dia 25 de março de 1911, o Dia Internacional da Mulher já havia sido oficializado em uma conferência realizada no dia 19 de março de 1911.








O trabalho de persistência da socialista Clara Josephine Zetkin foi muito importante para a realização da 1ª Conferência Internacional da Mulher, ocasião em que se aprovou a proposta da criação do “Dia 8 de março”, como sendo data oficial do “Dia Internacional da Mulher”, uma data importante para que o movimento feministas pudesse ter um dia para se dedicar ao debate e refletir sobre os seus direitos das mulheres na sociedade em que vivem.




O que se pretende é que nesta data todas as mulheres da sociedade civil organizada e os governos, reflitam sobre as condições humanas e de trabalhos em que vivem todas as mulheres do planeta. Assim valerá o empenho corajoso da professora Clara Josephine Zetkin que foi uma líder socialista muito guerreira nas conferências realizadas nos Estados Unidos da América e em países da Europa.




Enquanto isto, no outro lado do mundo, o Movimentos Feministas da Rússia tentava implantar a criação do Dia Internacional da Mulher que acabou sendo o estopim para a Revolução Russa de 1917. Em 8 de Março de 1917, estourou a greve das operárias da indústria têxtil que lutavam por melhores condições de trabalho contra o ditador Nicolau II da Rússia e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial, precipitando os acontecimentos que resultariam na Revolução de 23 de Fevereiro do calendário Juliano. Nesse mesmo dia estavam planejadas as ações revolucionárias da Rússia. E logo pela manhã, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas, foram às ruas e enviaram delegadas para solicitarem a sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi em massa. Mas não se imaginava que este dia das mulheres, viria a inaugurar a Revolução Russa.




Após a Revolução da Rússia, a feminista Alexandra Kolloontai, membro da facção Bolchevique e militante ativa, persuadiu o ditador Lênin para tornar a data 8 de Março como o Dia Oficial das Mulheres. A data permaneceu, durante o período soviético, como uma celebração da “Heroica Mulher Trabalhadora”. 





O Dia 8 de Março teve origem nas manifestações feministas que lutaram por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, tanto na Europa como nos Estados Unidos e na Rússia.





Com o passar dos anos o feriado do Dia das Mulheres na Rússia, começava a perder o sentido político da valorização da mulher na sociedade. E aos poucos se tornava uma data comum, uma ocasião em que os homens apenas manifestavam a sua simpatia e o amor pelas mulheres com saudações de abraços, beijos, presentes de caixa de chocolates, flores, etc...



Apesar da data 8 de março permanecer como feriado oficial na Rússia, em outros países da Europa e da América continua celebrando o Dia Internacional das Mulheres como uma atividade educacional e cultural. Mas é preciso que haja uma mudança de atitude no homem melhorando a sua relação com a mulher. Já a mulher precisa saber por o seu limite nessa relação, pois nos tempos de hoje o sexo "frágil" fica só para a poesia, pois as mulheres cada vez mais buscam seus espaços na sociedade e sua liberdade cidadã. É preciso que homem e mulher tenham um papel de repeito na família e na sociedade para viver em plena harmonia.






Somente no ano de 1975, a data do 8 de março foi adotada pelas Nações Unidas, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, como as discriminações, violências e assédios em que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo. A cada ano o dia 8 de Março no Brasil vem com mais força, demonstrando que a mulher reafirma, a todo tempo, o seu papel de igualdade de condições em todas as esferas da atividade humana.




No Brasil o movimento feminista através dos Movimentos Sociais levou até o Congresso Nacional no ano de 2004, um ante-projeto lei que foi Decretado pela Presidência da República e sancionando em 2006 que ficou conhecida como - Lei Maria da Penha, de nº 11.340, com o objetivo de denunciar e punir a violência contra a mulher. 



Maria da pena, vítima de violência doméstica.

O que se espera dos órgãos do poder público e da sociedade civil organizada é o total empenho para acabar com a violência e maltrato contra a mulher já que o Brasil está vergonhosamente no rancking mundial entre os países ligados a UNO com o título de sétimo lugar de maiores casos de violência e maltrato contra a mulher em todo mundo. 

CONHEÇA OS DOZE DIREITOS DA MULHER APROVADOS EM 1975 PELA ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS:


01.         Direito à Vida;
02.         Direito à Liberdade e a Segurança Pessoal;
03.         Direito à Igualdade e a Estar Livre de todas as formas de Descriminação;
04.         Direito à Liberdade de Pensamento;
05.         Direito à Informação e a Educação;
06.         Direito à Privacidade;
07.         Direito à Saúde e a Proteção desta ONU;
08.         Direito a Construir relacionamento conjugal e a planejar sua família;
09.         Direito a Decidir Ter ou não Ter filhos e quando tê-los;
10.         Direito aos Benefícios do Progresso Científico;
11.         Direito à Liberdade de reuniões e participação política;
12.         Direito a não ser submetida à tortura e maltratadas.


ATIVIDADE EDUCATIVA:

O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

          TRABALHO DE PESQUISA


01.         Que frase marcou a história do movimento feminista quando um grupo de mulheres protestou contra os partidos políticos que ignoravam o seu sexo? R. (2)

02. Onde e quando aconteceu a 1ª Conferência das Mulheres? Quem organizou o debate? R. (2)

03. Onde e quando aconteceu a 1ª Conferência das Mulheres na Europa? R. (2)
04. Qual o nome da líder socialista que foi a criadora do Dia Internacional da Mulher? R. (1)
                      
05. Quando foi oficializado o Dia Internacional da Mulher? R. (2)

06. Quais os cinco países que participaram da Conferência da luta das feministas que aprovou o dia 8 de março como sendo o Dia Internacional da Mulher? r.(2)

07. Em que data aconteceu o grande incêndio em Nova York que matou 146 mulheres operárias? R. (2)

08. Que fato marcou a luta das mulheres na criação do dia 8 de março na Rússia? R. (2)

09. Qual o nome da líder revolucionária que organizou as operárias da indústria têxtis para o movimento de greve na Rússia?  R.(1)

10. Qual o país onde o Dia Internacional da Mulher é feriado nacional? R. (1)




Alvíssaras a ideia da criação do Dia das Mulheres!

Alvíssaras o Dia 8 de Março!  

 Alvíssaras o Dia Internacional das Mulheres!


NOSSAS HOMENAGENS A TODAS AS MULHERES:


1) Parabéns as Mulheres Índias!




2) Parabéns as Mulheres Negras!







3) Parabéns as Mulheres Brancas!




4) Parabéns as Mulheres Loiras!





5) Parabéns a Mulher e o Fruto da Vida!




                                              6) Parabéns as nossas Vovós!





2 comentários:

  1. Se gostou deixei seu comentário sobre a matéria! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo. Qual é a referência da décima primeira foto? A que apresenta 10 mulheres com roupas de trabalho, onde a do centro está de blusa preta e avental?

    ResponderExcluir