Escola

ALUNOS DE CABEDELO PROMETEM FAZER GREVE NA PRÓXIMA SEMANA.



MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL CORREIO DA PARAÍBA, SÁBADO, 03 DE MARÇO DE 2012 – PÁGINA B4 – CADERNO CIDADES.

Reportagem: Aline Martins

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aníbal Moura, que fica no Centro do Município de Cabedelo, grande João Pessoa, prometem não assistir as aulas nos próximos dias por conta da falta de professores e também da mudança no quadro de profissionais nesta unidade de ensino. Ontem, a direção da instituição informou aos estudantes que a Secretaria de Estado da Educação (SEE) substituiu 06 seis professores que lecionavam há mais de cinco anos e isso provocou revolta entre os alunos. Nessa escola estudam 652 pessoas em três turnos.

Aluna do segundo ano do ensino médio Élida dos Santos, de 16 anos, contou que se sente prejudicada porque a sua turma não está tendo aula de matemática desde o início do ano letivo, fevereiro, por falta de professor. “Nós tínhamos um desde o ano passado, mas o governo demitiu e ainda não colocou nenhum no lugar. E agora estamos sem estudar assuntos importantes para o vestibular,” reclamou, destacando que assim como ela nenhum estudante pretende assistir aula enquanto não voltar os antigos profissionais e também um novo professor para a disciplina de matemática.

Segundo a diretora da escola, Marta Sabino, uma equipe da 1ª Regional de Educação visitou a escola na última quinta-feira e deixou uma lista com nomes de 15 pessoas que seriam demitidas e substituídas. Do total, seis eram professores das disciplinas de Religião, Sociologia, Biologia, Química, Inglês que ministram aulas no ensino fundamental e médio. Os outros nove fazem parte do quadro de apoio como vigilantes e merendeiras.

Ainda de acordo com Marta Sabino, um dos profissionais que deveriam substituir um dos professores não apresentou nenhuma documentação como declaração ou memorando que determinaria ocupar o cargo e isso descumpre o artigo 23, (parágrafo) §1º das Diretrizes Operacionais Para o Funcionamento das Escolas da Rede Estadual de Ensino. “Nós temos que cumprir o que determina as regras para comandar uma Unidade de Ensino”, disse.
Os professores que foram demitidos reclamaram da atitude da gestão estadual. Conforme alguns deles, diversos professores participaram de capacitações realizadas pela SEE e até mesmo ganharam computadores portáteis para melhorar o desempenho dos profissionais. “Aqueles que receberam em janeiro não seriam demitidos e o contrato renovado por mais de um ano”, afirmaram profissionais que preferiram não se identificar.
Por outro lado, a Secretaria da Educação, através da assessoria de imprensa, afirmou que as mudanças ocorreram para melhorar o atendimento aos estudantes e que permanecem as alterações. Em relação às cadeiras escolares, a SEE disse que no ano passado foram adquiridas 100 mil e entregues pela empresa responsáveis 50 mil que devem ser encaminhadas para as escolas que estão faltando os equipamentos.

DESEMPENHO:

A Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Aníbal Moura teve um desempenho positivo no Exame Nacional Ensino Médio – Enem de 2011. De acordo com professores, a unidade de ensino recebeu nota 526, maior do que a registrada a nível nacional que é 511. A média é a melhor das escolas estaduais da cidade. Além disso, a instituição aprovou mais alunos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) do que uma escola particular de ensino médio em Cabedelo. “Esse é o terceiro ano consecutivo de melhor nota do Enem”, ressaltou uma das professoras.





RETORNO AS AULAS:

Durante o planejamento da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio José Guedes Cavalcanti, a equipe pedagógica propões aos professores e professoras que preparassem uma atividade de ACOLHIDA para se recepcionar os nossos alunos e alunas no primeiro dia de aula. Para isto  formou-se uma comissão de professores e professoras que se reuniram e planejaram as seguintes atividades apresentadas abaixo, onde recebemos carinhosamente nosso alunado no dia 13 (segunda-feira), nos turnos manhã e tarde, que contou com a participação dos professores e professoras, além de todo corpo docente da Escola José Guedes Cavalcanti. 


Sejam Bem Vindos a Nossa Escola
Professor Tadeu Patrício e a Diretora Magali Venâncio.

1ª ATIVIDADE:

Saudação da Professora Claudinéia Aparecida (História)
Professora Claudinéia Aparecida dar inícios as atividades
Professores cantando o Hino Nacional Brasileiro
Elton Bruno: Professor e Ex-Aluno da Escola José Guedes Cavalcanti conta
um pouco da sua história de estudante e de educador.
Da direita para esquerda: Silvânia, Arthur, Godoy, Socorro, Luiz, Clemildo
Jacira, Adalberto e Verônica.
Pastor Manoel Paulino abordando sobre o Tema:
"A educação é uma Sabedoria Divina".
Saudação da Professora Josilda França da Silva (Matemática)
Saudação da Professora Marieta Campos Resende (História)
Professores Participando da Acolhida aos Alunos da Escola Guedes.

Da direita para esquerda:  Claudinéia, Magali, Rosana, Aurineide
Socorro, Diana, Fátima, Elton, Sônia e Pastor Manoel Paulino.
Palestra do Ex-aluno, hoje arte educador e ator Heráclito Cardoso.
Saudação do Professor Alberto Magno de Oliveira (Biologia)
Apresentação de alunas que passaram no Enem (Adriana - Tarde)
Apresentação de Alunas que passaram no Enem (Karina - Tarde)
Fotos dos alunos tirada durante a execução do Hino Nacional Brasileiro.




Fotos dos Professores da Direita Para Esquerda: Verônica, Claudinéia
Magali (Diretora), Rosana, Aureni, Socorro, Diana, Fátima e Elton Bruno.

       ROTEIRO DA ATIVIDADE:
  •  Quando os portões da escola forem abertos os alunos e alunas deverão se dirigir pra as suas salas de aula, onde serão recebidos pelos professores e professoras que já estão em suas turmas;
  • Após uma conversa informal dos professores e professoras com as turmas de alunos e alunas, eles serão conduzidos ao auditório onde participarão de uma palestra de boas vinda à escola;
  • Abertura dos trabalhos será feita pela professora Claudinéia Aparecida;
  • Depois a diretora da escola Magali Venâncio dará a sua saudação de boas vindas a todos os alunos e alunas presentes no auditório;
  • Em seguida será execução do Hino Nacional Brasileiro;
  • Depois disso, todos os professores e professoras serão apresentados para os estudantes;
  • Apresentar um vídeo (10 minutos) com temas para reflexão do estudante;
  • Apresentar um vídeo com fotos de atividades de ex-alunos e alunas que já foram realizadas na escola e em área de campo;
  • Convidar uma pessoa para falar sobre a importância da educação e do estudante numa linguagem acessível aos alunos;
  • Convidar ex-alunos da escola José Guedes Cavalcanti que estejam bem sucedidos na vida profissional para dar os seus depoimentos;
  • Convidar pessoas religiosas, Padre ou Pastor para dar uma palavra de evangelização focando a questão da sabedoria humana;
  •  Realização de uma apresentação cultural da comunidade;
  • Convidar todos os alunos e alunas para participarem do lanche com todos professores e funcionários presentes.
  • Encerramento das atividades com apresentações culturais.

2ª ATIVIDADE:
  •       Apresentações Culturais.




3ª ATIVIDADE:
  • Integração social entre alunos e professores através de uma roda de ciranda.









MERENDA ESCOLAR:



























4ª ATIVIDADE:

  • Consultar os nossos alunos e alunas para saber como eles gostariam que fossem a sua escola e o que esperam dela. Vejam abaixo algumas respostas:
  •     A escola precisa de uma reforma e pintura; 
  •          Falta o funcionamento da sala de laboratório;
  •     Precisa-se de um professor de informática e de pintura na sala;
  •     A escola tá ótima pra mim;
  •     Precisa de uma pintura o resto vai se ajeitando;
  •     Mais ensino de qualidade pra gente alcançar nossos objetivos;
  •     Mudar a pintura da escola e colocar novas descargas nos banheiros;
  •     Colocar espelhos nos banheiros femininos;
  •     Não deixar ter aula vaga;
  •     Não deixar os alunos gazearem aulas;
  •     Mais organização e limpeza na escola;
  •     Melhorar a qualidade da merenda;
  •     Abrir o auditório para os alunos fazerem aulas de arte;
  •      A escola está muito bem em minha opinião;
  •     De parabéns os professores que organizaram a acolhida para nós alunos;
  •    No primeiro dia de aula foi maravilhoso aqui no Guedes. Parabéns todos que fizeram isto para nós;
  •     Eu gostei das palestras que houve e principalmente do lanche oferecido;
  •     Parece que este ano a Escola Guedes está mais organizada. Espero que continue assim, estou gostando muito;
  •      Espero que alguns professores sejam mais nossos amigos;
  •    A maioria dos professores são muito legais. Mas tem outros que são muito exigentes;
1
  5ª ATIVIDADE:

CARNAVAL DO FOLIA GUEDES:


Na sexta-feira, dia 17 de fevereiro pela manhã, o Guedes realizou o seu primeiro Carnaval Folia Guedes com a seguinte programação:


Um jogo de futsal realizado no ginásio da escola com a participação de alunos caracterizados de mulheres e de alunas caracterizadas de meninos.



Grupo O Semeador formado por alunos e ex-alunos da Escola Guedes.
Quando terminou o jogo todos que estavam no ginásio de esporte saíram em ritmo de carnaval pela área interna da escola acompanhada por uma orquestra de frevo e se dirigiram até o pátio central da escola onde já acontecia uma apresentação musical do grupo “O Semeador” que tocava um repertório de música jovem no estilo axé-reggae.


  •    Depois da realização do show musical do grupo o Semeador, todos saíram da escola e se concentraram na própria rua da escola denominada de rua: Municipalista Pedro da Silva Coutinho e saíram acompanhando o mini-trio elétrico e a orquestra de frevo que tocava antigas marchinhas de carnaval percorrendo em bloco de alunos, professores e funcionários as principais ruas do bairro de Camalaú e o centro de Cabedelo.




  •     OBSERVAÇÃO: Brevemente será postada outras novos. Aguarde! 
  •     Redação: Tadeu Patrício.
R
R