Biografia

HISTÓRIA DE VIDA DO AGENTE CULTURAL 
TADEU PATRÍCIO:

Tadeu Patrício - Mestre da Nau Catarineta
Tadeu Patrício tocando para a família canções natalinas.

Nasceu em Juazeirinho, cidade localizada no cariri paraibano, distante a 240 km da capital João Pessoa. Desde criança foi um apaixonado pela arte e cultura, principalmente a música e o teatro. Suas tias Arlinda e Rosinha foram quem lhe incentivaram a participar das primeiras bandinhas de músicas formadas no Grupo Escolar Marechal Almeida Barreto da sua terra natal.
Mapa do Estado da Paraíba com a localização do Município de Juazeirinho .
Vista Aérea da Cidade de Juazeirinho - PB.

Quem será este garotinho?
Na década de 70, ainda adolescente veio morar em Cabedelo. Estudou na Escola Estadual José Guedes Cavancanti onde construiu as suas primeiras amizades. Esta cidade portuária lhe acolheu como filho adotivo e em Cabedelo fez grandes amizades principalmente na área cultural.

Mapa da Paraíba com a localização de Cabedelo.
Vista Aérea da cidade de Cabedelo - PB.
Aos 15 anos de idade ganhou de presente um violão do Tio Fernandes Patrício. Logo arriscou os primeiros acordes musicais que havia aprendido ainda na infância. Mesmo sem ter condições de freqüentar escola de música particular, destinou-se a aprender violão vendo as outras pessoas tocando. Depois foi estudando e praticando nas revistas de músicas cifradas vendidas em bancas de revistas.

Já sabendo tocar algumas músicas, foi convidado pelo amigo Marcos Alcântara, (o Marquinho) para tocar nas missas celebradas pelo Padre Alfredo Barbosa na igreja matriz Sagrado Coração de Jesus de Cabedelo. Com o passar do tempo, o Marquinho deixou de tocar na missa e passou a administrar a sua Banda “Os Genesis”. Então, Tadeu Patrício passou a tocar sozinho na missa até que surgisse outro parceiro. Foi nessa época que conheceu outro amigo: Adenil Estevam, cuja amizade se mantém até hoje e juntos passaram a tocar nas missas da Matriz Sagrado Coração de Jesus por longos anos na década de 80.

Em 1983, Tadeu Patrício e outros companheiros criaram o Grupo Musical “Pé no Chão”, formando por Adenil Estevam (Baixo e Voz), Ivan Soares (Guitarra), Beijinho (Bateria), Antonio Muniz (Sanfona e Voz), Kikinho (Percussão), Edson Gomes (Zabumba), Zé Carlos (Tumbadora) e Tadeu Patrício (Violão e Voz), que passarem a tocar MPB e principalmente grandes sucessos da música regional. Nessa época Tadeu Patrício passou a ouvir com mais freqüências, as músicas de Luiz Gonzaga, Jorge de Altinho, Nando Cordel, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Alcymar Monteiro, Flávio José e principalmente as músicas do paraibano Zé Ramalho.


(Primeira Formação do Grupo Musical "Pé no Chão" - 1985 - Beijinho (Bateria),
Júnior Natureza (Guitarra), Adenil Estevam (Baixo), Edson Gomes (Zabumba),
 Kikinho (Triângulo/Agôgo), Zé Carlos (Tumbadora).

O Grupo Musical “Pé no Chão” tocou em várias festinhas promovidas nas escolas públicas, nas casas dos veranistas, bares e restaurantes da cidade de Cabedelo. Também animou as Festas de Santa Catarina, a padroeira da Fortaleza de Santa Catarina, Festa de São Sebastião no bairro de Camalaú, além das Festas do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus do Matriz lozalizada no Centro da cidade portuária de Cabedelo.


Grupo Musical  Pé no Chão - 2º Formação - 1995.

Junto com a amiga Roseleide Farias, fundaram o Grupo Musical “O Arrastão”, que passou a animar as festas de aniversários dos amigos mais íntimos e nos eventos culturais, tocando serestas, samba, marchinhas de carnaval e principalmente chorinho, valorizando aqueles amigos músicos da maior idade. E com muita saudade lembrou-se dos amigos com os quais viveu momentos maravilhosos, a exemplo de Antônio Canhoto do Violão, Severino Meirelles do Violão, Manoelzinho do Saxofone, José Nazaré do Cavaquinho, Geraldo do Atabaque, Pedro do Pandeiro, Sabino Braga do Surdo e do Seresteiro Manoel de Oliveira, todos estes in-memória.

Grupo Musical Arrastão - 1984


        (Em Pé da Esquerda Para Direita: Iranir de Oliveira, Janilson Melo, Wilson  Florentino,  José Rocha, Tadeu Patrício, Romério Patrício, Manoel de Oliveira e Severino Meirelles. AGACHADOS: João Muniz, Roseleide Farias, Leonardo Farias, Adenil Estevam e a carinhosa cachorra Natasha).
Também se lembrou de outros companheiros da música cabedelense que continuam na ativa ainda hoje animando festinhas de aniversários com os seus instrumentos musicais, a exemplo de José Rocha do Bandolim, Duquinha do Violão, Wilson Florentino do Bandolim, Adenil Estevam no Violão e na voz sempre afinada, Iranir de Oliveira, João Muniz e Roseleide Farias.
Grupo Musical Arrastão - 1984


(Da    (Da esquerda para Direita: Severino Meirelles, Tadeu Patrício, João Muniz, Manoelzinho do Saxofone,. Ao Fundo na Porta: Adenil Estevam, Leonardo Farias, Romério Patrício. Roseleide Farias, Wilson Florentino, Janilson Feitosa, José Rocha e Antonio Canhoto).

Participou de três Festivais de Músicas Populares de Cabedelo, denominado FEMPOC. Estes festivais de músicas foram realizados nos de 1981 e 1982 no Colégio Imaculada Conceição. Já o terceiro Festival de Música da cidade foi realizado em 1985 no Cabedelo Clube.

1º Festival de Música Popular de Cabedelo - 1982
Realizado no Colégio Imaculada Conceição.

Em 1983, instituiu em Cabedelo o Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa – GTAAB que passou a encenar peças religiosas a exemplo, a encenação do Espetáculo Teatral Paixão de Cristo em Cabedelo e o Auto de Natal – a Natividade, em Dia de Reis.  O grupo GTAAB também conta em seu histórico, várias outras peças populares e infantil, encenada ao longo de sua trajetória desde sua fundação em 1993.

Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa - GTAAB.
Batismo de Jesus
(Atores: Tadeu Patrício e Marcos Angelus)
Tadeu Patrício Personificado de Anás.


Tadeu Patrício Personificado de João Batista.

No terceiro Festival de Música Popular de Cabedelo, Tadeu Patrício se classificou em 2ª lugar e também foi o ganhador do prêmio do melhor intérprete do festival.

Tadeu Patrício Interpretando a Música - Mudar ou Morrer
de Autoria de Luiz Marcelo Evaristo - 1985.
Adenil Estevam (Baixo), Marcos Patrício (Guitarra), Tadeu Patrício (Violão e Voz).
3º Festival de Música de Cabedelo em 1985 no Cabedelo Clube.

Tadeu Patrício cantando de sua autoria a música - Cidade Feitiço.


Tadeu Patrício recebe das mãos de Carlos Coury Viana, Coordenador Geral,
o troféu de 2º Lugar do 3º Festival de Música Popular de Cabedelo - FEMPOC.

Tadeu Patrício recebe o troféu de Melhor Intérprete da Música:
Mudar ou Morrer das mãos com compositor Luiz Marcelo Evaristo.


















Associação Artístico-Cultural de Cabedelo – AACC, conjuntamente com os companheiros: Fernando Abath, Evilásia de Souza Lourenço, Janilson Melo Feitosa, Roseleide Santana de Farias, Marieta Campos Resende, Sérgio Brito de Oliveira, Rosa Zélo Patrício, Maria Madalena Acciolly, Maria da Penha Roque, entre outros, para dar continuidade ao Projeto Fundação de Apoio e Pesquisa e a Extensão a Educação e Cultura do Município de Cabedelo, coordenado pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Em 1989, participar como membro fundador do Movimento de Música Popular de Cabedelo – MUSIPOC, conjuntamente com os compositores: Luiz Marcelo, Adenil Estevam, Ivan Soares, Marcos Patrício, Roseleide Farias, João Muniz, Aprígio Lima, Manoel de Oliveira, entre outros, criaram, denominado de MUSIPOC, existente até hoje.


Reunião do MUSIPOC - 1997

(Marcos Matias, Bira Cabral, Marlene Santos, Daniel Mendes e sua Noiva,
Tadeu Patrício, Tuquinha, Manoel de Oliveira, Totinha, Piery Batista e Marcos Costa)
Reuniões do MUSIPOC - 1999

(Waldir Melo, Manoel do Pandeiro, Heleno Gomes, Tadeu Patrício,
Isa I Plá, Carlos Costa, Marcos Matias e Sr. Manoel)

Reunião do MUSIPOC - 1999.


(Tadeu Patrício, Sr. Manoel, Carlos Costa, Isa Y Plá, Manoel do Pandeiro,
Marcos Matias, Waldir Melo e Heleno Gomes)
Em 1989, realizou no Teatro Santa Catarina, um show musical intitulado – “Cabedelo Relembra Seus Festivais”, com as 15 músicas vencedoras das três eliminatórias dos festivais.

1º Mostra de Música Popular de Cabedelo, realização MUSIPOC,
no Teatro Santa Catarina - 1993.

(Pessoal da esquerda para direita - Manoel de Oliveira, Valdir da Cagepa, Marlene Santos,
Bira Cabral, Tadeu Patrício, Roseleide Farias, Flaudemes Macêdo, Tuquinha, Adenil Estevam,
Marcos Matias, Tony Torres e Tony Takayama).
Santa Cecília Padroeira dos Músico.

Na década de 90, instituiu o projeto “Mostra de Música Popular de Cabedelo”, para comemoração do Dia Internacional do Músico, festejado sempre no Dia 22 de Novembro, tendo Santa Cecília como a padroeira dos músicos. Este projeto chegou a ter nove edições consecutivas na cidade de Cabedelo.  
Em 1996, Tadeu PatrícioJanilson Melo, Jorge Vilela, Roseleide Farias, Osvaldo Carvalho e outros companheiros da AACC, criaram o Projeto da Banda de Música 12 de Dezembro que continua em plena atividade no município até hoje.


Em 1997, o Diretor de Cultura de Cabedelo, Professor Tadeu Patrício, o Presidente da Fundação Fortaleza de Santa Catarina, Professor Osvaldo da Costa Carvalho, o Presidente da Associação Artístico Cultural de Cabedelo, Janilson Melo Feitosa, o Presidente do Grupo Teatro Experimental de Cabedelo, Professor Altimar de Alencar Pimentel, o Prefeito de Cabedelo, Professor Eudésio Pereira Filho, o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado da Paraíba, Dr. José Targino Maranhão, os quais receberam na Fortaleza de Santa Catarina, o Senhor Ministro da Cultura do Brasil, Dr. Francisco Correa Weffort para solenidade de entrega dos instrumentos da Banda de Música de Cabedelo, cuja cerimônia especial contou com a presença de diversas autoridades do Estado e demais representações da sociedade cabedelense presentes na referida solenidade que encerrou com a encenação do espetáculo teatral - Viva a Nau Catarineta pelo grupo GTAAB.

Momento da Chegada da Comitiva do Ministro da Cultura Dr. Francisco Correa Weffod
no Hall  da Fortaleza de Santa Catarina.
O Ministro Dr. Francisco Correa Weffot e recebido pelo Presidente da Fundação
Fortaleza de Santa Catarina, Professor Osvaldo da Costa Carvalho.
Primeira Apresentação da Banda 12 de Dezembro em Público
7 de Setembro de 1998 - Prefeito Edésio Resende - Grande Incentivador.
Coordenadores da Banda 12 de Dezembro
Professora Roseleide Farias e Tadeu Patrício - Regência Maestro Jean.
Em 1997, com o apoio da Associação Artístico Cultural de CabedeloAACC e o patrocínio da Prefeitura Municipal de Cabedelo, os compositores associados ao Movimento de Música Popular de Cabedelo – MUSIPOC, tiveram a oportunidade de gravar o seu primeiro CD intitulado: Cabedelo e Suas Canções.


1º CD Gravado pelos Artistas de Cabedelo Filiados ao MUSIPOC - 1997.
Em 1998, revitalizou o tradicional grupo folclórico de cabe delo – conhecido como Nau Catarineta ou a Barca de Cabedelo. Este grupo a mais de uma década encontrava-se com as suas atividades paradas e através do apoio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Cabedelo e da Fundação Fortaleza de Santa Catarina, foi possível conseguir recursos para o Projeto de Revitalização deste autêntico folguedo popular de Cabedelo.
(Oficiais da Barca - Marzinho, Wilson Dias, Paulo Ricardo.
Geraldo Pereira, Tadeu Patrício e Santiago Júnior).
Formação da Marujada - Nau Catarineta - Foto - 2005.




Em 1999, conjuntamente com os companheiros: Jorge Vilela, Fernando Abath, Honório Patrício Neto, Maria Madalena Accioly, Roseleide Fárias, Evilásia de Souza Lourenço, Osvaldo da Costa Carvalho, Marcos Matias, Ribamar Del Sousa, entre outros, instituíram a Lei Municipal de Incentivos Fiscais à Cultura, denominada “Lei Padre Alfredo Barbosa”, que contou com o irrestrito apoio do ex- prefeito Dédo Resende, a primeira dama Maria das Graças Carlos Resende e o saudoso Padre Alfredo Barbosa.


(Primeira reunião do Vereador Ricardo Coutinho com a classe cultural de Cabedelo
para explicar sobre o funcionamento da Lei Viva à Cultura de João Pessoa - 1994)
(Primeiras reuniões com a Classe Artística e Cultural de Cabedelo para elaboração
da Lei Municipal de Incentivos Fiscais à Cultura - 1998)
(Tadeu Patrício, Beto do PT, Ribamar Del Souza, Roseleide Farias, José do Patrocínio,
Patrício Neto, Madalena Accioly, Fernando Abath, Jorge Vilela, Marcos Matias e
Osvaldo da Costa Carvalho. Esta foi a comissão responsável pela elaboração do texto
da Lei Municipal de Incenticos Fsicais à Cultura Padre Alfredo Barbosa - 2008)

1º Comissão da Conmic - 1999 a 2000
(Clara Magna, Evilásia Lourenço, Roseleide Farias, Tadeu Patrício,
Valdenice Cardoso, Simone Falcão e Marcos Matias)


(Marieta Resende, Tadeu Patrício, Clara Magna, Fernando Abath, Evilásia Lourenço,
Simone Falcão, Roseleide Farias, Jorge Vilela, Valdenice Cardoso e Marcos Matias)

(Equipe de Trabalho das Prestações de Contas dos Projetos da CONMIC: Martha Smity, Simone Falcão, Tadeu Patrício, Roseleide Farias, Clara Magna, Marcos Matias, Valdenice Cardoso e Evilásia Lourenço)

Em 1999, participou do show de abertura do Forró Fest, o maior Festival de Música de Forró do Brasil, na eliminatória realizada em Cabedelo, acompanhado da Banda Musical “Sol de Verão”.
(Público do Forró Fest na Fortaleza de Santa Catarina)
(Forró Fest - Maio de 1999)
Em 2002, foi o diretor musical do 2ª CD gravado pelo MUSIPOC intitulado: “Coletânea Musical de Cabedelo”, que teve o patrocínio da Lei Municipal de Incentivos Fiscais à Cultura – denominada Lei Padre Alfredo Barbosa.



(Artistas do MUSIPOC que participaram da gravação do II CD)
Em 2004, foi o diretor musical do 3ª CD gravado pelo MUSIPOC intitulado: “Forte é o Som da Terra” que teve o patrocínio do PROCULT – Programa de Incentivo á Cultura do Estado da Paraíba.



(Artistas do MUSIPOC que participaram da gravação do III CD)

(Ribamar Del Souza, Marcos Patrício, Manoel de Oliveira, Waldir Melo, Robson Silva,
Rômulo Lima, Bira Cabral, Augusto França, Heleno Gomes, Sátisa Y Plá,
Marcos Matias, Marlene Santos, Rossleide Farias e Tadeu Patrício).
Em 2005, gravou em compacto disco digital – o CD da Nau Catarineta, Volume 1 e 2, registrando para a história da cultura cabedelense todos os 44 Cânticos deste folguedo popular, para que não caia no esquecimento do tempo o mais tradicional folclore do povo de Cabedelo.





Em 2006, gravou em compacto disco digital, o CD do Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito com um repertório de vários Cocos de Rodas e Ciranda. Este CD foi cantado pela mestra Teca do Coco, Tonho do Coco, Geraldo Pereira, Manoel Pereira, Mariza Pereira e as filhas de Teca do Coco



Em 2008, participou como Diretor Artístico e Musical do compacto disco digital, CD intitulado - Lapinha Jesus de Nazaré do Bairro Monte Castelo em Cabedelo da Mestre Erotilde Rocha, tendo como Contramestra Maria da Conceição (Lia) e das Pastoras Wanderléa Rocha, Cely Sousa, Ana Tavares e da Orquestra da Barca de Cabedelo - Mestre Duquinha (Violão), Mestre José Rocha (Bandolim), Luiz Ferreira (Cavaquinho), João Lira (Zito) (Pandeiro), Washington Joaquim (Surdo).



Em 2006, criou a Banda “Os Raulzitos” com a participação de companheiros como Alerrandro (contrabaixo), Beijinho (bateria), Marcos Patrício, (guitarra) Gisely Soares, Sátisa Y Plá, Leila Viana e Ronaldo Araújo (back-vocal), Tadeu Patrício (violão elétrico) Rômulo Lima e Augusto França, (vocal).

Apresentação da Banda Os Raullzitos no Lançamento do CD
"Botando o Chorinho Pra Sorrir com Wilson do Bandolim" - 2010.
Show da Banda Os Raulzitos no Teatro Santa Catarina - 2010.
Em 2009, a Banda Os Raulzitos realizou várias apresentações musicais na cidade portuária. Destacando uma especial apresentação que foi o aniversário dos três anos do Programa Show do Brega, que aconteceu no Teatro Santa Catarina, no dia 04 de dezembro de 2009, comandado pelo Radialista Luiz Ferreira, da Rádio Kebramar FM, 104.9, transmitido ao vivo para todo mundo através de sinal online da internet.

Em 2009, Tadeu Patrício deu início a realização de um Projeto Cultural que foi a gravação do seu primeiro CD com músicas inéditas de sua autoria e outras parcerias. O CD foi lançado ao vivo no dia 09 de Outubro de 2010, na Fortaleza de Santa Catarina em Cabedelo com a presença de um estimado público, de familiares, amigos e outras pessoas que compareceram para prestigiar o evento. 



Capa do CD Solo
Tadeu Patrício e Banda

Estas são as histórias artísticas e culturais vividas pelo cantor e compositor Tadeu Patrício.

Outras Informações:

01.  Pesquisador da Cultura Popular que sofreu influências de grandes pesquisadores da cultura nacional e tendo trabalhado ao lado de mestres como: Tenente Lucena, Altimar Pimentel, Hermes Nascimento, José Nilton da Silva, Elizabeth Ferreira (Tia Beta), Janilson Feitosa, Emilson Ribeiro, com os quais desenvolveu diversas pesquisas para a cultura nordestina.

02.   O Agente Cultura e Brincante Tadeu Patrício tem envolvimento com o Grupo Folclórico da Nau Catarineta, também conhecida como a Barca de Cabedelo, desde 1985, mas  somente a partir de 1998, passou a coordenar o referido folguedo cultural, sendo um dos responsáveis pela REVITALIZADA DA BARCA que contou com o apoio da comunidade cabedelense e o patrocínio de órgãos governamentais, a exemplo Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria da Educação e Cultura; Prefeitura Municipal de Cabedelo e Fundação Fortaleza de Santa Catarina.

03. Licenciado em Artes Cênicas e Música pela Universidade Federal da Paraíba, como arte educador tem contribuído para o desenvolvimento da cultural em Cabedelo, principalmente incentivando os jovens a fazer teatro amador e o movimento de música popular de Cabedelo;

04.   Como ator e diretor participou de diversos espetáculos teatrais montados pelos Grupos GTAAB e TECA da cidade de Cabedelo, além de outros espetáculos formados por grupos de estudantes da Universidade Federal da Paraíba.

05.   Atualmente dirige 02 (dois) espetáculos teatrais tradicionais na cultura popular-religiosa que são encenados anualmente: O Auto de Natal, também conhecido como a Natividade em Dia de Reis, que acontece no período do Ciclo Natalino entre os meses de Dezembro e Janeiro. E a encenação da Paixão de Cristo em Cabedelo que acontece na semana santa, considerada pela mídia como o maior espetáculo montado ao ar livre do Estado da Paraíba, realizado naquele monumento histórico, desde a sua abertura extra-oficial pela Associação Artístico-Cultural de Cabedelo.

06.   Participou como ator e diretor em diversos Festivais de Arte como: o Festival Latino Americano de Arte e Cultura em Brasília; I e II Festival de Artes de Cajazeiras no sertão paraibano; II e III Festival de Artes da cidade de Areia no brejo paraibano; Festival de Arte e Cultura no Rio de Janeiro; Participou de mais de uma dezena dos Festivais Nacional de Artes, promovidos pelo FENARTE no espaço cultural.

07. Participou como Agente Cultura e Mestre da Nau Catarineta de diversos Encontros da Diversidade Cultural realizados em várias cidades e capitais brasileiras nos últimos anos;