domingo, 14 de setembro de 2014

20 DE JULHO DIA INTERNACIONAL DO AMIGO

DIA INTERNACIONAL DO AMIGO



O Dia Internacional do Amigo é comemorado em todo mundo no dia 20 de Julho e deve ser um bom momento para que as pessoas façam uma justa homenagem aos seus amigos, àqueles verdadeiros amigos do peito que estejam presentes ou ausentes, os quais devem ser lembrados por sua passagem em nossa vida, como disse o poeta: “amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração”

Ninguém sabe ao certo quando e nem porque surgiu o Dia do Amigo, mas acredita-se que a origem deste dia, há controversa, isto é, ninguém sabe ao certo como surgiu a ideia de se criar um dia tão especial dedicado aos amigos. Em todo caso, o registro mais citado diz que a ideia tenha partido de um dentista argentino, chamado Enrique Ernesto Febbaro, que era professor e músico. Segundo relatos, conta-se que esse dentista, entusiasmado com a corrida espacial que estava a todo vapor na década de 60, decidiu prestar uma homenagem a todos os seus amigos que tenha se manifestado na defesa da preservação do Planeta Terra. E durante aquele momento Enrique Ernesto teria divulgado o seguinte lema: “Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”. Conta-se que os amigos sensibilizados com o feito passaram a comemorar esta data desde um simples abraço, um telefonema e confraternizar juntos aos amigos em bares e restaurantes nos grandes centros urbanos.

Alguns tempos depois com a chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969, ele escolheu a referida data para fazer uma festa dedicada à amizade. A história narrava que, a comemoração do Dia do Amigo somente tornou-se oficial em Buenos Aires, capital da Argentina em 1979 e aos poucos acabou sendo adotada em outras partes do mundo, inclusive o Brasil.

 Curta agora algumas frase sobre o valor da amizade:

1.“A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades”. (Millôr Fernandes)

2. "A Verdadeira amizade é como a saúde: o seu valor só é reconhecido quando a perdemos”. (Charles Colton)

3."A verdadeira amizade significa unir muitos corações e corpos num coração e num espírito”. (Pitágoras)

4.“Ainda que seja raro o verdadeiro amor, é no entanto menos raro que a verdadeira amizade”. (François La Rochefoucauld)

5. “A verdadeira amizade pode basear-se somente na união de modos de ser semelhantes”. (Ludwig Beethoven)

6. “A amizade que reserva segredos não chega a ser íntima nem verdadeira”. (Pd. Manuel Bernardes)

7. "A pior solidão é não ter amizades verdadeiras". (Francis Bacon)

8. “Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade”. (Confúcio)


9. “O ódio de uma pessoa é reconhecido com facilidade, mas a verdadeira amizade só os bons conseguem distingui-la e apreciá-la”. (Gabriel Dias)


10. "Pode ser que um dia nos afastemos... Mas, se formos amigos de verdade, a amizade nos reaproximará. (Albert Einstein)

TRABALHO:

EXERCÍCIO DA APRENDIZAGEM


1.      Em que data se comemora o Dia Mundial do Amigo? (1)
  
2.      Por que devemos comemorar o Dia Mundial do Amigo?  (3)

3.      Quem teve a ideia de comemorar o Dia do Amigo? (1)

   4. Quais as funções exercidas pelo criador do Dia do Amigo?  (1)

   5. Em que década Enrique Ernesto teve a ideia de comemorar o Dia do Amigo? (1)

   6. Por que Enrique Ernesto decidiu realizar sua ideia? (2)

7. Que famoso lema ficou marcado como uma grande homenagem aos amigos do peito? (1)

 8. Que fato importante acontecia para a humanidade quando Enrique Ernesto decidiu homenagear os amigos do peito?  (1)

9. Por que hoje devemos comemorar o Dia Mundial do Amigo? (2)

10. Faça um breve relato como anda a sua relação com os seus amigos? (5)

11. Escolha uma frase que você mais considera importante como pensamento do valor de uma amizade: (3)

12. Colar uma foto entre pessoas, ou mesmo entre pessoas e animais e faça uma frase dando sentido a imagem da foto apresentada: 

     Observação: Número existente nos parentes (1) após as questões,  significa a quantidade de linhas deixadas para reposta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário