segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

CONHEÇA UM POUCO DESSA TRADIÇÃO CATÓLICA CRISTÃO – 6 DE JANEIRO - DIA DE FOLIA DE REIS E DE FAZER O QUEIMA DA LAPINHA.



No dia 06 de janeiro comemora-se o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes ao menino Jesus na manjedoura em um estabulo nos arredores de Belém, na Judeia.

A Bíblia nos fala que, Herodes, O Grande, antes de morrer, mandou matar todos os meninos de Belém até a idade dos 2 anos, de acordo com o tempo que apareceu a "estrela" aos magos. (Mateus 2:1, 16-19 - Era seu desejo se livrar de um possível novo "Rei dos Judeus").


Herodes, O Grande

Segundo a Bíblia, antes do nascimento de Jesus, o imperador Octávio César Augusto decretou que todos os habitantes do Império fossem se recensear, cada um à sua cidade natal. Isso obrigou José a viajar de Nazaré (na Galileia) até Belém (na Judeia), a fim de registar-se com Maria, sua esposa.




Deste modo, fica claro que não seria um recenseamento para fins tributários. A viagem de Nazaré a Belém - distância de uns 150 km - deveria ter sido muito cansativa para Maria que estava em adiantado estado de gravidez. 




Enquanto estavam em Belém, Maria teve o seu filho primogênito. Envolveu-o em faixas de panos e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar disponível para eles no alojamento. Maria necessitava de um local tranquilo e isolado para o parto. 




Nos arredores de Belém um grupo de pastores estavam no campo guardando seus rebanhos "durante as vigílias da noite". Os rebanhos saíam para os campos em Março e recolhiam nos princípios de Novembro. Lucas diz que no dia do nascimento de Jesus um anjo apareceu aos pastores e a glória do Senhor refugiu ao redor deles e tiveram grande temor. (Lucas 2: 8-20)




A vaca e o jumento junto da manjedoura conforme representado nos presépios, resulta de uma simbologia inspirada em Isaías 1:3 que diz: "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende". Não há nenhuma informação fidedigna que prove que havia animais junto do recém-nascido Jesus. A menção de "um boi e de um jumento na gruta" deve-se também a alguns Evangelhos Apócrifos.




Naqueles dias, governava a Judeia, o Rei Herodes quando o menino Jesus nasceu em Belém. E acontece que vieram do Oriente até Jerusalém três magos guiados por uma estrela que, segundo a descrição do Evangelho segundo Mateus, anunciou o nascimento do Rei dos Judeus, por isso foram saber de Herodes, o Grande onde este se encontrava o Rei dos Judeus? 




A natureza real do surgimento da Estrela de Belém é alvo de discussão entre os estudiosos bíblicos. Segundo a tradição, cada um dos três reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos, se encontraram em um determinado ponto do deserto e seguiram viagem juntos guiados pela estrela de Davi que surgiu no céu até chegarem a Jerusalém.




O rei Baltazar saiu da África, o  presente que levando para o menino era mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.

O rei Gaspar, que havia partido da Índia, o presente que levava para o menino era o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.

O rei Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.




Os três reis magos encontram nos arredores de Belém, o Rei dos Jesus que ajoelham-se e adoram oferecendo os seus presentes, mirra, incenso e ouro. Depois partem para os lugares de onde vieram. 



Por isso que, para homenagear os três reis magos, os católicos cristão realizam a Folia de Reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.




Durante os festejos, os grupos de cultura popular saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.




Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.


Grupo de Marujada

Uma tradição bem diferente da nossa acontece na Espanha, onde as crianças deixam sapatos nas janelas, cheios de capim ou ervas, a fim de alimentar os camelos dos Reis Magos. Contam às lendas que em troca, os reis magos deixam doces e guloseimas para as crianças. E assim segue o cortejo por toda cidade.




Em alguns países, inclusive o Brasil, fazem a comemoração repartindo o Bolo Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte.





Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. 
No país não existe a tradição de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 06 de janeiro, dia de reis.




O dia de reis é tão importante na Europa que se tornou feriado em todo o continente. Somente no século VIII, a Igreja Católica converteu os reis magos em santos após decorrer um longo processo de canonização. 


Tradicional Festa de Reis na Alemanha

O Dia 6 de janeiro também marca o queima da lapinha, a data do encerramento da celebração do Natal, ocasião em que se retiram todos os enfeites natalinos em cidades que é decorada para o ciclo natalino, se desarma os presépios das residências e nos estabelecimentos comerciais.


Lapinha

Queima da Lapinha




Nenhum comentário:

Postar um comentário