quarta-feira, 22 de julho de 2015

20 de Julho - Dia Mundial do Amigo




O Dia Mundial do Amigo é comemorado em todo mundo no Dia 20 de Julho e deve ser comemorado com uma justa homenagem entre as pessoas amigas, àqueles verdadeiros amigos do peito, que estejam presentes ou ausentes. Assim como disse o poeta: “amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração”.




Ninguém sabe ao certo quando e nem porque surgiu o Dia Mundial do Amigo, mas acredita-se que a origem do dia do amigo tem controversa, isto é, acreditasse que a idéia tenha partido de um dentista argentino, chamado Enrique Ernesto Febbaro, que além de dentista, era professor e músico.

Segundo pesquisadores, conta-se que esse dentista, entusiasmado com a corrida espacial que estava a todo vapor no final da década de 60, ele teria decidido prestar uma homenagem a toda a humanidade pela capacidade humana em estabelecer vínculos para além do Planeta Terra. E durante aquele ano, Enrique Ernesto teria propagado o seguinte lema: “Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”.




Na tarde de 16 de julho de 1969, a nave Apollo 11, que foi lançada de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), levou à órbita da Lua os astronautas Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins. Quatro dias depois finalmente o homem chegava à Lua, era 20 de Julho de 1969 quando o astronauta Armstrong entrou para a história como o primeiro ser humano a pisar na superfície lunar. Assim Enrique Ernesto Febbaro escolheu esta referida data para fazer uma festa dedicada à amizade.













BELAS CANÇÕES QUE RETRATAM EM SUA POESIA O VALOR DA AMIZADE:

1) MÚSICA: AMIGO - AUTORIA: Roberto Carlos

1. Você, meu amigo de fé meu irmão camarada / Amigo de tantos caminhos, de tantas jornadas / Cabeça de homem, mas o coração de menino / Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada..

2. Me lembro de todas as lutas meu bom companheiro / Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro / O seu coração é uma casa de portas abertas / Amigo você é o mais certo das horas incertas.

 3. Ás vezes, em certos momentos difíceis da vida / Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída A sua palavra de força de fé e de carinho / Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho.

4. Você, meu amigo de fé meu irmão camarada / Sorriso e abraço festivo da minha chegada / Você que me diz as verdades com frases abertas / Amigo, você é o mais certo das horas incertas.

5. Não preciso nem dizer, tudo isso que eu lhe digo / Mas é muito bom saber, que você é meu amigo. / Não preciso nem dizer, tudo isso que eu lhe digo / Mas é muito bom saber, que eu tenho um grande amigo! (2x)

2) MÚSICA: CANÇÃO DA AMÉRICA - AUTORIA: Milton Nascimento e Fernando Brant.

1. Amigo é coisa pra se guardar / Debaixo de sete chaves / Dentro do coração. / Assim falava a canção que na América ouvi. / Mas quem cantava chorou ao ver seu amigo partir, / Mas quem ficou / No pensamento voou com seu canto que o outro lembrou / E quem voou no pensamento ficou com a lembrança que o outro cantou, ôôô./

2. Amigo é coisa pra se guardar / No lado esquerdo do peito. Mesmo que o tempo e a distância, digam não. / Mesmo esquecendo a canção / O que importa é ouvir a voz que vem do coração. / 3. Pois seja o que vier, / Venha o que vier / Qualquer dia amigo eu volto/ A te encontrar, a, a / Qualquer dia amigo a gente vai se encontrar.


3) MÚSICA: EU QUERO APENAS - AUTORIA: Roberto Carlos

1. Eu quero apenas olhar os campos / Eu quero apenas cantar meu canto / Eu só não quero cantar sozinho. Eu quero um coro de passarinhos.

REFRÃO:

QUERO LEVAR O MEU CANTO AMIGO A QUALQUER AMIGO QUE PRECISAR.
EU QUERO TER UM MILHÃO DE AMIGOS E BEM MAIS FORTE PODER CANTAR.
 EU QUERO TER UM MILHÃO DE AMIGOS E BEM MAIS FORTE PODER CANTAR.

2. Eu quero apenas um vento forte / Levar meu barco no rumo norte / E no caminho o que eu pescar / Quero dividir quando lá chegar / REFRÃO:

3. Eu quero crer na paz do futuro / Eu quero ter um quintal sem muro / Quero meu filho pisando firme / Cantando alto, sorrindo livre. REFRÃO:

4. Eu quero amor decidindo a vida, / Sentir a força da mão amiga / O meu irmão com sorriso aberto /     Se ele chorar quero estar por perto. / REFRÃO:

5. Venha comigo olhar os campos / Cante comigo também meu canto / Eu só não quero cantar sozinho / Eu quero um coro de passarinhos. / REFRÃO: (2x)

4) MÚSICA: AMIZADE SINCERA - AUTORIA: Renato Teixeira.


1. Amizade Sincera, / é um santo remédio, é um abrigo seguro. / É natural da amizade. / o abraço, o aperto de mão, o sorriso.

REFRÃO: Por isso se for preciso / Conte comigo, amigo disponha, / Lembre-se sempre que mesmo modesta / minha casa será sempre sua: / amigo!

2. Os Verdadeiros Amigos / do peito de fé, os melhores amigos. / Não trazem dentro da boca / Palavras fingidas ou falsas histórias.

3. Sabem entender o silêncio. E manter a presença mesmo quando ausentes. / Por isso mesmo apesar de tão raros / Não há nada melhor do que um grande: amigo, amigo! Amigo! Amigo! Amigo!

REFRÃO:

Por isso se for preciso / Conte comigo, amigo disponha, / Lembre-se sempre que mesmo modesta / minha casa será sempre sua: / amigo!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário