terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

COMUNIDADE DO CONDE DÁ EXEMPLO DE CULTURA

No último sábado, 04 de fevereiro aconteceu mais uma noite do Projeto Sábado com Cultura na Comunidade Quilombola do Ypiranga no município do Conde. O evento iniciou com a palavra da anfitriã mestra Ana Lúcia do Coco, filha da mestra Dona Lenita do Coco, com 71 anos de idade, presente nas primeiras cadeiras daquele pavilhão da mecearia de "seu" Pedro. Para ilustrar a conversa, dona Lenita foi candidata a prefeita do município do Conde pelo Partido dos Trabalhadores, inclusive com uma expressiva votação no grande auge das lutas camponesas.
Depois da fala da anfritiã, falou o pesquisador do folclore Emilson Ribeiro, coordenador do CPC – Centro Popular de Cultura, localizado no Bairro dos Novais, em João Pessoa – capital que saudou a todos os presentes. O CPC é uma entidade da sociedade civil organizada fundada em 1999, pelos pesquisadores da cultura popular: Martinho Campos (SEBRAE E MESTRE DE XILOGRAFURA); Umambeijara Lisboa (Pintor); Emilson Ribeiro (Pesquisador da Cultura Popular) e Walter Luiz (Compositor/Forrozeiro).
Em seguida a palavra foi facultada para o Presidente da Associação Artístico-Cultural de Cabedelo – AACC, Janilson Melo Feitosa que falou da importância de participar do evento, bem como da satisfação do grupo folclórico Nau Catarineta de Cabedelo está fazendo parte da programação. E aproveitando a presença do prefeito do município do Conde, Aluízio Régis, fez um apelo para que o poder público municipal não deixasse de apoiar as manifestações culturais, porque ali estava presente a mais sublime expressão popular de um povo que é a sua cultura. Pois todo povo tem a sua forma especial de ser, de fazer, de se organizar. E a esta gente não se pode deixar de apoiá-los e de incentivá-los.
A programação do evento iniciou com as apresentações dos poetas repentistas Heráclito Teixeira e Armando de Alagoa Grande que tanto no improviso como nos versos memorizados agradaram a gregos e troianos. Depois foi a vez da apresentação da Nau Catarineta coordenada pelo mestre Tadeu Patrício que também abrilhantou o evento.
Para os componentes da Barca de Cabedelo, o grupo fez uma boa apresentação, visto a interação daquela comunidade com as brincadeiras de ração e vassoura, além das prosas, versos e a musicalidade do folguedo ali apresentado. Acreditamos que todos ficaram encantados com o nosso trabalho, pelo o entucisamo do público e o olhar encantador das crianças, adultos e idosos ali presentes, pois segundo informações recebidas aquela comunidade, eles nunca tinham visto o nosso grupo. Tanto é que, o secretário de cultura do município do Conde e o prefeito Aluizio Régis, nos procuraram para brevemente fazermos uma apresentação em praça pública naquele município.
Logo a apresentação da Barca iniciou o Teatro de Babau em um toldo instalado no terreiro daquela comunidade, apresentado pelo Grupo de Teatro Boca de Cenas que tem como bonequeiros: Arthur e Amanda e um garoto como contra-regra. A história encenada pelo grupo agradou por demais ao público, visto os aplausos recebidos, principalmente de crianças e jovens. Ao final os bonequeiros quiseram se apresentar ao público como pessoas e mostraram um pouco da técnica do teatro de boneco de vara e de luva desenvolvida por aquela dupla.esentação cultural em praça pública naquele município.


E para encerrar a programação, agora era a fez do Grupo anfitrião, o Coco de Roda do Ypiranga, coordenado pela mestra Ana Lúcia. Depois de um certo tempo de apresentação do coco de roda, a mestra Ana Lúcia convidou a todos a entrarem na roda que caiu de noite adentro até altas horas da madrugada terminando com várias canções de ciranda. Confesso que sair de lá do Curugi por volta das 02:00 horas da madrugada e aquelas pessoas da comunidade, mas de uma dezena de jovens estudantes de universidades de João Pessoa, São Paulo e Brasília ainda estavam com disposição para muita dança. Que maravilha


Não poderia encerrar está matéria sem deixar de agradecer o convite feito por “seu” Emilson Ribeiro, pela mestra Ana Lúcia e pela recepção da comunidade Quilombola do Ypiranga.

Um comentário:

  1. Parabéns aos que fazem a Nau Catarineta de Cabedelo.
    Viva a cultura popular.

    Fernando Abath
    Pesquisador de cultura e identidade e pedagogo da UFPB

    ResponderExcluir