sexta-feira, 25 de maio de 2012

PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA DAR EXEMPLO COMO INVESTIR NA CULTURA. SAIBA COMO SE FAZ ISSO!


Maestro Elias Moreira (SP) comandando o Coral Vozes da Infância e a Orquestra Jovem

Prefeito Municipal de João Pessoa, Luciano Agra, reconhece a importância da cultura, autoriza recursos para restauração do conventinho e a realização do Projeto Cultural: I Seminário Internacional de Canto Coral, que aconteceu de 20 a 22 de maio, no Theatro Santa Rosa, coordenado pela Casa das Artes. O projeto está voltada para a formação do canto coral sobre a orientação do Maestro titular: Elias Moreira, oriundo de São Paulo; Maestro assistente, Hélio Medeiros da cidade João Pessoa. O projeto conta com uma excelente equipe de trabalho e tem como técnica vocal, a arte educadora e cantora Soraia Bandeira, além do arranjador e pesquisador do repertório, o músico João Linhares e Uirá Garcia. Já a coordenação do referido projeto conta com Amélia Nóbrega e o diretor e ator, Luiz Carlos Vasconcelos.

Ator Luiz Carlos Vasconcelos faz abertura oficial do seminário

Disse Luiz Carlos Vasconcelos que, o objetivo do projeto vai além da prática de formação musical, buscando motivar, incluir os jovens coristas. O coral recebe inscrições de crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos, formando turmas anuais. Podem participar jovens matriculados regularmente nas redes de ensino pública e privada, sendo asseguradas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa todas as condições necessárias às crianças e jovens como transporte, figurinos, alimentação, além de aulas de técnica vocal, musicalização, teatro e flauta doce. Os ensaios acontecem sempre às segundas, terças e quartas feiras, das 18:30h às 20:30: e aos sábados das 09:00 às 12:00h. Até que a nova sede esteja pronta (conventinho) por enquanto estamos ensaiando em local provisório, o Paço Municipal, antigo prédio dos Correios centro da capital.

Atual Paço Municipal - Gabinete do Prefeito

O evento reunia cerca de 200 professores de ensino canto coral infantil de várias cidades brasileiras, (Cabedelo se fez presente) que se inscreveram no seminário para aprimorar e potencializar as suas técnicas como regentes de corais de escolas públicas e de comunidades que trabalham com projetos sociais e culturais. Os alunos do Coral Vozes da Infância também se integraram ao seminário e participam de oficinas com o Henry Leck (EUA), considerada a maior autoridade do canto coral da infância em todo mundo.

Maestro Henry Leck (EUA) comando o Coral Vozes da Infância

A abertura do referido seminário aconteceu no palco do Theatro Santa Rosa, no último domingo, dia 20/05, às 14h15min às 17h00min, com uma mesa formada pelo Maestro Elias Moreira (São Paulo), Maestro Vladimir Silva (Campina Grande) sob a coordenação de Luiz Carlos Vasconcelos (Ator e Diretor) onde se apresentou relatos de experiências vividas pelos maestros e coube à plenária interagir fazendo as suas perguntas sobre os relatos abordados.

Maestro Henry Leck (EUA) e Maestro Vladimir Silva (PB)
Às 18h00min realizou-se a apresentação do Concerto do Coral Vozes da Infância e Orquestra Jovem da Paraíba, sob a regência do maestro Elias Moreira (SP) que regeu grandes clássicos da música internacional, a exemplo de Bach, Beethoven, Hendel, Mozart, Schubert. Depois foi substituído pelo maestro assistente Hélio Medeiros (PB) que regeu grandes clássicos do mestre Luiz Gonzaga, do Rei do Baião e de Jackson do Pandeiro, nosso Rei do Ritmo. A noite do domingo foi finalizada com a regência do maestro Henry Leck (EUA), que mostrou todo seu talento e simplicidade, mas em dado momento de sua regência provocou a participação da plateia formando um grande coro naquela casa de cultura com a sua técnica sobre os movimentos da tessitura da voz humana nos sons agudo, médio e grave, o que fez arrancar um grande aplauso por parte da plateia.

Platéia composta por arte educadores de música

Ao término do seminário na noite do domingo, quis o coordenador do Projeto Vozes da Infância, Luiz Carlos Vasconcelos, convidar a todos os presentes para na manhã da segunda-feira, dia 21/05, às 09h00min, fazer uma visita ao Convento Franciscano São Frei Pedro Gonçalves, conhecido como conventinho, localizado no prédio que fica por trás da Igreja São Pedro Gonçalves, no Centro Histórico da capital, que está sendo restaurado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, desde Julho de 2009, onde funcionará a Biblioteca Central do Município e a Casa do Ensino das Artes e contará com salas para os ensaios do Coral Vozes da Infância. A obra está orçada em R$ 1,4 milhão, recursos oriundos da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Isso é que é gestor público e ai!
Prefeito Luciano Agra e Primeira Dama - Maestro Vlademir Silva,
Maestro Henry Leck - Chico César, Secretário de Cultura do Estado e esposa.
 
Secretário Municipal - Luiz Carlos Vasconcelos - Prefeito Luciano Agra,
Premeira Dama - Maestros Henry Lecy, Vlademir Silva e Elias Moreira -
Músico Chico César e sua companheira.
Na segunda-feira, dia 21/05, às 14h00min, a programação do I seminário continuou no Theatro Santa Rosa com debate sobre o tema: Metodologias para o canto coral infantis. Na terça-feira foram aplicada oficinas de experiências com o canto coral e contou com a participação dos meninos e meninas, alunos da rede municipal de ensino de João Pessoa, além dos professores de arte inscritos do seminário. O evento finalizou-se com a apresentação do Coral Vozes da Infância e a entrega de certificados aos participantes. O evento contou com a participação do artes educadores de Cabedelo: professor Tadeu Patrício e Marieta Resende.
Maestro Henry Leck e Tadeu Patrício

Tadeu Patrício e o Maestro Elias Moreira (SP)
Tadeu Patrício e o companheiro de teatro, Luiz Carlos Vasconcelos.
Maestro Vlademir Silva (PB) e Professor Tadeu Patrício (PB)

Tadeu Patrício e o Músico, Cantor Paulo Brasil (Paulão para os amigos)
Na platéia, Marieta Resende, Tadeu Patrício e outros artes educadores

Redação: Tadeu Patrício.
Fotos: Amélia Nóbrega e Tadeu Patrício.





 

2 comentários:

  1. Se nosso povo Cabedelense percebesse o poder que a nossa cultura local tem e as transformações socias que ela consegue fazer teria um olhar delicado este ano,pois será um ano impar pra nós que fazemos cultura aqui.Parabens Tadeu!!!Um abraço do amigo capoeirista ADEILSON MORAIS

    ResponderExcluir
  2. os alunos de cabedelo deveriam temtar fazer um coral cemelhante em cabedelo provalmente eu talvez participaria com os outros alunos.

    ResponderExcluir