domingo, 10 de março de 2013


PREFEITURA DE JOÃO PESSOA REALIZA SHOW 
PARA COMEMORAR O DIA DA MULHER.

Público na Praça Rio Branco

Um grande público esteve presente na Praça Barão do Rio Branco, centro da capital paraibana, na noite de Sexta-Feira, 08/03, para prestigiar o show da cantora e compositora Cátia de França, além das maravilhosas mulheres que formam o Grupo Toque de Salto e a Banda Absurdos, tendo ainda a participação especial de Diana Miranda e Renata Arruda, que foram também reconhecidas como grandes mulheres paraibanas pela Prefeitura de João Pessoa, no Dia Internacional da Mulher. O evento fez parte da programação especial para comemorar o Mês da Mulher e foi organizado pela Secretaria de Políticas  Públicas para as Mulheres (SPPM) e a Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE).

Para celebrar essa data, que comemora a cidadania da mulher, nada melhor que prestigiar nossas mulheres que são artistas, destacando uma ícone compositora, Cátia de França que representa muito bem a mulher paraibana. O show foi maravilhoso, disse a secretária Socorro Borges da Secretária de Políticas Públicas Para as Mulheres no encerramento do evento.


Secretária Socorro Borges e Cátia de França

Já a cantora e compositora Cátia de França afirmou que a homenagem da Prefeitura de João Pessoa foi um momento emocionante, um reconhecimento pelo seu trabalho. “Agora, em 2013, um ano que se mostra bastante atípico, comemoro 45 anos de carreira. Então, tinha que haver esse rebuliço na cultura paraibana que é essa homenagem para mim, justamente no Dia da Mulher”. No show Cátia de França cantou música do seu novo álbum intitulado: NO BALANÇO DA CANA UM BRASIL ADORMECIDO, com a participação da Orquestra Camareta Arte Mulher com 12 canções bem no seu estilo musical. 


Cátia de França e Tadeu Patrício

O show que foi intitulado “Elas – Um Encontro de Gerações” ainda contou com a participação das Bandas Toque de Salto (DF) e Banda Absurdos, que também contagiaram o público com suas músicas.


Disse, Sandra Borges, integrante da ‘Toque de Salto’, que estava bastante emocionada com o show, e falou sobre as conquistas que as mulheres vêm alcançando através de muita luta. “Temos que matar cem leões por dia para sermos respeitadas. A diversidade existe, e não é de hoje, e as pessoas começam a entender que isso não é um bicho de sete cabeças. Acho que conseguimos caminhar bastante, mas ainda tem muita luta”, afirmou a artista.


REENCONTRO DA BANDA ABSURDOS FOI ATRAÇÃO DA FESTA QUE COMEMOROU O DIA DA MULHER EM JOÃO PESSOA.


Banda Absurdos - Socorro Estrela, Regina Brown, Tânia Gomes e Silvana Moura.


Cinco anos depois da última apresentação em João Pessoa, a Banda Absurdos se reencontrou com o público paraibano que foi um show histórico na Praça Rio Branco e durou cerca de duas horas. No palco, estava Regina Brown, vocalista, atualmente radicada na Alemanha; Silvana Moura (Bateria) que mora em Brasília; Socorro Estrela (Contrabaixo) e Tânia Gomes (Violão e Voz) que moram e desenvolvem projetos culturais em João Pessoa, além da participação de Cátia de França, Diana Miranda e Renata Arruda. 


Silvana Moura, Tânia Gomes, Regina Brown e Socorro Estrela.

A banda é formada por ex-alunas do curso de educação artística, que depois de uma temporada fora dos palcos em razão dos caminhos de vida de cada integrante teve que tomar para garantir um lugar ao sol no mundo da arte educação musical, apesar disto, elas continuam unidades por uma energia cósmica e b em afinadas na arte da vida,  já que cumpriram o que prometeram antes de realizar o show histórico. Atualmente todas essas artes educadoras desenvolvem trabalhos na área musical, seja tocando ou regendo coral não vivem mais sem a música, que segundo Socorro Estrela, traz felicidade para cada uma de nós que formam a banda Absurdos. No show realizado na última Sexta-Feira tocaram músicas do CD autoral "Pedaços de Nós" como também músicas que marcaram a trajetória da banda em vários eventos na capital.

Socorro Estrela e Tadeu Patrício


A Banda Absurdos foi um dos principais grupos da música paraibana na década de 1990 e um dos poucos que conseguiu unir a tradição (Cátia de França, Genival Macedo, Jackson do Pandeiro) à contemporaneidade de um repertório autoral, aliado às interpretações de canções que se alinhavam às influências do grupo, passando pelas provocações musicais de Caetano Veloso, o suingue de Jorge Ben Jor e a convergência do black, soul e funk de Tim Maia. Na apresentação desta Sexta-Feira, a Banda Absurdos conta com o sax de Drailton Siqueira e o apoio da querida amiga Rosana Diogo na percussão.

Socorro Estrela, José Pagano e Tadeu Patrício


A contrabaixista Socorro Estrela afirmou que este reencontro foi uma oportunidade de está com as amigas de música e rever o público que lotou a Praça Rio Branco, pois foi um momento especial para a Banda Absurdos, onde agradecemos o convite feito pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Regina Brown e Tadeu Patrício

Regina Brown que mora na Alemanha, disse: “Na época que a Absurdos surgiu não havia essa efervescência de grupos femininos fazendo música e a gente propôs rearranjar as músicas de outros compositores e investir num repertório autoral. A expectativa e o prazer são enormes. O tempo é curto para os ensaios, mas a oportunidade de rever os fãs que nos acolhem sempre com carinho vale o esforço”.

Diana Miranda e Tadeu Patrício
Diana Miranda que mora Suíça, disse: “Cantar ao lado de grandes amigas, como a própria Cátia de França, Renata Arruda e as meninas da Banda Absurdos, é reviver toda aqueles momentos maravilhosos que fazíamos música em João Pessoa no final da década de 80 e início dos anos 90. Eram dias difíceis, mas foi um grande aprendizado nos bailes da vida".




Nenhum comentário:

Postar um comentário