sábado, 2 de março de 2013


ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA SE NÃO PASSAR POR REFORMA PODERÁ DESMORONAR. Veja as fotos abaixo:



A comunidade escolar do município de Boa Ventura no alto sertão da Paraíba está assustada com a situação deplorável do prédio da Escola Pública Estadual de 1º Grau João Cavalcante Silva. Os pais dos estudantes apelam às autoridades constituídas antes que uma tragédia aconteça no município. Apesar do prédio se encontrar sem a mínima condição digna de uso para as aulas, o ano letivo de 2013 teve início mesmo assim, e até agora nenhuma resposta oficial foi dada quando a reforma chegará. Conforme podemos observar nas fotos abaixo postadas a escola há décadas não recebeu nenhuma reforma, nem ao menos uma simples pintura.

Este blog que tanto tem feito apelos na defesa da qualidade da nossa educação paraibana, mais uma fez, solicitar ao senhor governador do Estado da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho, bem como, a professora Márcia Lucena, titular da pasta da educação, para que as reivindicações justas da comunidade escolar do município de Boa Ventura, no sertão da Paraíba, sejam atendidas, pois como podemos verificar, o prédio encontra-se numa situação deplorável, a exemplo, o teto todo comprometido, paredes deterioradas, sanitários sem condições de uso, a instalação elétrica e hidráulica toda danificada precisando passar por uma revisão geral, e o pior, isto significa risco a vida aos alunos e alunas matriculados nessa unidade de ensino estadual. Se algo acontecer a estas crianças e jovens quem será responsabilizado? Uma certeza teremos: será manchete de rede nacional o que não queremos para o Governo do Estado da Paraíba.

É uma vergonha para a educação brasileira, tantos recursos que são destinados do Governo Federal, através do Ministério da Educação para as secretarias da educação estaduais, que acaba não chegando devidamente ao ensino público. A educação nesse país tem muitos recursos aprovados no orçamento da união, por isso, tem a obrigação de ter uma escola pública por excelência, de qualidade. Como podemos observar, o filho do pobre estuda nas universidades privadas, enquanto que, o filho do rico estuda nas universidades públicas desse país. Pois precisamos reverter esta situação e melhorar a qualidade do Ensino Fundamental I e II, para que nossos estudantes possam chegar com mais facilidades nas universidades públicas brasileiras.

No entanto, o que assistimos é a má remuneração dos profissionais da educação, a má qualidade da merenda escolar servidas nas escolas públicas; os materiais didáticos insuficientes para as atividades do ano letivo; o material de expediente e de limpeza que está sempre faltando; o fardamento escolar distribuído para os estudantes, o qual já foi (camisa branco e verde) e agora (camisa branco e vermelho) tem um péssimo design e a blusa não tem qualidade. É preciso lembrar que essa nova geral, não é mais como os jovens de décadas passadas. Eles são mais exigentes, vivem era dos avanços da informática, tem um maior contato com o mundo exterior, e por receber mais informações do mundo globalizado são mais exigentes. É preciso tornar o ambiente da escola algo prazeroso. Só espero que as autoridades da educação se atualizem um pouco mais quanto a esta realidade. É preciso acompanhar as mudanças dessa juventude no mundo digitalizado. Afinal a educação só acontece quando há diálogos de ambas as partes. E pra não jogar dinheiro público no lixo referindo-me as blusas que o governo estadual tem ordenado confeccionar, sugiro a criação de um novo design feito por um profissional qualificado que possa criar uma arte direcionada ao público especifico, ou seja, os estudantes do Ensino Fundamental I, II e o EJA.

Por fim, é preciso que a comunidade escolar, pais, estudantes, direção, professores e funcionários percam o MEDO DE FALAR dos problemas que pertence à sua comunidade. Afinal a educação é um direito, os velhos coronéis revestidos de agentes da politicagem barata, muitas vezes subservientes ao sistema politiqueiro de “certos tipos líderes” tem que parar de interferir na vida educacional das escolas. Não cabe a estes "senhores" está indicando os cargos de direção das escolas públicas, isto deveria caber aos profissionais da educação do Estado. Pois é urgente uma mudança de mentalidade dessa gente. É preciso que os políticos deem apoio àqueles que lutam por melhorias na qualidade do ensino público, pois se compreende que política é a arte e a ciência do bem governarem os negócios públicos, e não o contrário, agir de forma mesquinha, individualista, perseguidora, pensando em si, em familiares e partidários. Isso não constrói nada, acaba perdendo todo mundo. É preciso lembrar que o povo é livre para escolher. Voto é um direito, é um ato de cidadania! Voto deve ser livre e não subordinado! Voto vendido é cidadania perdida!

De parabéns a comunidade escolar que teve a coragem e competência para se reunir com todas as autoridades do município constituídas, a exemplo, o atual Prefeito (PMDB), o Ex-prefeito (PSB); o Presidente da Câmara Municipal e Vereadores; Presidente do Conselho Tutelar; a Gerência da 7ª Região de Ensino do Governo do Estado com sede no município de Itaporanga e outras autoridades presentes. Além da presença marcante de pais dos estudantes, professores, funcionários e a equipe administrativa da escola estadual.

Reivindicar o projeto de reforma na Escola Estadual de 1º Grau João Cavalcante Silva, é um gesto de responsabilidade de todos que compõe a escolar e direito da comunidade escolar. Afinal a educação brasileira é um direito constitucional: Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Portanto, fundamentado na legislação brasileira vigente desse país, passado um prazo de 30 dias da referida reivindicação junto ao setor competente do Estado da Paraíba sem alguma resposta, sugiro a comunidade escolar conjuntamente com outra instituição da sociedade civil organizada, exemplo SINTEPB entrar com uma ação civil pública junto ao ministério público estadual, solicitando providências para solucionar o caso da má condição da estrutura física do prédio da Escola Estadual de 1º Grau João Cavalcante Silva.

Por fim, coragem e coragem, não há mudanças nesse país, sem lutas, sem mudança de atitudes, sem ação popular, sem organização do povo. É preciso exercer os direitos de cidadania. Boa sorte na luta que é de todos!

Tadeu Patrício, Educador!

Observação: Dê a sua opinião, pois as autoridades competentes do Governo do Estado tomaram conhecimento. 



Escola Estadual de 1º Grau João Cavalcante Silva.

Representantes da 7ª Gerência de Ensino do Estado




























M



2 comentários:

  1. Obrigada, professor Tadeu Patrício, pela sensibilidade e por abraçar a nossa causa. Não podemos ser omissos aos problemas educacionais do nosso país e do nosso Estado.

    ResponderExcluir
  2. Professor Tadeu, eu, em nome de toda a comunidade escolar da Escola Estadual João Cavalcante Sula da cidade de Boa Ventura-PB, agradeço o seu apoio ao apelo em prol da reforma.

    ResponderExcluir