quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

SAIBA POR QUE A BANDEIRA DA PARAÍBA TEM A PALAVRA NEGO?

Muitos turistas que visitam a Paraíba e a Fortaleza de Santa Catarina sempre fazem essa pergunta? Qual o significado da palavra NEGO na bandeira da Paraíba? Nós paraibanos não podemos deixar de esclarecer os fatos mesmo resumidamente:



A palavra “NEGO” escrita na bandeira da Paraíba, existe para registrar um fato histórico que aconteceu no final da década de 20, ou seja, em 1929. Naquela época começou um processo de eleição para o cargo do novo Presidente da República do Brasil. Acontece que existia a chamada aliança CAFÉ-COM-LEITE, pela qual São Paulo e Minas Gerais se revezavam no exercício da Presidência da República. Esse acordo tinha o apoio do ex-presidente da República, o paraibano Epitácio Pessoa, que era tio do Presidente da Paraíba, João Pessoa. 

Presidente da República do Brasil
Epitácio Pessoa

Então, o presidente em exercício Washington Luiz (Paulista) rompeu este acordo e indicou como seu candidato à Presidência outro paulista, de nome Júlio Prestes, desagradando assim as oligarquias de Minas Gerais, porém, desejavam que o candidato fosse um mineiro.

Presidente da República do Brasil
Washington Luis

Na Paraíba, o presidente João Pessoa ficou inconformado com a atitude, por isso NEGOU o apoio da Paraíba a candidatura de Júlio Prestes. 

Júlio Preste
(Candidato dos Paulistas)

O presidente João Pessoa teve coragem cívica de passar um telegrama ao Governo Federal negando qualquer tipo de apoio. Como não houve acordo, o governador de Minas Gerais e candidato a sucessão presidencial, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, abriu mão de sua candidatura e organizou uma chapa de oposição apoiando para presidente o governador do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas e para vice-presidente o paraibano João Pessoa.

Presidente de Minas Gerais
Antonio Carlos Ribeiro de Andrade

Estava formada a Aliança Liberal que unia as oligarquias de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e da Paraíba que passaram a apoiar a candidatura do gaucho, Getúlio Vargas. Daí o famoso NEGO, inserido na bandeira da Paraíba. Quanto às cores: o vermelho significa o sangue derramado e o preto o luto, ou seja, a comoção do povo da Paraíba devido o assassinato do Presidente João Pessoa, na Confeitaria Glória no centro do Recife/PE, em 26 de Julho de 1930.

Presidente da Paraíba
Tenente João Pessoa

O assassinato do presidente João Pessoa foi o estopim da ação conspiratória. O episódio estava vinculado aos problemas internos da Paraíba, mas foi o pretexto para desencadear o movimento armado de derrubada do governo de Washington Luís. A revolta armada começou no Rio Grande do Sul, sob o comando de Góes Monteiro, em 3 de outubro de 1930. No dia seguinte, foi a vez do Nordeste, sob o comando de Juarez Távora.

Porém, antes mesmo que as tropas governamentais enfrentassem as forças rebeldes, as Forças Armadas (o Exército e Marinha) depuseram o presidente Washington Luís e formaram uma junta governativa composta pelos generais: Tasso Fragoso, Menna Barreto e o Almirante Isaías Noronha. Em novembro de 1930, os militares transferiram o poder governamental para o gaúcho Getúlio Vargas, o líder político do movimento conspirador e golpista.

Presidente do Rio Grande do Sul
Getúlio Vargas
Embora tenha ocorrido um golpe militar, desencadeado e conduzido por parcelas da classe dominante, a historiografia concebe o episódio como um movimento revolucionário. A chamada Revolução de 1930 destruiu as principais instituições políticas da República Oligárquica, pondo fim a Política dos Governadores e a Política do Café-com-leite. A Revolução de 1930 inaugurou a chamada Era Vargas (1930-1945), período em que este político governou o país provisoriamente, constitucionalmente e ditatorialmente.


2 comentários:

  1. Parabéns, Tadeu, pela forma prática e resumida de contar o fato.

    Excelente didática!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Socorro Pinto (Supervisora Escolar) pelo reconhecimento do texto.

    ResponderExcluir