domingo, 30 de março de 2014

COMEMORANDO O DIA INTERNACIONAL DO TEATRO






EXERCÍCIO DA APRENDIZAGEM DO TEXTO ESTUDADO
SOBRE O DIA INTERNACIONAL DO TEATRO.

01) Em que data se comemora o dia internacional do teatro?  (1)
R.

02) Em que ano, cidade e país foi criado o Dia Mundial do Teatro? (1)
R.

03) COMPLETE: A dança é considerada a _________________________ criada pelo homem, enquanto que o teatro é considerado a_____________________
Criada pelo homem.

04) Que ditado popular se diz sobre o teatro e a dança? (1)
R.

05) Selecione um conceito sobre o que é teatro que você mais se identificou? (2)
      R.

06) O que escreveu o filósofo Sêneca sobre a importância do ator e do público? (4)
R.

07) Quando a função do ator tem sentido no fazer teatral? (4)
R.

08) No mundo artístico quem tem a capacidade de representar a vida do espírito humano? (1)
R.

09) Quais as duas funções artísticas que é essencial para o teatro? (1)
          R.

10) Qual o principal objetivo do teatro? (4)
           R.

TEXTO PARA PESQUISA 1 – DIA INTERNACIONAL DO TEATRO

     O Dia Internacional do Teatro é comemorado em 27 de Março, e o mundo celebra esta a   data que é considerada a segunda arte criada pelo homem desde a antiguidade.

   O Dia Mundial do Teatro foi criado pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI) em 1961, data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

   Para melhor compreensão da ordem das artes, a dança é considerada a primeira arte criada pelo homem, enquanto que o teatro é a segunda arte, por isso que se diz: o teatro é filho da dança.

   Eis aqui três exemplos de conceitos do que é Teatro? a) Teatro é a arte do gesto e da palavra por excelência; b) Teatro é a cultura de um povo que se comunica por gestos e palavras; c) Teatro é também um lugar onde se apresenta peças teatrais criadas pelo dramaturgo.

    É como disse o Filósofo Sêneca: “Não há teatro sem público e sem ator, da mesma forma que é importante no palco o ator, é essencial na plateia o espectador”. Pois a função do ator só tem sentido na medida em que é desempenhada para a observação de alguém. Pois somente o ator e a atriz têm a capacidade de representar a vida do espírito humano, em público e de forma artística por meio de gestos e palavras que é o teatro em sua essência”.

  O teatro tem como objetivo ser um instrumento da educação do um povo que pode transformar o mundo tornando as pessoas mais humana e dignas através da concepção cênica.

    (Continuação na próxima aula)


11) O que caracteriza como marco principal o surgimento do teatro? (4)
           R.
12) Descreva como foi à ação teatral vivenciada por um grupo de pessoas em uma pedreira? (4) R.

13) Depois da criação do gesto no teatro como foi incorporado no fazer teatral o texto ou a palavra? (4) R.

14) As primeiras representações criadas pelo homem trazia a ideia de que personagens? (2) R.

15) No princípio o que os primeiros homens criadores do teatro faziam para representar a vida? (4)
          R.

16) Qual o deus grego que era homenageado pelo teatro? (1)
R.

17) Como se chamavam os espaços cênicos onde aconteciam as representações teatrais? (1)
          R.

18) Cite os três grandes dramaturgos da tragédia clássica? (1)
           R.

19) Cite o nome do pai da comédia clássica mundial? (1)
           R.

20) Qual a principal função das peças teatrais para os gregos? (1)
 R.




TEXTO PARA PESQUISA 2 – DIA INTERNACIONAL DO TEATRO

    O marco principal do surgimento do teatro foi uma reunião que aconteceu com um grupo de pessoas em uma pedreira, as quais se reuniam em volta de uma fogueira para se aquecer do frio. Assim a fogueira fazia refletir a imagem das pessoas daquele grupo na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Depois um texto ia sendo improvisado acompanhada por imagens criada pelo próprio homem da antiguidade, que trazia a ideia de personagens fortes, fracos, oprimidos, opressores, engraçados, tristes e até de Deus e do diabo.

    A representação começou existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais e os deuses, para contar aos outros como eles eram e o que faziam se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.

    As homenagens aos deuses também favoreceram o aparecimento do teatro. Na época das colheitas da uva, as pessoas faziam encenações em agradecimento ao deus Dionísio (deus do vinho), pela boa safra de uvas colhidas, assim, sacrificavam um bode, um carneiro, ou mesmo um cordeiro trazendo para a comemoração os primeiros indícios da tragédia.

    Os povos da Grécia antiga transformaram essas encenações em arte, criando os primeiros espaços próprios, para que fossem divulgadas suas ideias, as mitologias, agradecimentos aos vários deuses, dentre outros assuntos. E estes espaços cênicos eles chamaram de teatro de arena, coliseu, anfiteatro.

    O gênero trágico foi o primeiro a aparecer, retratava o sofrimento do homem, sua luta contra a fatalidade, as causas da nobreza, numa linguagem bem rica e diversificada. Os maiores dramaturgos da tragédia clássica foram Sófocles, Ésquilo e Eurípedes e da comédia foi Aristóteles, o pai da comédia mundial. As primeiras peças de teatrais tinham entre os gregos a função da educação do povo.

FIM










Nenhum comentário:

Postar um comentário