sábado, 12 de setembro de 2015

PROGRAMA DE INCLUSÃO ATRAVÉS DA MÚSICA E DAS ARTES - PRIMA




O Estado da Paraíba em 2011 saiu na frente ao criar o Programa de Inclusão através da Música e das Artes (PRIMA). 
Disse o Maestro Alex Klein que ficou muito gratificado quando o governo estadual através da Secretaria de Cultura lhe convidou para dirigir a orquestra do PRIMA, estão tive a oportunidade de conviver com as crianças e jovens que formam esse projeto espetacular de gente que produzem sons maravilhosos, a cada dia surpreendo-me com as lições de superação de vida que são relatadas pelos jovens alunos diariamente em nossas aulas resultado do trabalho realizado pela equipe pedagógica e professores do PRIMA.
Disse que o primeiro pólo foi o de Cabedelo, depois em João Pessoa nas comunidades de Mandacaru e Alto do Mateus, agora já estamos em outros municípios do estado, a exemplo: Santa Rita, Guarabira, Campina Grande, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha e Cajazeiras. As orquestras nessas comunidades criada trata-se do um projeto paraibano de orquestras jovens, que também inclui corais e bandas, já está presente em nove cidades e ensina música instrumental a cerca de 1.200 crianças e adolescentes (com o objetivo de atingir 10 mil jovens nos próximos 5 anos!). Todos os participantes estão matriculados regularmente em escolas públicas.
PRIMA é um programa que utiliza a música como ferramenta para a inclusão social e disponibilização de oportunidades para crianças e adolescentes do Estado da Paraíba, especialmente aquelas de regiões carentes. E haja criança carente nessas regiões! O programa é coordenado pelo Maestro Alex Klein, responsável pela sua gestão e implantação, bem como pelo acompanhamento pedagógico, e tem como diretor executivo o músico e gestor cultural, Milton Dornelas.
O PRIMA é sonho antigo do atual governador Ricardo Coutinho, e ele o implementou assim que assumiu o governo”, explica Alex Klein ao volante do seu carro quando me conduz à região de Cabedelo. O maestro – que também toca oboé e é considerado um dos melhores oboístas do mundo – não esconde seu entusiasmo pela empreitada que dirige: “O programa hoje tem um corpo docente de 50 profissionais que ensinam música a cerca de 1.200 crianças e adolescentes. O foco principal não é ser uma simples escola de música. Trata-se, muito mais, de uma verdadeira escola de vida, um trabalho de inclusão através da música, das artes e de uma certa sabedoria existencial”.
As fotos aqui postadas foram tiradas no ensaio do PRIMA, realizado no sábado, 12 de Setembro de 2015, na Fortaleza de Santa Catarina, sala da Casa do Capitão-Mor, tendo como regente o jovem maestro cabedelense, Erenilton Ferreira e contou com uma plateia de ilustre professores: Osvaldo da Costa Carvalho (Presidente), Rejane Viana, Tadeu Patrício, Roseleide Farias, Poeta José Pereira, Poetisa Jerusa Guedes, Escritor, Gabriel Bittencourt e a esposa Marly Bittencout e o Professor José Octávio Arruda de Melo, além de turistas e familiares de jovens integrantes da orquestra do PRIMA.
Fotos: Tadeu Patrício.






























2 comentários:

  1. Excelente matéria sobre o PRIMA /PB ( Projeto de inclusão através da música e das artes). Momentos de musicalidade, beleza, romantismo, que nós vivenciamos no térreo da casa do Capitão Mor no Forte de Santa Catarina, em Cabedelo/PB!

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria sobre o PRIMA /PB ( Projeto de inclusão através da música e das artes). Momentos de musicalidade, beleza, romantismo, que nós vivenciamos no térreo da casa do Capitão Mor no Forte de Santa Catarina, em Cabedelo/PB!

    ResponderExcluir