terça-feira, 28 de agosto de 2012

SAIBA COMO FOI A CRIAÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL DE CABEDELO:

 
HISTÓRICO - CAPITULO I:


ORIGEM:
Ex- Diretor do Colégio Estadual de Cabedelo
(Dr. Júlio Aurélio Moreira Coutinho)
 
Segundo o Dr. Júlio Aurélio Moreira Coutinho, o Colégio Estadual de Cabedelo representa um marco da vitória, do triunfo, do ideal de uma cidade e de um povo que se organizou para obter um centro de trabalho, principalmente para possibilitar que, a sua mocidade, a sua juventude, encontrasse um meio de adquirir os conhecimentos necessários e indispensáveis à vida.

Para ele, o Colégio Estadual de Cabedelo, hoje Escola Estadual José Guedes Cavalcanti, nasceu de um ideal, quando a Câmara Municipal de Cabedelo, na época, sua primeira legislatura que tinha como integrantes os vereadores: Messias Pessoa da Silva; Luiz Morais Fragoso, Luiz Bezerra Cavalcante; José de Arimatéa e Silva; Pastor José Francisco Pereira e Souza; Luiz Ferreira de Góes, Altimar de Alencar Pimentel e Manoel Lira, que contactaram o deputado estadual Vital do Rêgo, que era líder na Assembléia Legislativa do Governo Estadual, Pedro Moreno Gondim, para vir a Cabedelo e conhecer os problemas da cidade portuária.

       E naquela ocasião, o Dr. Júlio Aurélio Moreira Coutinho, também fora convidado para participar da sessão especial na Câmara Municipal de Cabedelo, como Promotor Público de Cabedelo, que após a realização da reunião ficou com a incumbência de elaborar um Projeto de Lei para a criação do Colégio Estadual de Cabedelo.

No entanto, a luta maior foi a instalação do colégio, bem como o início de suas atividades (aulas), o que ocorreu somente no ano seguinte (fevereiro de 1963), ocupando o espaço do Grupo Maria Pessoa, que pertence a Prefeitura Municipal de Cabedelo, fato que, fora cedido gentilmente pelo prefeito Enivaldo Figueiredo Miranda e pelo seu vice-prefeito, Francisco Figueiredo de Lima, destacando também os esforços de Francisco Xavier Borges, que lutou para que essa vitória fosse alcançada. Estes cidadãos cabedelenses também integraram-se a toda a equipe de lideranças comunitárias e representantes dos sindicatos de Cabedelo, objetivando assim, a criação do Núcleo Educacional de Cabedelo.  


Observação: Aguarde as próximas postagens e divulgue para que outros cabedelenses possam ficar por dentro desta história de luta e sonho fantástica.

(Povo sem memória é povo sem cultura).
 




PREMIAÇÃO:
 
 
É isso ai garoto não tem pra ninguém!



 
 
      A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Guedes Cavancanti, mais uma vez consagra-se campeão na prática esportiva de Cabedelo, desta vez quem subiu ao podium foi o aluno do ensino fundamental THIAGO PEREIRA DA SILVA, campeão da III Corrida do Estudante, realizada dentro da programação do Dia Nacional do Estudante, promovida pela Prefeitura Municipal de Cabedelo-PB, através da Secretaria de Turismo e Esporte. O evento realizou-se na orla marítima de Cabedelo, lugar onde também, o aluno recebeu o prêmio de um Notebook das mãos da diretora da escola, professora Magali Venâncio de Carvalho Teixeira, cuja premiação muito contribuirá para o seu desenvolvimento educacional e intelectual.
 
 
 
Lá vem nosso o campeão para receber o aplauso da galera!

 
 
Chegada de um Campeão é assim, tranquila.
 
Escola José Guedes Cavalcanti 1º Lugar.
 
Diretor Magali Venâncio entrega o Prêmio de 1º Lugar.
 
Entre amigos e famíliares.
 
 
Demais estudantes contemplados com metalhas pela participação na corrida.
 
 
Este blog em nome de todos os professores e professoras, alunos e alunas e demais funcionários da escola parabeniza o estudante por esta belíssima vitória que tanto nossos honra, e no seu gesto de estudante vencedor, trás a luz do tempo que nossa escola é uma escola viva, glorioso e triunfante.
 
Redação: Tadeu Patrício, educador.
 
 
 



 
 
 

4 comentários:

  1. Averiguando: tenho recebido informações que algumas pessoas que acompanha este blog, postam seus comentários nesta página e não ver publicado seus comentários, por que será? Então, vamos ver este teste do seu editor.

    ResponderExcluir
  2. um bom incentivo para o adolescente e o esporte e o gudes esta renovando isto parabéns equipe Guedes

    ResponderExcluir
  3. Olá Tadeu,

    Josemarques Marquesbrito comentou sua foto.

    Josemarques escreveu: "Professor Júlio Moreira Coutinho, fundador do Colégio EstADUAL DE cABEDELO, sendo seu diretor por duas decadas, dirigindo aquela instituição de ensino, a mais importante da cidade, com muito amor, determinação, inteligencia e sabedoria, ensinando e orientado seus alunos, professores e funcionários, sempre com muito zelo pelos valores da cidade onde também era promotor público, cargos que desempenhou com muita capaciade e competencia dos brilhos jurídicos, detinha o poder da oratória e do convencimento pela clareza da sabedoria do conhecimento da EducAÇÃO e do Direito, continua fazendo falta no nosso meio."

    ResponderExcluir
  4. Fico imensamente feliz por saber que o Vídeo Documentário "GUEDES: 40 anos educando gerações" dirigido por mim (Elton Bruno Pinheiro), com o forte apoio da Profa. Maria Regina da Silva Nascimento e Edição de Pepito Batista, na época em que eu ainda era aluno do Ensino Médio da referida Escola, há exatos dez anos passados, quando comemorávamos os 40 anos do Guedes, possa hoje, no Jubileu de Ouro dessa mesma Escola, servir como fonte valiosa de informação, capaz de reavivar a memória de todos os que fazem a história do nosso Guedes! Parabéns ao Professor Tadeu Patrício pelo atento e minucioso trabalho de "transcrição" e "publicação". Saudações a todos da atual família-escola "José Guedes Cavalcanti"! Com muito orgulho e alegria, faço parte dessa história!

    Prof. Ms. Elton Bruno Pinheiro
    Ex-aluno da Escola Estadual José Guedes Cavalcanti.

    ResponderExcluir