A mesa foi formada pelo Presidente da Comissão
de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal de Cabedelo, Vereador Fábio de
Oliveira (Fabinho); Wellington Viana (1º Secretário) e Jonas Pequeno (2º
Secretário), este ausente à referida sessão. O senhor presidente da comissão fazendo
uso de suas prerrogativas convidou para compor a mesa, o expositor e Contador Geral
da Prefeitura de Cabedelo, Arthur de Albuquerque Gadelha; O Secretário do Meio
Ambiente (Walter Farias Marques); O Secretário de Segurança (Coronel Francisco Vieira
de Freitas) e o Adjunto de Planejamento (Osvaldo da Costa Carvalho).
Já no plenário havia uma grande
participação por parte das Entidades da Sociedade Civil Organizada que se
fizeram presentes através da mobilização da Associação Cabedelense Para
Cidadania – ACICA e do Movimento Cultural de Cabedelo – MCC, para que todos
tivessem acesso a LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL 2013, a qual disponibilizada com muito
pouca antecedência da referida “audiência pública”, já que os Vereadores de
Cabedelo não tem a prática de divulgar amplamente para a Sociedade Civil
Organizada, destacando que, a referida matéria chegou a Câmara Municipal desde
o mês de Setembro de 2012, mesmo assim os eleitos pelo povo não demonstram o
mínimo interesse de aprofundar o debate sobre a importante Lei Orçamentária que
interfere no desenvolvimento e qualidade de vida da população cabedelense.
Representantes da Cultura: Ribamar Del Souza, Marta Smith, Marcos Alcântara e Tadeu Patrício. |
Chamamos atenção para o fato que, em
outros municípios paraibanos e do país, chegam a realizar até 10 Audiências Públicas
para debater a sua Lei Orçamentária Anual, começando pelas secretarias mais
importantes em valor orçamentário, a exemplo, educação, saúde, segurança,
habitação, serviços urbanos, ação social, entre outros, sempre com antecedência
das propostas do orçamento público priorizada pelo Poder Executivo e a
Sociedade Civil Organizada.
Em Cabedelo, as entidades através dos
seus representantes, verificaram em fórum que fora realizado anteriormente que
infelizmente, o Projeto Orçamentário para 2013 é basicamente a repetição dos mesmos
elementos de despesas dos orçamentos anteriores que, via de regras não são executada
pelo Prefeito. Alguns elementos de despesa são simplesmente descontextualizados
da realidade como, por exemplo, a previsão de R$ 7.100,00 (sete mil e cem
reais) destinados ao Programa de Combate as Drogas e a Violência junto às
comunidades pela Secretaria de Educação, durante todo o ano de 2013. Ao
Programa de Urbanização da orla marítima foi destinado apenas R$ 84.000,00 para
o ano todo; e a urbanização das áreas de rio ficou com apenas R$38.700 para o
próximo ano. Enquanto isso o orçamento do Gabinete do Prefeito que é o nono
maior orçamento da LOA 13, que vai ficar com mais de três milhões de reais para
pagar seu pessoal administrativo, e suas assessorias, por exemplo, o referido
Gabinete do Prefeito tem um orçamento maior do que os gastos para desenvolver
áreas estratégicas em Secretarias como: Turismo; Desenvolvimento Urbano; Pesca
e Aquicultura; Meio Ambiente; Cultura; Esporte e Lazer.
O orçamento de Cabedelo está quase
todo comprometido com o pagamento de servidores sem concurso e cargos
comissionados que representam um número igual ao de funcionários efetivos
concursados. A Câmara Municipal vai levar mais de nove milhões de reais em 2013.
É o terceiro maior orçamento que só perde para as Secretarias de Educação e
Saúde por força de lei. Cada Vereador vai custar ao cidadão de Cabedelo em
torno de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) no próximo ano, que é quase igual
ao gasto previsto para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano para o ano
inteiro.
Ernesto Luiz Batista Economista da UFPB, Coordenador do Observatório Social de Cabedelo. |
O pronunciamento dos representantes
da sociedade foi de frustração. Cidadãos e entidades declararam nessa Sessão
Pública que a aplicação dos recursos públicos em Cabedelo sempre foi
determinada apenas pela vontade do Prefeito, sem considerar os projetos que a
população apresenta. Uma única proposta
de emenda popular nunca sequer foi executada pelos gestores de Cabedelo. Os
poucos (três) Vereadores presentes na Sessão apenas declararam que “não podiam
fazer nada” perante essa prática centralizadora dos gastos públicos no
município porque isso tem sido uma prática de gestões anteriores. Como a
sociedade civil organizada pode interferir nessa forma de mentalidade?
Jorge Luís de Freitas Vilela, representante da Associação Artística-Cultural de Cabedelo - AACC |
Tadeu Patrício, representante do Movimento Cultural de Cabedelo - MCC. |
Representantes da sociedade que
lotaram o plenário da Câmara lamentaram a ausência dos 7 (sete) dos 10 (dez)
Vereadores na Sessão do orçamento público. Apenas um Vereador eleito para os
próximos quatro anos, Fernando Sobrinho (PHS – Coligação União dos Humanistas
Democratas) se fez presente na audiência Pública. Foi percebida a ausência da
maioria dos Secretários da atual gestão, do prefeito eleito, bem como da
Comissão de Transição, mesmo sabendo que, o próximo gestor será o guardião do
dinheiro público e o principal responsável pela aplicação do orçamento
apresentado, que por sinal aguardado com muita expectativa as mudanças de
atitudes que o município de Cabedelo precisa dar para justificar a sua GRANDE
ARRECADAÇÃO ANUAL, que de acordo com especialistas sempre arrecada bem mais do
que o valor estimado.
Ao final da Sessão ficou clara a
frustração da Sociedade Civil Organizada presente que taxativamente declarou a
falta de confiança na forma como o poder público tem tratado a participação
popular no orçamento público. Caberá ao novo prefeito e aos novos Vereadores eleitos
demonstrar se vão reformular a relação com a sociedade e respeitar as propostas
orçamentárias da população, como orienta a lei e os princípios da democracia,
ou se vão repetir as velhas práticas centralizadoras que visam apenas realizar
Sessões relâmpagos para legitimar orçamentos que não trazem benefícios para a
maioria da população e que são recorrentemente reprovados pelo Tribunal de
Contas do Estado.
Ao final da Sessão foi proposta pela sociedade
presente a realização de uma Sessão Pública com o futuro prefeito Luceninha, sua
equipe de governo e Vereadores eleitos a fim de estabelecer novas prioridades e
firmar compromisso para a execução orçamentária de Cabedelo em 2013.
Na pauta dessa Sessão também constava
a discussão do Projeto de Lei nº 031/2012 – Do Prefeito Municipal – Dispõe
sobre as alterações de programas e ações governamentais do Plano Plurianual do
Município de Cabedelo, para o período 2010/2013 e dá outras providências. Esse
assunto, porém não foi sequer apresentado na Sessão. Como interpretar este fato?
SEGUE ABAIXO FOTOS DAS PESSOAS PRESENTES NA GALERIA DA CÂMARA:
Edição: Ernesto Batista e Tadeu Patrício.
Fotos: Wellington Costa.
DESPESAS POR PODER E UNIDADE
ORÇAMENTÁRIA PREVISTA PARA O EXERCÍCIO DE 2013.
I - ADMINISTRAÇÃO DIRETA:
1.1 - PODER LEGISLATIVO
(Câmara Municipal) – R$ 9.018.307,00 (4,45%)
1.2 - PODER EXECUTIVO (Prefeitura Municipal) – 137.804.522,00 (89,13%)
R$ 13.005.509,00 (6,42%).
TOTAL GERAL DA DESPESA R$ 202.582.053,00 (100,00%).
Veja no quadro abaixo as despesas previstas nos orçamentos das secretarias do Governo Municipal:
ESPECIFICAÇÃO DAS SECRETARIAS
|
VALOR R$
|
GABINETE
DO PREFEITO
|
R$
3.100.200,00 (1,53%)
|
GABINETE
DO VICE-PREFEITO
|
R$
330.500,00 (0,16%)
|
CHEFIA
DE GABINETE
|
R$
371.500,00 (0,18%)
|
SECRETARIA
DE ADMINISTRAÇÃO
|
R$
6.013.631,00 (2,97%)
|
SECRETARIA
DAS FINANÇAS
|
R$
14.479.500,00 (7,15%)
|
SECRETARIA
DA EDUCAÇÃO
|
R$
41.637.344,00 (20,55%)
|
SECRETARIA
DE TURISMO
|
R$
2.212.300,00 (1,09%)
|
SECRETARIA
DA SAÚDE
|
R$ 47.867.418,00 (23,63%)
|
SECRETARIA DO TRABALHO E AÇÃO SOCIAL
|
R$ 8.689.000,00 (4,29%)
|
SECRETATIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO
|
R$ 648.100,00 (0,32%)
|
SECRETARIA DE PLANEJ. USO E OCUPAÇÃO DO SOLO
|
R$ 2.734.000,00 (1,35%)
|
SECRETARIA DE SEGURANÇA
|
R$ 9.007.144,00 (4,45%)
|
SECRETARIA DE PESCA E AQUICULTURA
|
R$ 1.664.200,00 (0,81%)
|
PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
|
R$ 1.998.400,00 (0,99%)
|
SECRETARIA DE HABITAÇÃO
|
R$ 3.192.400,00 (1,58%)
|
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
|
R$ 2.148.800,00 (1,06%)
|
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE
|
R$ 1.568.700,00 (0,77%)
|
SECRETARIA DE OBRAS PÚBLICAS
|
R$ 24.159.700,00 (11,93%)
|
SECRETARIA DE CULTURA
|
R$ 2.274.000,00 (1,12%)
|
SECRETARIA DE ESPORTE, RECREAÇÃO E LAZER
|
R$ 1.004.200,00 (0,50%)
|
SECRETARIA DE TRANSPORTE
|
R$ 1.327.100,00 (0,66%)
|
SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS
|
R$ 3.829.500,00 (1,89%)
|
RESERVA DE CONTINGÊNCIA
|
R$ 320.600,00 (0,16%)
|
TOTAL DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA
|
R$ 189.576.544,00 (89,13%)
|
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