segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DIA NACIONAL DA CULTURA É COMEORADO COM HOMENAGENS A LUIZ GONZAGA, REI DO BAIÃO.


 



A data foi comemorada nesta Segunda feira, às 11:00 horas, 5 de Novembro, dedicado ao dia da cultura nacional, que também é o dia do nascimento de Rui Barbosa. A cerimônia foi no palácio do planalto em Brasília e contou com a presença de vários artistas do país. Saiba os detalhes na matéria abaixo: 


No dia 5 de novembro, data de aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923), é comemorado o Dia da Cultura no Brasil. A data comemorativa foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579.

O Rei do Baião, Luiz Gonzaga, foi o homenageado da 18ª edição da Ordem do Mérito Cultural (OMC) 2012, e entregue pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, e pela presidente da República, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, a medalha de Ordem do Mérito Cultural aos familiares de Luiz Gonzaga nesta segunda-feira, 11h.

Neste ano é comemorado 100 anos de nascimento de Gonzagão, que, para o conselho da ordem, foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira, tornando-se um ícone do povo nordestino.

A Ordem do Mérito Cultural é uma condecoração outorgada pelo Ministério da Cultura (MinC) a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições em reconhecimento por suas contribuições à Cultura brasileira. Desde a criação da homenagem pelo governo federal, por decreto em 1995, já foram condecoradas mais de 500 personalidades nacionais e estrangeiras de 60 instituições, públicas e privadas.

Os agraciados são inicialmente indicados por qualquer cidadão, que depois são analisados pelo Conselho da Ordem do Mérito. Os nomes aprovados seguem para a Presidência da República, que aprova o decreto e publica os nomes dos condecorados no Diário Oficial da União.

Exposição :


Na próxima terça-feira (6), o andar térreo do Palácio do Planalto abre-se ao público para a exposição O Imaginário do Rei – Visões Sobre o Universo de Luiz Gonzaga, com curadoria de Bené Fonteles. São peças que contam a rica e diversificada iconografia da vida e obra de Luiz Gonzaga. Reúne fotografias históricas e raras do artista, livros e CDs.

Quatro filmes serão exibidos na exposição: Viva São João!, de Andrucha Waddington; O Milagre de santa Luzia, de Sergio Roizenblitz; O Homem que Engarrafava Nuvens, de Lírio Ferreir,a e Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões de Rose Maria. Obras de artistas de todas as regiões do País, algumas criadas especialmente para a mostra, estarão expostas.

Medalha:

Anualmente, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vinculada ao Ministério da Cultura, entrega também no Dia Nacional da Cultura, a Medalha Rui Barbosa a personalidades que se destacaram na prestação de serviços em prol da cultura do País.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário