quinta-feira, 15 de novembro de 2012

COMUNIDADE DA PRAIA DO JACARÉ FESTEJA 80 ANOS DE SUA PADROEIRA. Saiba os detalhes:

Nossa Senhora do Brasil - Imagem de 1932.

A comunidade da Praia de Jacaré em Cabedelo vem organizando a Festa do seu Padroeiro Nossa Senhora do Brasil desde 1932. Em entrevista feita a Dona Maria Arlete Gomes Pontes, conhecida carinhosamente por D. Nininha, uma das moradoras mais antigas da comunidade que nasceu no dia 19 de Outubro de 1932, mês em que a imagem de Nossa Senhora do Brasil chegou a vila. Seus pais muito católicos sempre levavam os filhos para participar da Santa Missa apesar das dificuldades existentes na época com a vinda de padres para fazer celebração da missa na antiga capelinha que existia no povoado.
 
Capela da Praia do Jacaré - Nossa Senhora do Brasil.

Disse que, desde  criança vem participando da festa da padroeira, pois é uma bênção da Virgem Maria Santíssima Nossa Senhora do Brasil que me dar saúde para todos os anos está aqui no meio dessa gente maravilhosa e na presença das famílias cristãs da nossa comunidade. Dona Nininha é viúva, seu saudoso e amado esposo chamava-se Jonas Alves Pontes, cuja união teve 9 filhos. Sua filha Maria José Pontes encostada a mais velha é quem o acompanha sempre à missa.
 

Maria Arlete Gomes Pontes (Dona Nininha)
 
Patrícia Gomes uma das organizadoras das atividades religiosas da Capela Nossa Senhora do Brasil em Jacaré, que participa da equipe incentivadora, juntamente com Antonio Maia, Irís de Azevedo, Márcio Ricardo da Silva e outros, que todos os anos planejam com muito carinho esta maravilhosa festa, disse que, a comunidade precisa seguir cada vez mais nos principios do evangelho e ser fiel seguidora de Maria, pois o próprio Jesus Cristo nos deu Maria como nossa mãe.
 
 
 

Já o companheiro Josinaldo Santos, educador, que coordena o Grupo de Jovens da Luz, vem desenvolvendo um trabalho junto a juventude da vila, incentivando-os  a prática musical, a exemplo formação de coral, grupos musicais e descobrindo valores do próprio bairro que estão no anonimato para que todos possam reconhecer os grandes talentos musicais que existem na comunidade.
 

Erivan de Jovens e Pe. Germano
 
A Festa da Padroeira de Jacaré tem a organização do Grupo de Incentivadores da Capela, da Associação dos Moradores de Jacaré, através de pessoas como: Arionaldo, Gilson, Isaque, Josinaldo, Antonio, além do Paroco Pe. Germano Santana Lima.
 

Tadeu Patrício, Padre Germano e Josinaldo.
 
De acordo com Sr. Matierte Manoel de Barros, 87 anos, um dos mais antigos moradores da Vila do Jacaré, o povoado é originário dos nossos antepassados índios potiguaras, pois a comunidade é constituida de pessoas simples do povo, como pescadores, artesãos e pequenos comerciantes. Para Sr. Valdemir Farias, 67 anos, também morar antigo da Vila do Jacaré, a comunidade vêm celebrando a sua padroeira há 80 anos sempre no dia 15 de Novembro que é data oficial da padroeira, tendo sido definida no calendário liturgico a Nossa Senhora do Brasil, pois a sua imagem é atribuída a Maria, mãe de Jesus, cujo nome original é Nossa Senhora dos Divinos Corações.
 

 

Nesta Quinta-Feira comprovei a fé de um povo que seguia em procissão anunciada através de fogos de artíficios, carro de som volante que entoava ao vivo cânticos de louvores a Maria mãe de Deus, animados por jovens da comunidade sob a maestria do meu ex-aluno da Escola Estadual José Guedes Cavalcanti, Erivan no violão e Daniela no back-vocal, que animavam com canções do repertório da igreja cartólica, mas vez enquanto repetiam o Hino Nossa Senhora do Brasil para simbolizar durante o percusso da profissão de Nossa Senhora do Brasil por toda vila de Jacaré bastante animada pelo Pe. Germano Santana Lima. 


E como sempre na tradição, o andor da imagem conduzido por homens da comunidade que iam se reverzando durante o percusso, enquanto o povo cantava e fazia suas orações pedindo a proteção divina para o povo da Vila do Jacaré e do Brasil. Após a chegada da procissão na capela, aconteceu o tão esperado hasteamento da bandeira para dar-se como oficializada a abertura do festejo e logo em seguida foi dado início a Santa Missa celebrada pelo Padre Germano Santana Lima e animada pelo Grupo Canto Por Deus.


A programação da Festa de Nossa Senhora do Brasil segue nesta Sexta-Feira, 16/11 com missa celebrada pelo Pe. Rui da Silva Braga, às 19:30h; No Sábado, 17/11 com missa celebrada pelo Pe. Joseílson, às 19:30h e logo após a quermesse com vendas de bolos, refrigerantes e salgadinhos a preços bem populares, depois seguida da apresentação cultural da Nau Catarineta de Cabedelo, comandada pelo mestre Tadeu Patrício e finalizando à noite com o sorteio da rifa de uma Televisão Tela Plana – LCD 32, que estará a venda até minutos antes de dar início ao sorteio. R$ 5,00. Participe e boa sorte.

Grupo Folclórico da Nau Catarineta de Cabedelo-PB.
 
Histórico de Nossa Senhora do Brasil:

 
No Brasil, passou a ser venerada como padroeira primeiramente em Pernambuco,  tendo seu culto sido posteriormente disseminado pelo resto do país, inclusive na Paraíba que só existem três municípios com essa veneração incluindo a Praia do Jacaré – Cabedelo.

Sobre a sua história podemos relatar que, a imagem de Nossa Senhora do Brasil já existia em 1725 com o nome de Nossa Senhora dos Divinos Corações. Ela foi escolhida para padroeira da prefeitura apostólica dos missionários capuchinhos em Pernambuco, tendo seu altar na igreja de Nossa Senhora da Penha, em Recife.

Existem registros de que já em 1710 a imagem era conhecida e venerada por índios em Pernambuco. Então, a imagem teria ficado em uma das aldeias indígenas até o ataque dos calvinistas e outros protestantes em torno de 1630 quando do domínio holandês no Brasil, nessa época a imagem desapareceu por um período, até ser descoberta pelos capuchinhos italianos em 1710 e por eles entronizada em 1725.

Em 1828, por causa das profanações de templos, Frei Joaquim de Afrágola, capuchinho e fervoso devoto da milagrosa imagem, remeteu-a secretamente para o convento de sua origem em Nápoles, Itália, onde foi recebida com grandes honras. Lá a imagem recebeu a nome de "Madonna del Brasile" e foi colocada na igreja de Santo Efrém, no mencionado convento, onde tornou-se famosa por inúmeros milagres de caráter público – como a cessação de uma epidemia de "cholera morbus", a preservação de suas vestes em meio a um incêndio que destruiu a igreja e numerosas curas.

A imagem foi redescoberta pelos brasileiros somente em 1924, quando o Bispo Dom Frederico Benício de Souza Costa, ouvindo falar dela em Nápoles, quis conhecê-la.

Desde então, várias tentativas foram feitas para trazer a imagem original de volta ao Brasil, sem sucesso. O nome de seu autor provavelmente nunca será conhecido, mas a crença não comprovada atribui aos primeiros jesuítas a origem da escultura. Também se admite que a inspiração tenha sido ditada pelo Beato Padre José de Anchieta, durante sua visita a Pernambuco.

Esculpida em madeira, a imagem representa uma Virgem de feições nitidamente índias, muito formosa, tendo ao colo um Menino mestiço, ostentando cada um, ao peito, um coração.

Quando foi criada a Paróquia do Jardim América em 1940, por Dom José Gaspar de Affonseca e Silva, segundo Arcebispo de São Paulo, foi instituído que a padroeira seria Nossa Senhora do Brasil.

A imagem original de Nossa Senhora do Brasil, conhecida como Madonna dei Sacri Cuori é venerada na Paróquia dos Santos Efebo e Fortunato na cidade de Nápoles, localizada na Piazza Sant Efremo Vecchio. No Brasil, há cinco paróquias principais dedicadas a Nossa Senhora do Brasil, a Igreja do Bairro da Urca no Rio de Janeiro, a Paróquia do Jardim América em São Paulo e a Paróquia do Jardim Brasil em Americana-SP e a Paróquia do Bairro São Deoclécio em São José do Rio Preto-SP, além de uma capela pertencente a Paróquia de Santo Antônio da Granja Vianna em Cotia-SP.

 
SEGUE ABAIXO ALGUMAS FOTOS DA FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DO BRASIL, REALIZADA NESTA QUINTA-FEIRA - 15/11 NA COMUNIDADE DA PRAIA DO JACARÉ:
 
 
 



 




 
 



 

 








 
Edição e Fotos: Tadeu Patrício, agente cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário