domingo, 28 de outubro de 2012

MESTRE TRUVINCA O REI DO FOLE DE OITO BAIXOS E GRUPO FEZ APRESENTAÇÃO EM JOÃO PESSOA, CONFIRA ESTA MATÉRIA:


 
Truvinca falando de seu projeto musical.

 
 
Na última Sexta-feira, 26/10, às 19:00 horas, realizou-se em João Pessoa/PB, no Teatro Ednaldo do Egypto, o projeto “A Sonora Brasil” patrocinado pelo SESC que tem em seu roteiro 430 apresentações culturais em 117 cidades de todas as regiões do Brasil. Sabedor da importância do referido projeto musical por ter sido informado pela companheira Joana Alves da Silva, coordenadora do Projeto Balaio Nordeste, onde funciona a Escola de Música Mestre Dominguinhos e a Orquestra Sânfonica da Paraíba, tomei a iniciativa de também comunicar a outros companheiros da cultura e principalmente da área da música, através de e-mail e contatos telefônicos para prestigiarem o evento. Obrigado aos que puderam comparecer. Valeu galera pela presença no show do grande mestre Truvinca, Rei do fole de oito baixos.

 
Muniz, Tadeu Patrício, Truvinca e Alex.

Este é um projeto temático que tem como objetivo a formação de ouvintes musicais e desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Em sua 15ª edição, o projeto apresenta o tema Sotaques do Fole, completando o biênio 2011/2012, com a participação de quatro grupos.
 

Truvinca e Joana Alves coordenadora do Balaio Nordeste.


Sotaque de Fole apresenta o acordeão em suas variantes regionais ligadas à tradição oral, apresentando também composições modernas e contemporâneas relacionadas à música de concerto e outras formadas ligadas à vertente acadêmica.
 
Rosangela produtora do Show Sonora Brasil, amiga de Faculdade.
 

A sanfona de oito baixos é um dos instrumentos mais identificados com a cultura nordestina, onde também é conhecida, dentre outros nomes, como pé-de-bode. Nos estados dessa região são encontradas várias “orquestras sanfônicas” que reúnem grande número de sanfoneiros e se apresentam em eventos dos mais variados. Os integrantes desses grupos são músicos que não desenvolveram carreira solo de grande repercussão, mas que cumprem importante papel no processo de valorização e divulgação do instrumento e mantém vivo esse repertório.

 
Mestre Truvinca e seu Fole de Oito Baixos.
Heleno Pereira dos Santos, conhecido no mundo da música, como Truvinca, é um desses grandes mestres que compreende a importância da preservação e difusão do repertório tradicional tão representativo do desenvolvimento da música nordestino, mas é ainda pouco conhecido. Com sua técnica apurada e domínio pleno do repertório, empenha-se em manter um estilo interpretativo, fiel às formas originais. Mestre Truvinca viveu duas décadas no Rio de Janeiro, ainda mora por lá, mas está sempre pelo Nordeste trabalhando durante o dia em empregos formais e dedicando suas noites ao ofício de sanfoneiro. Ele se apresenta no projeto Sonora Brasil acompanhado por Alex da Zabumba e Octacílio Muniz no triângulo, uma formação tipicamente nordestina.

Alex da Zabumba.


Em cumprimento à sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não comercial, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país. Em 2012 são 430 concertos, em 117 cidades, possibilitando às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, contribuindo de forma significativa para mo conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC visando à formação de plateia.
 
Octacílio Muniz, Triangueiro.
 
O projeto Sonora Brasil busca despertar ao público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
 

Aos que gostam de música instrumental recomendo este CD do Mestre Truvinca.
 

O seu genial repertório é formado basicamente da música instrumental e os compositores mais executados são: Antonio Pedro da Silva, conhecido como, Antonio da Matuta; Arlindo dos oito baixos; Aldo Lourenço Guerra, conhecido como Baixinho dos oito baixos; Francisca Januária, conhecida como Chiquinha Gonzaga; Leda Dias, uma das poucas mulheres que toca o instrumento; Lourinaldo Barros; Severino Inácio dos Santos, conhecido como Severino dos oito baixos; Heleno Pereira dos Santos, conhecido como, Truvinca; Luiz Guimarães; Abdias de Taperoá; Severino Januário (Irmão de Luiz Gonzaga); Leonel Cruz; Geraldo Maia; Gerson Filho; Martins da Sanfona e Dona Josefa Martins; Zé Calixto (Campina Grande) entre outros.


Ao ver este CD pelas lojas adquira para valorização da música instrumental e de raíz.
 
 
Editor: Tadeu Patrício, agente cultural.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário