terça-feira, 18 de novembro de 2014

CABEDELO TEM BATUQUE DA NAÇÃO MARACAHYBA, SAIBA


GRUPO NAÇÃO MARACAHYBA

A cidade de Cabedelo estará recebendo orgulhosamente o Projeto SINDICULTURA, uma promoção do SINDIFISCO-PB que está na sua penúltima edição da temporada 2014. O evento é a primeira vez que chega a cidade portuária e no próximo ano será ampliado com participação de grupos e artistas locais.

Nesta edição de 2014, o público de Cabedelo vai assistir ao show dos músicos da Maracahyba Nação ,de João Pessoa, que se apresentará na Praça Getúlio Vargas – Centro da cidade, nesta quarta-feira (19), às 20h00, uma apresentação alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrada em 20 de novembro.

Fundado em 2005, O Maracatu Maracahyba surgiu de um trabalho musical e cênico que rememora e mantêm viva a tradição do maracatu na Paraíba, daí a origem do seu nome. Sob a influência do Maracahyba, outros grupos do gênero começaram a surgir na Capital, consolidando o objetivo da multiplicação e formação de grupos que assegurem a permanência da cultura do maracatu, cujas origens datam de mais de um século.

SINDICULTURA em parceria com o SINDIFISCO-PB, vem desde 1990, desenvolvendo, incentivando, apoiando atividades artísticas culturais, unido à valorização de artistas e a produção cultural paraibana. Assim nasceu, em 2007, o Sindicultura, que oferece música, teatro e humor. O projeto é uma excelente oportunidade para a ampliação de plateias. Há uma diversificação na agenda cultural das cidades, ao oferecer atrações sempre com acesso gratuito. O projeto acontece em João Pessoa, Campina Grande, Monteiro, Solânea, Patos, Sousa e Cajazeiras, além de Santa Rita e Cabedelo.

Na cidade portuária, o projeto surgiu a partir de um bate papo entre os músicos, Kennedy Costa e Tadeu Patrício em anos anteriores, mas que só agora estão plantando esta semente experimental. Em Cabedelo contamos com o apoio da Fundação Fortaleza de Santa Catarina – FFSC; Associação Artístico-Cultural de Cabedelo – AACC; Movimento de Música Popular de Cabedelo – MUSIPOC e a colaboração das Secretarias de Infra-Estrutura; Segurança e Defesa Civil e Mobilidade Urbana.

Redação: Edmilson Bandeira e Tadeu Patrício. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário