sexta-feira, 22 de junho de 2012

III CAPÍTULO: COMO LUIZ GONZAGA CONHECEU HUMBERTO TEIXEIRA.


Humberto Teixeira, Poeta, Músico, Compositor e Deputador.


Em 1945, Luiz Gonzaga assistiu no Rio de Janeiro um grupo musical tocando músicas do compositor Lauro Maia. Logo ele quis conhecer Lauro Maia para colocar letra em suas marchinhas e canções. E nessa conversa o escritor e folclorista Lauro Maia, logo sugeriu a Luiz Gonzaga que apresentaria o seu cunhado Humberto, que mais tarde ficou conhecido na parceria como Humberto Teixeira, nascido no estado do Ceará, na cidade de Iguatu, no dia 05 de janeiro de 1915, mas radicou-se no Rio de Janeiro. Era advogado, político, instrumentista, poeta e compositor. Foi uma perfeita dupla e criadores do Baião. 



GONZAQUINHA, FILHO DE LUIZ GONZAGA OU ADOTIVO?
No dia 22 de setembro de 1945 nasceu Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha, fruto do amor de Luiz Gonzaga com Odaléia Guedes dos Santos, cantora e bailarina profissional do coro de Ataulfo Alves. Gonzaga conviveu com Odaléia, cerca de 5 anos. Odaléia faleceu de tuberculose em 1952, quando Gonzaguinha tinha 7 anos (vale ressaltar que o menino Luizinho, nesta época já morava com os padrinhos Xavier e Dina no Morro de São Carlos).

Luiz Gonzaga participa de show de Gonzaguinha no Rio de Janeiro.




Gonzaguinha e Luiz Gonzaga cantando maior sucesso da dupla
da autoria de Luiz Gonzaga e Hervé Cordovil.

PRIMEIRAS COMPOSIÇÕES E GRAVAÇÕES:


Em 1946, Humberto Cavalcanti Teixeira e Luiz Gonzaga compõe uma série de 18 parcerias. E grava o primeiro baião composto pela dupla: “No meu pé de serra”, cuja música era a primeira gravação que Luiz Gonzaga colocava voz e sanfona para homenagem sua terra amada.
E acontece que o baião “no meu pé de serra” foi um grande sucesso. Finalmente uma música do Norte era tocada para todo o país. O sucesso de Luiz Gonzaga com esta música começa era enorme e ao mesmo tempo seu nome começa a correr pelo mundo: Europa, EUA, Japão, etc. O disco começa a vender bem e é campeão de venda nacional.
Neste mesmo ano, Luiz Gonzaga resolveu então rever a família, afastado de casa há 16 anos. Pegou o avião e voa até Petrolina, lá alugou um caminhão porque carro de passeio não rodava por aquelas estradas e decidiu chegar em casa de madrugada. Assista agora ao vídeo cantarolando esta maravilhosa história. (Vídeo Luiz Gonzaga – Volta Pra Exu)
A ideia de compor o baião – Respeita Januário, conta Gonzaga, que surgiu porque ele queria desafiar Januário no seu fole de oito baixos, e ele na sua sanfona branca bonita novinha. Foi quando um ajudante da família que só vivia tomando cachaça gritou lá do meio do povo espalhado pela sala, gente como peste: “Luiz respeita Januário”.
De volta ao Rio de Janeiro, chegou com a ideia de compor um baião com o tema: Luiz respeita Januário. Por isso chamou o parceiro Humberto Teixeira e desse encontro saiu à composição da música RESPEITA JANUÁRIO, em homenagem àquele homem consertador de fole do Araripe que foi o responsável pela inclinação de Luiz Gonzaga na música. E passam a comemorar aquele novo sucesso.
Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga comemorando os 10 anos da parceria.

Em março de 1947, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira levam a música Asa Branca para gravar. Receberam muitas críticas dos produtores da gravadora, porque Gonzaga queria gravar a música cantando algumas palavras pronunciadas do jeito que povo se expressava no sertão. E eles diziam que Gonzaga estava louco que iria voltar a tocar na porta de igreja. As críticas eram tão pejorativas que Humberto Teixeira se irritou e disse: “Essa música vai ser um clássico vocês vão ver”. Então, resolveram gravar. O disco quando saiu foi um grande sucesso e a música Asa Branca começou a ser gravada em vários países com diferentes interpretações.
"Uma das primeiras fotos de Luiz Gonzaga para capa de disco - LP"
A palavra AzA BRANCA tem uma história porque está escrito Asa com "Z".
SAIBA COMO LUIZ GONZAGA CONHECEU SUA ESPOSA:

Em julho de 1947, na Rádio Nacional, Luiz Gonzaga conhece Helena das Neves Cavalcanti, sua futura esposa. No dia 16 de junho de 1948, Luiz Gonzaga casa-se com a contadora pernambucana, Helena das Neves Cavalcanti, natural de Gravatá – PE.
A Noiva, Helena Cavancanti e o Noivo Luiz Gonzaga
Rio de Janeiero -  1949
O CASO DA ESTERILIDADE DE LUIZ GONZAGA:
Segundo o escrito Assis Ângelo, Luiz Gonzaga quando se casou com Helena das Neves Cavalcanti, já era estéril. Mas sobre sua esterilidade fica muito oculto falar já que Gonzaga não gostava de tocar no assunto. E se respeitava essa sua particularidade. Alguns historiadores relatam que ele havia tido uma doença venéreo quando tocava no baixo meretrício. Talvez justifique o fato de não ter tido mais filhos. Já outros historiadores afirmam que Dona Helena, sua esposa é que era estéril.
Luiz Gonzaga aos 30 anos de idade.


 Em 05 de abril de 1949, Luiz Gonzaga resolve então fazer um passeio para o Exu e apresentar a esposa ao “Pai Januário”, que não pôde ir junto com outros da família ao Rio de Janeiro para a festa do seu casamento. Mas quando viajou para o Recife, chegando lá soube que no dia anterior tinha começado em Exu um conflito político entre as famílias Alencar, Sampaio e Saraiva.



Obs: Os que desejarem podem comentar tal pesquisa. Próxima semana IV Capítulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário