sábado, 13 de outubro de 2012

FESTA DA FINCAR ORGANZADA POR PADRE ALFREDO BARBOSA. SAIBA COMO FOI:


WALDICK SORIANO SE APRESENTOU EM CABEDELO NA FINCAR: Saiba os detalhes desta festa na matéria abaixo:



     Osvaldo da Costa Carvalho
Certo dia em conversa com o professor Osvaldo da Costa Carvalho, presidente da Fundação Fortaleza de Santa Catarina, ele me contava que no final da década de 60, houve em Cabedelo uma feira cultural denominada de FINCAR. Para alguns cabedelenses a FINCAR aconteceu em 67, outros acham que foi em 68, enfim, ela realizou-se em Cabedelo e foi uma grande festa social intitulada: Feira da Indústria, Comércio e ArtesanatoFINCAR. Para a realização desse evento, montou-se toda uma estrutura no quarteirão do terreno onde havia um antigo cemitério da cidade portuária e, hoje está construído o Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa (uma justa homenagem ao pároco Alfredo Barbosa – In-memoriam). Lembram os entrevistados que, muitas indústrias, lojas do comércio e diversos artesões de João Pessoa e de Cabedelo, montaram seus stands para apresentar e comercializar seus produtos.
 

Padre Ernando Teixeira de Carvalho
Segundo o Padre Ernando Teixeira, a FINCAR tinha como principal objetivo, projetar Cabedelo para o mundo, pois eram tempos difíceis, com muito trabalho e precisava fazer algo pelo município de Cabedelo e sua paróquia. Creio que desta forma pensava o tio Padre, finalizou.
 
Padre Alfredo Barbosa

O evento foi organizado pela Matriz do Sagrado Coração de Jesus, tendo a frente, o pároco Alfredo Barbosa, que era estimado pela classe política e empresarial de Cabedelo e da Paraíba. Em razão disto, trouxe para se apresentar na FINCAR, o famoso cantor romântico da época, Waldick Soriano, que fez um show acompanhado pelo primeiro grupo musical de Cabedelo, Os Irmãos Florentinos, quinteto este formado por: Wilson Florentino (Bandolim); Antonio Florentino (Violão); Pedro Florentino (Pandeiro); Mário Florentino (Violão) e o tio da rapaziada, Orestes (Banjo).
 
Grupo Lira de Ouro, conhecido popularmente com Os Irmãos Florentinos.
 
Para os mais jovens que também acessam este blog, quero neste espaço enfatizar um pouco dessa figura ilustre do cancioneiro brega, também conhecido por muitos como música cafona. Na verdade, Waldick Soriano foi um grande artista brasileiro do ponto de vista dessa diversidade cultural que existe no país. Há cultura musical para todas e todos não é mesmo?
 

 

Waldick Soriano, era conhecido como um grande ídolo nacional, um tipo “cafagestão”, inclusive símbolo sexual para muitas mulheres, cujo público brasileiro o considerava um grande cantor boêmio e de dor-de-cotovelo. Sempre se apresentou com o seu visual revolucionário para época. Soube criar sua identidade própria, com seu estilo exclusivo, usando roupas negras, chapéu preto um pouco inclinado na cabeça com seu tradicional óculos escuro. Seus grandes sucessos foram: “Eu não sou cachorro não; Paixão de um homem; A Carta; A Dama de Vermelho; Se eu morresse amanhã, entre outros”.
 

Waldick Soriano o mais famoso cantor brega do Brasil.

Nasceu na Bahia, no dia 13 de Maio de 1933, no distrito de Brejinho das Ametistas. Na infância foi abandonado pela mãe, a quem era muito apegado. Mas viveu sua juventude em Caetité/BA, levando sempre uma vida de boêmio, até o dia em que aconteceu um incidente em um clube local, que o fez buscar um novo destino em outra cidade. Era muito aventureiro e namorador e como muitos nordestinos foi também tentar a sorte na cidade grande, São Paulo. Mas antes de ingressar na carreira artística, trabalhou como lavrador, engraxate e garimpeiro. Apesar das dificuldades, conseguiu se tornar conhecido do público na década de 60 com a música “Quem és tu”. Gravou ao longo da carreira artística 31 LPs, sendo o 1º e 2º disco em 1960 e seu último CD foi gravado em 2007.

Em 2006 foi diagnosticado um câncer de próstata. No dia 2 de Julho de 2008 foi divulgado aos seus fãs e para todo país que seu estado de saúde era grave. Faleceu com 75 anos no dia 4 de Setembro de 2008, no Instituto Nacional do Câncer (INCA), em Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro. Portanto fazem 4 anos de sua morte.

GRUPO PARAÍBA BEATLES TAMBÉM SE APRESENTOU NA FINCAR:



Paulo Peixoto - Músico
Em conversa com o músico Paulo Peixoto, ele lembrou da apresentação que fez na Festa da FINCAR (Feira da Indústria, Comércio e Artesanato), com o Grupo Musical Paraíba Beatles, formado pelos músicos: Lula Peixoto (Guitarra Base); Batista Melo (Contrabaixo); Dinha (Guitarra Solo) e Paulo Peixoto (Bateria). Era um grupo cover do Conjunto Inglês, The Beatles, mas tinha um repertório muito variado entre as canções dos Beatles, as músicas da Jovem Guarda, incluindo aí, Roberto Carlos, Renato e Seus Blue Caps, Erasmo Carlos, Wanderléa, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Martinha, Vanusa, Golden Boys, Os Incríveis entre outros.
 
Paulo Peixoto sempre que pode da uma canja!
Disse-me Paulo Peixoto que, na época tinha uma aproximação muito grande com o pessoal do Grupo Os Diplomatas de João Pessoa. E como eles estavam começando na jornada musical, trouxe a turma dos Diplomatas a Cabedelo e apresentou a rapaziada ao Padre Alfredo Barbosa, que concordou que o grupo Os Diplomatas se apresentaria após o show do Grupo Paraíba Beatles. E assim aconteceu, o Grupo Os Diplomatas subiram ao palco e fez o encerramento da festa da FINCAR, tendo agradado a todos os presentes, ainda hoje lembrado por pessoas, a exemplo a professora Valdenice Cardoso, Cleide Rocha Pimentil, Fátima Peixoto, Osvaldo Carvalho entre outros.
VEJA ABAIXO FOTOS DO GRUPO PARAIBA BEATLES - DÉCADA DE 60:
Este são: Lula Peixoto (Guitarra Base); Batista Melo (Contrabaixo); Dinha (Guitarra Solo) e Paulo Peixoto (Bateria).
 
 
Essa rapaziada eram influenciados pelos Beatles, foto abaixo:
 
George Harrison (Guitarra Base); Paul McCartney (Contrabaixo)
Ringo Starr (Bateria) e John Lennon (Guitarra Solo).


OBSERVAÇÃO: Deixei seu comentário sobre a matéria postada. Grato!


Vídeo 1 - Música: Tortura de Amor.


 
 Vídeo 2 - Músicas: Paixão de um Homem e Eu Não Sou Cachorro Não.
 
 Vídeo 3 - O Poço Pobre - A música faz parte do DVD dirigido por Patrício Pilar.

 
 
Vídeo 4 - Perfume de Gardenia - Imagens da TV Diário - Canal 22 Fortaleza.
 


Vídeo 5 - A Dama de Vermelho - A música faz parte do Filme dirigido por Patrício Pilar.
 

 
 
Vídeo 6 - A Carta - (Imagem postada por um fã de Waldick Soriano para sua amada).
 
 
 
 
Vídeo 7 - Vestida de Branco - A música faz parte do Filme dirigido por Patrício Pilar.
 
 
 
 
Vídeo 8 - Quem És Tu - Primeiro Sucesso de Waldick Soriano de 1960.
 
 
 
 
Vídeo 9 - Fujo de Ti - Grande Sucesso da Boêmia.
 
 
 
Vídeo 10 - Carta de Amor - Grande Sucesso para dor de cotovelo.
 
 
 

2 comentários:

  1. Ah, Tadeu, quantas lembranças daquele tempo! Rosita, Zelândia e um grupo de jovens do Imaculada foram selecionadas para serem recepcionistas. E você esqueceu de falar na atração internacional, que era um grupo de ciganos que tocava e cantava com instrumental próprio das músicas típicas deles. Foi uma feira sensacional, realizada no terreno do antigo cemitério onde hoje é o Hospital. Veio muita gente de fora assistir.
    Padre Alfredo era um visionário! Houve até o bingo de um carro, que correu lá na praia de Camboinha.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido amigo, um belo resgate, Padre Alfredo está feliz por saber que deixou seus seguidores cuidando da história da Cidade. Eu visitei a feira,tinha +- 13 anos(1971), não deu para ver o conjunto( como era chamado na época), tinha que chegar cedo em casa, só conheci Paulo 6 anos depois, já tinha acabado o Paraiban Beatles,mas a paixão pela música está no sangue continua até hoje tocando em família.Obrigada,um forte abraço!!

    ResponderExcluir