domingo, 11 de novembro de 2012

CRECHE PEQUENO PRÍNCIPE DAR EXEMPLO COMO TRABALHAR COM A CULTURA POPULAR. Saiba os detalhes:


 
 
 
Na última Sexta-Feira, 26 de Outubro, realizou-se a culminância do Projeto “CABEDELO: Raízes de uma Beleza”, na Creche Pequeno Príncipe, Instituição Social que pertence à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, conveniada com a Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Educação e Cultura e do setor da Coordenação de Educação Infantil.
 
 
Recebi o honroso convite da gestora Suzana Maria da Silva para prestigiar e ser um dos homenageados no evento que aconteceu no pátio interno da Creche Pequeno Príncipe e lá encontrei com outros grandes guerreiros da cultura cabedelense, a exemplo da companheira Teca do Coco, Adeilson Morais, Sérgio Brito, Evilásia Lourenço, Marieta Rezende e Maria José representante da matriz do Sagrado Coração de Jesus.


Da esquerda: Adeilson Moraes, Dona Teca, Edilene, Sérgio Brito, Tadeu Patrício
Marieta Rezende, Evilásia Lourenço, Suzana Maria, Adenilda Martins, Cristiane Oliveira
o Capoerista Lampião e Márcia.
 
 
 
Antes de iniciar a programação os presentes puderam contemplar o cenário do evento com diversos trabalhos (cartazes, maquetes, etc.) sobre a Cultura de Cabedelo, além de um painel alusivo aos artistas cabedelenses que estavam sendo homenageados naquela tarde de Sexta-Feira, e estes foram: Ronaldo Pedro (Poeta); Madalena Accioly, Alessandro Tcchê, Ribamar Del Souza (Teatro); José Rocha do Bandolim, Marquinho, Tadeu Patrício e Carlos Costa (Música); Teca do Coco e Adeilson Morais (Danças Populares); Ocíone Fernandes (Escultor), além da lenda da Fortaleza de Santa Catarina, conhecida como a Mulher de Branco, descrita pelos cabedelenses como uma jovem de rara beleza que foi assassinada nas dependências da Fortaleza de Santa Catarina pelo comandante holandês que por ela havia se apaixonado. Mas esta é uma história que será postada brevemente com mais ênfase neste blog.
 
 
Em entrevista com a gestora da Creche Pequeno Príncipe, Suzana Maria, sobre o Projeto “CABEDELO: Raízes de uma Beleza”, afirmou que, o objetivo era “oportunizar um navegar cultural rumo ao passado e ao presente do Município de Cabedelo, proporcionando uma sistematização de conteúdos que possibilitem um direcionamento concreto de ações pedagógicas coletivas que valorize a cultura cabedelense, referente à nossa literatura (poesia), as danças populares, o teatro, a música, a escultura, os costumes e os hábitos alimentares, etc...”
 
De acordo com a supervisora Adenilda Martins que tem procurado envolver no planejamento pedagógico, a valorização da nossa cultura, desde as características de nossa etnia, a história da cidade, nossa cultura, os pontos turísticos e os artistas de Cabedelo, estimulando os educadores da instituição a pesquisarem os referidos temas e trabalhar em sala de aula as informações para as nossas crianças para que a memória do nosso povo não se perca no ostracismo.
 
Disse Suzana Maria acreditar que da forma como trabalhamos em nossos planejamentos, nossa identidade cultural será mantida viva na memória de nossas crianças, bem como dos pais e familiares que contemplam nossos trabalhos. Para ela abordar nossa história cultural através de fotos, poesias, músicas, desenhos levar nossas crianças a uma formação de sua identidade própria, porque estamos não somente valorizando, mas conscientizando e formando um novo cidadão. É preciso que as crianças conheçam desde cedo sobre a importância da preservação do nosso patrimônio histórico, como a Fortaleza de Santa Catarina; o Porto de Cabelo; o deslumbrante pôr do sol da Praia do Jacaré; o Projeto Guajiru, Ciência, Educação e Meio Ambiente da Praia do Intermares, nossas praças, Igreja e outros monumentos que em passeios proporcionamos as nossas crianças.
 
Na Creche Pequeno Príncipe há uma rotina diária com brincadeiras e a realização de oficinas, onde procuramos intensificar o processo de desenvolvimento infantil, utilizando-se das artes como a música, a dança de raízes, que as crianças e os educadores vão explorando da riqueza cultural o que resultou na culminância do Projeto “CABEDELO: Raízes de uma Beleza” que se realizou para um bom público formado pelos pais das crianças, seus familiares e pessoas da comunidade cabedelense.

As danças folclóricas apresentadas foram: Ciranda e o Coco de Roda - Turma do Infantil III - 2 e 3 anos (Coreografia de Ana Claudia e Anilma Moreira); Capoeira - Turma do Infantil IV A – 3 e 4 anos (Coreografia de Eva); a Lapinha - Turma do Infantil IV B – 3 e 4 anos (Coreografia de Karina Nascimento e Luciene Elisiário); Danças dos Índios Tamoios -Turma do Infantil V A - 4 e 5 anos (Coreografia de Isabelle Ramalho); Boi Bumbá - Turma do Infantil V B – 4 e 5 anos (Coreografia de Kércia Barbosa).
 
Mas antes de encerrar esta matéria, quero em nome de todos aqueles que foram homenageados na culminância do referido projeto pedagógico aplaudir com destaque a brincante Vitória filha do mestre da capoeira Adeilson Morais, bem como todas as crianças que desempenharam também o seu papel nas coreografias juntos a estas ilustres educadoras: Ana Cláudia, Anilma Moreira, Eva Alves, Isabella Ramalho, Karina Nascimento, Kércia Barbosa e Luciene Elisiário.
 
Equipe de Funcionários da Creche Pequeno Príncipe.
 
 
FOTOS DOS GRUPOS DAS CRIANÇAS QUE SE APRESENTARAM:
 
                                                   GRUPO 1 - Ciranda e Coco de Roda:
 
 
 

                                                                    GRUPO 2 - Lapinha:
 
 
 
 
 
GRUPO 3 - Capoeira: 
 
 
 
 

                                EQUIPE 4 - Dança Índigena - Tamoios - Monte Castelo.
 
 
 
 
 
 
 GRUPO 5 - Boi Bumbá
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Professora Evilásia e a Educadora Kércia e suas crianças Infantil V (B).
 

4 comentários:

  1. Parabéns,belo projeto,prendizagem significativa, criança aprende participando, vivenciando.

    ResponderExcluir
  2. Parabens A todos educadores que com exemplos valorizam a nossa cultura rica em diversidades e belezas. Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe pedagógica da creche Pequeno Príncipe. Lucyenne Elisiario.

    ResponderExcluir