segunda-feira, 19 de agosto de 2013

TAMBORES E BATUQUES DE TODO O PAÍS MARCAM MOSTRA SONORA BRASIL EM JOÃO PESSOA E CAMPINA GRANDE




Tambores e batuques de todo o Brasil chegam a João Pessoa e Campina Grande na próxima semana, integrando a mostra especial Sonora Brasil, desenvolvida pelo Sesc. Músicos do Amapá, Pará, Bahia e Rio Grande do Sul apresentam a cultura da tradição oral presentes em comunidades quilombolas com canções que retratam o cotidiano social, o trabalho e crenças religiosas.
Os grupos Raízes do Bolão (AP), Samba de Cacete de Vacaria (PA), Raízes do Samba de Tocos (BA) e Alabê Ôni (RS) se apresentam na Paraíba durante cinco dias, utilizando tambores fabricados artesanalmente. O evento acontece de 19 a 22 em João Pessoa e de 20 a 23 em Campina Grande, contando ainda com uma etapa especial com um dos grupos em Guarabira, no dia 16 de setembro. Na capital, a mostra acontece na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, na UFPB; em Campina Grande, o palco do evento será o Sesc Centro. Todas as apresentações acontecem às 20 horas, e a entrada para é gratuita e aberta a quaisquer interessados.
O grupo Raízes do Bolão, do quilombo do Curiaú, no Amapá, apresenta o marabaixo e o batuque. O samba de cacete é trazido pelo Samba de Cacete da Vacaria, da região de Cametá no Pará. Da cidade de Antônio Cardoso, na Bahia, o grupo Raízes do Samba de Tocos canta e dança o samba de roda; e do Rio Grande do Sul vem o Alabê Ôni, constituído por músicos e pesquisadores da cultura negra, que recuperam a história do Tambor de Sopapo. Originário da região das charqueadas de Pelotas, o instrumento está desaparecendo da tradição local. O grupo apresenta repertório de maçambiques, quicumbis, alujás e candombes.
O Sonora Brasil, projeto nacional, busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3208-3194 ou pelo site http://www.sesc.com.br/sonorabrasil/.

Programação:
Raízes do Bolão (AP)
João Pessoa – 19/08 às 20h na Sala de Concertos Radegundis Feitosa (UFPB)
Campina Grande – 20/08 às 20h no Teatro do Sesc Centro Campina Grande

Samba de Cacete da Vacaria (PA)
João Pessoa – 20/08 às 20h na Sala de Concertos Radegundis Feitosa (UFPB)
Campina Grande – 21/08 às 20h no Teatro do Sesc Centro Campina Grande

Raízes do Samba de Tocos (BA)
João Pessoa – 21/08 às 20h na Sala de Concertos Radegundis Feitosa (UFPB)
Campina Grande – 22/08 às 20h no Teatro do Sesc Centro Campina

Alabê Ôni (RS)
João Pessoa – 22/08 às 20h na Sala de Concertos Radegundis Feitosa (UFPB)
Campina Grande – 23/08 às 20h no Teatro do Sesc Centro Campina

Guarabira – 16/09 às 20h no auditório do Sesc Guarabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário