quinta-feira, 15 de agosto de 2013

ASSOCIADOS DA AACC VISITAM O FORTE DO BRUM EM RECIFE - PE.





O Forte de São João Batista do Brum, ou simplesmente Forte do Brum, tem sua construção datada de 1629, em estilo colonial. Nesse ano, o local foi tomado por holandeses, que ergueram a fortaleza em taipa. Em 1690, os portugueses tomaram conta do espaço e o reformaram. 

Hoje, o Exército mantém o lugar com armas e fotos da 2ª Guerra Mundial, além de uma exposição de bandeiras imperiais, reproduções de mapas e até um painel produzido por Francisco Brennand em homenagem a Frei Caneca. 

O Forte do Brum foi feito como uma forma de proteger a entrada do porto do Recife. O Forte foi usado como abrigo de refugiados da Revolução Pernambucana, ocorrida em 1817. Hoje ele funciona como um museu militar, exibindo objetos bélicos, fotos e até o esqueleto de um soldado da época da invasão holandesa. Abriga a Capela de São João Batista.




O presidente da Associação Artística Cultural de Cabedelo – AACC, Jorge Luiz Vilela de Freitas, foi com uma comitiva de associados da AACC até a capital pernambucana para participar de um treinamento de artilharia de canhão vista a programação da próxima semana da pátria, onde AACC conjuntamente com a Fundação Fortaleza de Santa Catarina, entidades culturais sediadas daquele monumento e o exército brasileiro do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizada vão oferecer a comunidade cabedelense e aos turistas que nos visitam diariamente uma exposição com armas antigas e objetos de guerra, que contará com guarnição de soldados do exército brasileiro que ficará no patrimônio histórico durante todo o período da exposição, cujo trabalho cultural contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo, em especial, o empenho do prefeito Luceninha e de colaboradores da cultura cabedelense, além de alguns empresários que nos pediram para não se identificar.

Redação: Tadeu Patrício.











Adicionar legenda











Nenhum comentário:

Postar um comentário