quarta-feira, 5 de novembro de 2014

POVO SEM CULTURA É POVO SEM ALMA E SEM IDENTIDADE PRÓPRIA!





O QUE É CULTURA ?


Todo povo tem cultura. Não existe povo sem cultura. Portanto, cultura é tudo o que um povo faz para poder sobreviver e se relacionar com o mundo exterior. Assim, o homem cria uma espécie de muro ao seu redor facilitando o seu relacionamento com o mundo.

Cultura é a maneira de falar, de vestir, de morar, de comer, de trabalhar, de rezar e/ou orar, de se comunicar com o mundo. Desta forma essa cultura fica sendo a garantia, a defesa e subsistência da vida de um povo.

Quando a cultura de um povo é destruída pelo domínio de outra cultura, o povo fica desprotegido culturalmente. Todo o povo só existirá como nação enquanto não perde os seus valores sociais, culturais e religiosos e, não se deixar dominar, destruir, invadir, influenciar por outras culturas. Na medida em que conseguir resistir a sua identidade cultural, ele se fortificará e ficará sendo a razão do existir de um povo que tem cultura própria, porque vive a sua própria identidade cultural. Por isso que se diz: “Cultura é a alma de um povo”. Povo sem cultura é um povo sem alma e sem identidade própria.

Se examinarmos a história das antigas civilizações, observamos que os povos conquistadores desde o oriente até o ocidente sabiam disso muito bem. Os gregos e os romanos foram grandes conquistadores.

Os romanos quando dominavam um país, não deixava aquela nação se erguer mais como povo. Eles destruíam a cultura do povo dominado, obrigando que falassem a sua própria língua; destruíam os monumentos históricos, interferiam no culto de louvor exigindo que adorassem os seus deuses; influenciavam no modo de vestir e morar. Assim, interferindo na cultura dominada, enfraqueciam o povo.

Se a cultura é a alma de um povo, o povo tem que ter um caminho para seguir a sua história cultural com a sua fé. E a religião é a esperança de um povo que acredita em um Deus, em deuses ou numa força espiritual suprema, mas que conduz o homem ao bem, absorvendo-o dos seus pecados, se purificando através dos dogmas e rituais existentes nas diversas religiões.

Assim, quando um povo não tem onde se agarrar culturalmente, ele se agarra na sua religião que fica sendo o grito desesperado de sobrevivência de um povo. Os povos messiânicos provaram isto muito bem, quando Roma dominou a Europa, parte da África e da Ásia, tornando-se o maior Império de todos os tempos no século II, eles eram supersticiosos, não destruíam os deuses dos povos dominados, mas roubavam e levavam para Roma, onde os colocavam num templo especial, assim, na ação de algum desses deuses, não ficariam de mal com os povos dominados. Povo inteligente é o povo que respeita a cultura de outro povo, mesmo que seja seu maior inimigo. 

Fonte de Pesquisa: Tadeu Patrício, mestre em cultura popular.



3 comentários:

  1. Religião é tudo mentira, o que você disse sobre religião é balela, então quer dizer que porque eu não tenho religião eu sou sem cultura, sem alma e sem identidade?

    ResponderExcluir
  2. Religião é tudo mentira, o que você disse sobre religião é balela, então quer dizer que porque eu não tenho religião eu sou sem cultura, sem alma e sem identidade?

    ResponderExcluir
  3. Se você não tem religião é problema seu, masse você que vive numa sociedade, constituída de pessoas de vários credos, precisa, no mínimo, aprender a respeitar a Fé e o pensamento dos outros.

    ResponderExcluir