segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A POLÊMICA DO NOME DA PRAIA DE PONTA DE MATOS.



Foto da Praia de Ponta de Matos (Daniel Mendes)

Praia de Ponta de Matos, também denominada de Praia do Forte ou Santa Catarina.
 
Prezados Cabedelenses,


 "Pensando em contribuir com a polêmica do nome da Praia de Ponta de Matos, eis aqui a minha colaboralação para ajudar nossa população na consciêntização do verdadeiro nome daquela praia".

         Queridos Cabedelenses, permitam-me fazer uma pequena observação quanto à polêmica do nome da PRAIA em questão. Primeiro quero lembrar a nossa população que governos municipais de Cabedelo nunca tiveram a preocupação, nem vontade política de solucionar o problema do esgoto que deságua naquela belíssima praia. Pois sabemos que em determinada época do ano fica imprópria para o banho. No entanto, a própria comunidade e as pessoas que vêm no trem, destino Santa Rita à Cabedelo, continuam fazendo uso daquele pedacinho de praia. Na localidade não há placa com informações educativas aos banhistas. Como pode um município se firmar como cidade turística e/ou veranista com tanta falta de informação aos usuários da praia?
Quanto à escrita do nome da praia, tenho visto em documentos oficiais da Prefeitura de Cabedelo, como também em algumas matérias de jornais e site locais já publicados cometendo este equívoco do nome da Praia: Ponta de Mato ou Praia de Mata. Já para outros também é deninada de Praia do Forte, Praia de Santa Catarina, quando o nome correto é Praia de Ponta de Matos.
É comum se ouvir pela cidade, a pronúncia da praia, denominando-a de Ponta de Mato ou Ponta de Mata, poucas vezes se escuta Praia de Ponta de Matos, porque no passado (século XVI) morou naquela praia o comandante da Fortaleza de Santa Catarina, de nome João de Matos Cardoso.
Acredito que já é hora de uma campanha educativa promovida pela Prefeitura de Cabedelo, ou da através Rádio Kebramar FM, do Site Soltando o Verbo Cabedelo, Renascer em Notícia, a Tribunal/PB Cabedelo e outros setores da sociedade civil organizar para corrigir este equívoco e não perdermos a nossa identidade cultural quanto à memória do verdadeiro nome da Praia de João de Matos Cardoso.
Lembro-me muito bem que por longas décadas a referida praia sempre fora denominada de Ponta de Mata no párabrisa dos ônibus da sucateada empresa ROGER, acredito que isso também tenha contribuído e/ou confundido o imaginário popular de nossa gente. E como diz o poeta: "quem sabe faz a hora não espera acontecer" (Geraldo Vandré). Bem que a Praia de Ponta de Matos merecia a construção de um memorial para reverência a passagem do mais ilustre portugues na defesa da capitania da paraibana contra invasão estrangeira.

 
Tadeu Patrício, Educador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário