quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ERNESTINHO, PRESIDENTE DA ACICA DA SUA OPINIÃO SOBRE O CASO DA ESCOLA ESTADUAL IMACULADA CONCEIÇÃO:


Ernesto Batista - Presidente da Associação Cabedelense Para Cidadania
Prezados Cabedelenses,

       A avaliação da crise da Escola  Imaculada Conceição, onde eu também estudei. Trata-se de uma escola de ensino fundamental cuja responsabilidade precípua é dos municípios brasileiros, guardado os casos de municípios muito pobres com grande demanda onde o Estado ou a União devem assumir a responsabilidade para garantir o direito de todos à educação.

       Cabedelo não é um município pobre e como tal tem recursos para priorizar uma educação básica de muita qualidade seja qual for o gestor de plantão.

       O Imaculada era uma instituição particular de referência em Cabedelo sob a gestão do Padre Alfredo Barbosa. Quando estudei lá era assim. Com o surgimento da crise naquela instituição, a saída política foi a criação da parceria com o governo do Estado na época.

       De lá pra cá a escola tem entrado em decadência, mas o que importa para a população é que a Escola Imaculada Conceição é voltada ao ensino fundamental e o município ao meu ver deveria sim tomar interesse pela questão da possibilidade de fechamento daquela escola. Mas não basta apenas lutarmos pela "manutenção" da escola. É preciso aproveitar esse momento de crise para fazer, o mais rápido possível, uma reflexão sobre a importância estratégica daquela escola incrustada numa comunidade com acentuado grau de violência (comunidade do Imaculada) onde moram crianças que vivem em situação de risco social em função da problemática das drogas. 
       A Escola Imaculada não deve apenas ser mantida como está, porque não deve permanecer figurando como uma simples Escola Estadual do Ensino Fundamental de Cabedelo. O Imaculada deve passar por um projeto de reformulação para tornar-se uma escola modelo com educação integral de qualidade, com um avançado projeto pedagógico, esportivo e artístico cultural  capaz de cumprir um papel de resgate de jovens da comunidade de Cabedelo que vivem à beira da sucumbência para o tráfico. Isso requer investimento em capacitação docente e infra estrutura, além da formulação do projeto. Será que o município de Cabedelo com orçamento de 158 milhões de reais para o ano de 2012 não poderia participar desse projeto? 
      Também não interessaria ao governo do Estado um projeto dessa envergadura? A quem interessa a educação de qualidade afinal?  Será que o compromisso da sociedade contra a violência é apenas fazer caminhadas nas ruas pela paz? Vale apena lembrarmos do lema "todos pela educação" diante de um problema concreto como esse. Fechar o Imaculada é um descaso. Deixá-lo como está, é apenas continuar a crônica de uma morte anunciada.

Ernesto Luiz Batista Filho
Presidente da Acica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário