sábado, 28 de janeiro de 2012

FUNJOPE MOSTRA AOS PREFEITOS PARAIBANOS COMO INVESTIR NA CULTURA. VEJA PORQUE::



No sábado, dia 28 de Janeiro, na Praça Rio Branco, centro da capitral, a partir das 12:30 horas, a Fundação de Cultural de João Pessoa, trouxe através do Projeto Sabadinho Bom, que tem palco e som instalado naquela exuberante praça, uma atração de peso da música nacional, onde se apresentou o Grupo de Choro – Época de Ouro.

Grupo Época de Ouro (2º Geração)
Em razão da importância que o grupo de choro tem para a música popular brasileira, logo tomei a iniciativa de telefonar para os companheiros do grupo de choro “Os Prateados” de Cabedelo, para não perderem aquela apresentação na capital. nfelizmente não consegui falar com todos, mas contei com a companhia do mestre José Rocha do Bandolim (Zé Azul) e mestre Duquinha do violão, além de Madalena Accioly que foram comigo assistir aquela inesquecível apresentação do Grupo de Choro Época do Ouro.



O projeto, que já se tornou uma das mais concorridas opções culturais e de lazer dos finais de semana ao meio dia, é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Fundação Cultural (Funjope) e tem trazido na sua programação grandes nomes do chorinho paraibano e brasileiro, numa temporada que acontece desde o mês de setembro até fevereiro.

(Público na Praça Rio Branco)
O grupo atualmente é formado por André Bellyenne (Violão 6 cordas); Tony Azevedo (Violão 7 cordas); Antônio Rocha (Flauta Transversal); Ronaldo Souza (Bandolim); Jorge Filho (Cavaquinho); Jorginho do Pandeiro (Pandeiro), conforme mostram as fotos de Tadeu Patrício abaixo:

Jorge Filho (Cavaquinho) e Jorginho do Pandeiro.
Tony Azevedo (Violão 7 Cordas) e Antônio Rocha (Flauta Transversal)
André Bellyenne (Violão) e Tony Azevedo (Violão 7 Cordas)
(André Bellyene, Tony Azevedo e Antônio Rocha)
(Tony 7 Cordas. Antônio Flautista e Ronaldo Souza (Bandolinista)
Ronaldo Bandolinista, Jorge Cavaco e Jorginho do Pandeiro

Jorge Filho (Líder do Grupo) e Jorginho do Pandeiro
Ronaldo Souza (Arranjador do Grupo)
Jorge Filho - (81 Anos - Presidente de Honra do Grupo).
SOBRE O GRUPO:


Criado em 1964 por Jacob do Bandolim, é o mais antigo grupo em atividade no Brasil. Teve grande importância no movimento de resistência do choro nesta década, anos em que a bossa nova reinava quase absoluta. Também recebeu a premiação de melhor disco instrumental do ano de 1967. O grupo participou de diversos espetáculos e gravou vários discos, a exemplo de ‘Vibrações’. Com o falecimento de Jacob em 13 de agosto de 1969, alguns compromissos foram adiados, e os músicos ficaram sem realizar shows até 1972.
Após o falecimento de Jacob do Bandolim, em 1969, o grupo se desfez por alguns anos. Mas voltou a atuar em 1973 sob o comando de César Faria, quando, a convite de Paulinho da Viola, participou do show “Sarau”. No espetáculo, que marcou a redescoberta do choro na década de 70, Jacob foi substituído por Déo Rian. Em 1976, no entanto, ele foi substituído por Ronaldo de Souza, que passou a ser o bandolinista oficial do grupo. A partir daí, nasceu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral, no instante em que surgia o movimento no País em busca de dar maior amplitude ao Choro.
Em atividade até hoje, o Grupo Época de Ouro participou de shows e festivais como o Free Jazz Festival, em 1985 e o itinerante Projeto Pixinguinha. Em 1994, o grupo viajou pelo país com o Projeto Brasil Musical, ao lado do pianista Arthur Moreira Lima.
Em seguida, foram à Frankfurt, na Alemanha, para uma série de apresentações. Ao retornar ao Brasil, em 1996, o conjunto foi convidado por Marisa Monte, Elba Ramalho, Ivan Lins e Paulinho da Viola para participar das gravações dos seus CDs.
Em 1977, o grupo lançou o disco ‘Época de Ouro interpreta Pixinguinha e Benedito Lacerda’, produzido por Jorginho do Pandeiro, o que rendeu o prêmio de Melhor Conjunto Instrumental do Ano pela revista Playboy.

HOMENAGEM:

Em 1987, o grupo homenageou os 50 anos de carreira do violonista Dino, gravando o LP ‘Época de Ouro Dino Anos’, com participações de Paulinho da Viola, Cristovăo Bastos e do Maestro Severino Araújo. Já no ano de 1996, após retornar da Alemanha, participou como convidado de gravações dos CDs de Marisa Monte, Elba Ramalho, Ivan Lins e Paulinho da Viola.

Café Brasil é título do CD lançado em 2001, compondo uma mistura entre o Época de Ouro e grandes nomes da música, como Marisa Monte, Paulinho da Viola, João Bosco, Martinho da Vila e Leila Pinheiro. Este trabalho também foi lançado no Japão, onde chegou a marca de 25 mil cópias vendidas naquele país.
Em 2002, vem o CD Café Brasil Vol. 2, com a participação de Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Ney Matogrosso, Ivan Lins, Mosca, Arlindo Cruz e Sombrinha, Elba Ramalho, Nó em Pingo D’Água e Lobão.
Com mais de 40 discos gravados entre seus componentes junto com Jacob do Bandolim, a banda gravou no ano de 2010 o CD Feijão com Arroz e reeditou o seu programa de auditório semanal na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, todas as sextas-feiras, sempre com a participação massiva de fãs e ouvintes de todo o País.

FOTOS COM OS MÚSICOS DO GRUPO ÉPOCA DE OURO:


(José Rocha do Bandolim, Tadeu Patrício e Jorginho do Pandeiro)
(José Rocha, Jorge Filho, Duquinha e Tadeu Patrício)
(Mestre Duquinha, André Bellyenne, Tadeu Patrício e José Rocha)
(Tadeu Patrício, Ronaldo Souza, José Rocha e Duquinha)
(Tadeu Patrício, Tony Azevedo, Duquinha e José Rocha)
(José Rocha, Duquinha, Walter do Acordeon e Tadeu Patrício)
(José Rocha, Tadeu Patrício, Antônio Rocha e Duquinha)



Nenhum comentário:

Postar um comentário