domingo, 2 de setembro de 2012

SAIBA COMO FOI INSTALAÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL DE CABEDELO:

CAPITULO II:
 

 

           
 
 
 
 
 
"No ano de 1973, começou o funcionamento do Colégio Estadual de Cabedelo, cabendo ao Dr. Júlio Aurélio Moreira Coutinho, a missão de dirigir inicialmente os trabalhos daquele educandário, para isto, convocou a extraordinária Juíza da comarca de Cabedelo, a Drª. Helena Alves de Souza Medeiros, que se irmanou também na comunhão dessa luta junto ao Dr. Júlio Aurélio, para começar o trabalho, e assim vieram os primeiros funcionários e professores que foram nomeados pelo governo do Estado, sendo eles: Leandro Reis (Secretário Geral), José Alves de Oliveira e Dr. Júlio Aurélio Moreira Coutinho (História); Salete Medeiros (Geografia); Severino Bronzeado (Inglês); Edmundo Valério Sabatele de Souza (Matemática); Edmilson Fonseca (Desenho); Dr. Helena Alves de Souza (Português), cuja professora estava sensível a contribuir com o desenvolvimento educacional de Cabedelo, além de sua missão de Juíza. Também foram contratados para compor o quadro de professores: Maria Sirena Gurgel e o Maestro, seu esposo, Maurício Mattos Gurgel, que passaram a lecionar música, trabalhando basicamente com a formação de um coral com os estudantes da escola e desta forma começavam as atividades educacionais do Colégio Estadual de Cabedelo.

             No começo foi um trabalho educacional difícil, porém muito bonito. Surgiram várias dificuldades para as suas instalações. Mas a cidade reunida naquele objetivo conseguiu através de suas reuniões a partir de uma proposta unificada, chegar ao governador do Estado da Paraíba, na época Dr. Pedro Gondim que prontamente atendeu o apelo do povo de Cabedelo, através de suas lideranças políticas.

            Recordo-me ainda que, no início em 1963, o importante na luta foi o marco que registrou o começo da educação em Cabedelo. A grande vitória foi justamente o funcionamento do Colégio Estadual de Cabedelo que naqueles dias funcionava no Grupo Municipal Maria Pessoa, no horário da noite. Depois foi transferido para o prédio da maternidade que se encontrava ocioso, onde posteriormente funcionou a Escola de Juizado de Menores, a Biblioteca Municipal Aderbal Piragibe, a Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor Alice de Almeida – FEBEMAA, e no passado recente funcionou também o Centro de Formação Profissional José Augusto de Lira, e hoje funciona o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. De acordo com informações do professor Ramalho Pinto, o Colégio Estadual de Cabedelo, nessa época também funcionou algumas turmas no Grupo Pedro Américo.
 
             No prédio da antiga maternidade, o colégio passou a funcionar pela manhã e noite. Até que depois em outra luta, as lideranças políticas de Cabedelo conseguiram junto ao governador do Estado subsequente, Dr. Ernani Sátyro, e principalmente através do apoio do Secretário da Educação do Estado da Paraíba, Dr. José Carlos Dias de Freitas, um grande benefício à educação do município de Cabedelo, para que construísse o prédio do Colégio Estadual de Cabedelo, no terreno existente no bairro de Camalaú, onde está localizada a Rua Municipalista Pedro da Silva Coutinho, aprovada pela Câmara Municipal de Cabedelo, cuja rua tem o nome do pai do Dr. Júlio Aurélio Moreira Coutinho.
 

 Então em 1973, o município de Cabedelo recebe um novo prédio, super moderno com os melhores equipamentos tecnológicos da época, onde foi iniciado mais uma vez um grande trabalho. Depois dessa nova estruturação, a escola recebeu no cargo uma nova diretora, a Drª Helena Alves de Souza Medeiro e ficando como vice-diretor, o Dr. Júlio Aurélio Moreira Coutinho. Nessa época a Drª Helena Alves convidou o jovem José de Arimatéa e Silva para ocupar o cargo de Secretário Geraldo do Colégio, porque precisava de uma pessoa com experiência no setor de administração pública, já que José de Arimatéia trabalhava na Prefeiutra Municipal de Cabedelo e poderia levar toda aquela sua experiência para as atividades do colégio, o que assim foi feito. Depois, a  Drª Helena Alves de Souza Medeiros  não pode mais continuar e o seu vice-diretor passou a ocupar o cargo de diretor geral, ficando nesse cargo até 20 de Janeiro de 1981, dia de São Sebastião, onde terminou a sua missão junto à juventude e a educação cabedelense."
 
Observação: Será postada gradativamente matérias de todas as gestões da Escola Estadual José Guedes Cavalcanti, a partir das informações fornecidas pelos diretores a este editor. Por que isto? Porque haverá em Outubro uma gincana cultural onde as turmas vão pesquisar o material e competir a partir das tarefas elaboradas que evidenciam a trajetória educacional e cultural da escola. Aguardem os próximos capítulos: 
 
Edição: Tadeu Patrício, educador.

 

 

 

 

Um comentário: