segunda-feira, 1 de outubro de 2012

GRUPO TENDA COMEMORA 40 ANOS DE TEATRO


 
VÁ AO TEATRO!
 

O Grupo Tenda está completando 40 anos de história no teatro paraibano e para comemorar sua trajetória pelos diversos palcos por onde o grupo já se apresentou,  está encenando o espetáculo “Não é mais aquilo”, texto e direção de Geraldo Jorge, para comemoração dessas quatro décadas. Vale a pena conferir está comédia.
 


Tadeu Patrício e Geraldo Jorge
 
         Neste domingo, dia 30 de Setembro, fui até ao teatro da ENERGISA, prestigiar o espetáculo a convite do amigo e diretor Geraldo Jorge, acompanhado de minha esposa Diana e um amigo, Francisco Dantas (Kinho).
 
Benilson, Tadeu, Geraldo Jorge e Francisco Dantas (Kinho).
 
          Em entrevista com o diretor Geraldo Jorge, relatou ao blog a Voz da Cultura Tadeu Patrício, que a peça que vocês vão assistir é uma comédia urbana que mostra uma pequena parte do cotidiano dos amantes da noite. Que após a morte de Dona Eulália, Rafael (seu sobrinho neto) e sua mulher vão morar na casa com a intenção de prevenir que alguém invada ou que outra pessoa da família tome posse do imóvel e no futuro venha a ocorrer briga entre os parentes, já que D. Eulália não deixou marido nem filhos.

 
O sobrinho, neto, Rafael, depois de perceber que a ex-empregada de sua tia ganhava dinheiro alugando um quartinho nos fundos da casa, isto é, sem que a sua patroa - uma solteirona de família tradicional soubesse, pois as coisas só aconteciam depois que ela fosse dormir. Então, Rafael descobrindo esse secreto passa a fazer o mesmo, agora às escondidas de sua mulher, pois ela pouco frequenta a residência, já que está bastante ocupada, estudando para as provas de um concurso público.

 
Sem conhecer bem este tipo de negócio, Rafael se depara com situações inusitadas com os personagens que estão à procura de satisfazer suas fantasias sexuais. Com este enredo, a peça traz fortes dosagens de humor, sem que haja cenas consideradas apelativas.

 
O concurso é realizado com êxito para os dois, a casa é vendida e o casal volta a morar com os pais de Rafael, no entanto, o rapaz gostou tanto da experiência que se não fosse a sua mulher, continuaria com o comércio do amor, Aliás, Rafael está dispondo a fazer disso o tema de sua monografia. A casa de Dona Eulália volta a ser uma casa normal, ou seja, “Não é mais aquilo!”.


O elenco é formado por Marcos Vinícius, Valéria Araújo, Renato Catedrall, Lucinha Costa, Lamarck Ribeiro, Marcondes Silva, Valdir Silva, Lujeffeso e Leonildo Moraes.
 

Vá ao teatro e prestigi o espetáculo - "Nâo é mais aquilo"
 
Para aqueles que não conhecem um pouco da história do Grupo Tenda, considerado um dos grupos de teatro mais importante da Paraíba, pelo que ele representa para o teatro paraibano e durante essas quatro décadas, foram mais de 30 espetáculos montados, uma prova de que vale a pena fazer sempre teatro, mesmo com toda crise instalada no campo da arte e cultura, falta de público, de espaço para ensaios, de espaços para apresentações, falta de recursos de projetos de incentivos culturais ao teatro, mas o Grupo Tenda está ali resistindo a tudo isso e sobrevivendo com muito fôlego.


O Grupo Tenda foi fundado em 28 de Outubro de 1972, por alguns jovens, que sentia a vontade e a necessidade de dar continuidade as suas primeiras experiências no campo do teatro. Hoje é uma entidade cultural, considerada mais antiga em João Pessoa, com mais de 30 (trinta) espetáculos montados, tanto infantis como adultos, além da participação do grupo em vários Festivais e Encontros Teatrais, tanto a nível estadual como nacional, valorizando assim no teatro paraibano e promovendo muitas pessoas (atores, atrizes e técnicos) que pelo grupo já passou ao longo desses 40 anos de história.


Além de montar espetáculo, o grupo também oferece uma Oficina Básica de Teatro para seu elenco, esse é um dos nossos se credos. Dessas oficinas e espetáculos já surgiram centenas de atores, atrizes e técnicos que hoje caminha pelo teatro paraibano e até nacional, como profissionais que vivem exclusivamente do teatro.

 
A oficina é ministrada por artes educadores, atores e outros profissionais do teatro, cuja oficina está voltada para os jovens, principalmente da Grande João Pessoa, especialmente o público carente com aulas gratuitas para todos aqueles que pretendam ter uma experiência com a arte cênica.

 
As 30 Principais Peças Teatrais montadas pelo Grupo Tenda:


1.    Tempestade em Água Benta;

2.    A Viúva e o Lobisomem;

3.    Morte e Vida Severina (Drama);

4.    A Afilhada de Nossa Senhora da Conceição;

5.    Maria Trapalhona (Infantil);

6.    O Verdugo;

7.    A Ruína do Rei Solimão (Infantil);

8.    Os meninos de Minha Rua;

9.    O Sapateiro do Rei; (Infantil);

10. Alamoa; (Drama);

11. A Cigarra e a Formiga; (Infantil);

12. A Nova Roupa do Rei;

13. A Saga de Zé Miguel (Drama);

14. O Boi e o Burro a Caminho de Belém (Natalina);

15. Perdidos na Floresta do Beleléu (Infantil);

16. O Gato de Botas (Infantil);

17. Arlequim, servidor de dois amos (Comédia);

18. A Formiga Fofoqueira (Infantil);

19. O Pastoril Profano do Terceiro Mundo (Comédia);

20. O Casamento de Dona Baratinha (Infantil);

21. O Casaco Encantado (Infantil);

22. A Casa da Onça e do Bode (Infantil);

23. Deboche (Comédia);

24. A Construção (Educativa);

25. A Obra (Educativa);

26. Vingança, Não (Educativa);

27. Casos de Famílias (Drama);

28. O Judas em Sábado de Aleluia (Comédia);

29. O Noviço (Drama);

30. Não é mais aquilo (Comédia).

 
 
Edição: Tadeu Patrício, Educador.

3 comentários:

  1. estou tentando falar com Geraldo Jorge e não consigo , sou de minas gerais e queria um texto dele, pode me ajudar?

    ResponderExcluir