MÚSICA AGORA SERÁ CONTEÚDO OBRIGATÓRIO
NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Saiba mais lento a matéria abaixo:
Desde o início do ano letivo que todas as escolas poderão incluir o ensino de Música em seus currículos. Por enquanto, a discussão fica centrada na formação dos professores e nos conteúdos que deverão ser trabalhados.
Muito além de formar músicos profissionais ou especialistas na área, a Educação Musical auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens, contribui para a sociabilidade e democratiza o acesso à arte. Por isso, a partir de 2012, a Música será conteúdo obrigatório em toda Educação Básica. É o que determina a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008.
Embora ainda não se saiba se os conteúdos serão trabalhados em uma disciplina específica ou nas aulas de Artes ou com professores polivalentes, as escolas devem adaptar seus currículos até o início do ano letivo de 2012. Tocar, ouvir, criar e entender sobre a História da Música são pontos fundamentais de ensino.
Para a professora do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, Teca Alencar de Brito, contudo, os currículos não devem ser engessados. "Não se pode ensinar Música a partir de uma visão utilitarista. Estamos falando de arte. É preciso explorar as sensibilidades", afirma a especialista, criadora da Teca Oficina de Música.
Para o arte educador Tadeu Patrício, que leciona em escola pública em Cabedelo e João Pessoa/PB, “trabalhar música em sala de aula é de suma importância para o desenvolvimento cultural do aluno através das possibilidades que a linguagem musical oferece, principalmente com a garantia da lei nº 11.769, onde as escolas agora terão que incluir em seus currículos o ensino da música. Essa é uma oportunidade onde podemos oferecer ao aluno um aprofundamento quanto aos três elementos que compõem a música (ritmo, melodia e harmonia), a teoria musical, a história da música mundial, brasileira e regional, além de praticar todo um repertório de nossas raízes musicais que estão adormecidos; como disse o poeta referindo-se a música nacional brasileiro, “estamos como a verso do hino nacional – deitado eternamente em berço esplêndido”.
Precisamos salvar a nossa cultura musical enquanto há tempo. Estimular os alunos a cantar os hinos brasileiros, as músicas folclóricas, os compositores comprometidos com a cultura nacional, a exemplo o samba, o baião, o forró, o sertajeno, as toadas caipira. Isso é o que precisa ser estimulado na educação básica musical em nossas escolas. É bom lembrar que isto não será uma tarefa fácil para os professores de música, pois haverá muita resistência da parte dos estudantes. Nesses casos, o autoritarismo, o dono da verdade não funcionará. É preciso sapiência para conquistar a clientela a ouvir a boa música e isto será o desafio.
Debater com os estudantes por que música X toca 10 ou 20 vezes numa programação e música Y não é executada nenhum vez no rádio ou na Tv? Questionar por que gostamos de música X e detestamos música Y ? Questionar por que numa guerra somos capazes de matar aquele que nunca nos fez mal? O que nos impulsiona a gostar ou detestar uma música. Estes temas precisam ser debatidos com os alunos na sala de aula, além de por em prática a educação básica da música quanto arte”.
Precisamos salvar a nossa cultura musical enquanto há tempo. Estimular os alunos a cantar os hinos brasileiros, as músicas folclóricas, os compositores comprometidos com a cultura nacional, a exemplo o samba, o baião, o forró, o sertajeno, as toadas caipira. Isso é o que precisa ser estimulado na educação básica musical em nossas escolas. É bom lembrar que isto não será uma tarefa fácil para os professores de música, pois haverá muita resistência da parte dos estudantes. Nesses casos, o autoritarismo, o dono da verdade não funcionará. É preciso sapiência para conquistar a clientela a ouvir a boa música e isto será o desafio.
Debater com os estudantes por que música X toca 10 ou 20 vezes numa programação e música Y não é executada nenhum vez no rádio ou na Tv? Questionar por que gostamos de música X e detestamos música Y ? Questionar por que numa guerra somos capazes de matar aquele que nunca nos fez mal? O que nos impulsiona a gostar ou detestar uma música. Estes temas precisam ser debatidos com os alunos na sala de aula, além de por em prática a educação básica da música quanto arte”.
Outro ponto polêmico nesta questão é que nova legislação diz respeito a não obrigatoriedade da graduação em Música para ministrar as aulas. O artigo da lei que previa a formação específica na área foi vetado pelo Ministério da Educação sob alegação de que, no Brasil, existem diversos profissionais atuantes na área sem formação acadêmica. A discussão, agora, está a cargo da Fundação Nacional de Artes (Funarte) que, a partir de um protocolo de parceria firmado entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação, está organizando encontros regionais com acadêmicos, especialistas, Secretarias de Educação e Associações de Estudos Musicais para encontrar soluções e realizar uma espécie de mapeamento do ensino de Música nos estados brasileiros.
Para isto no primeiro encontro, realizado no Rio de Janeiro, formou-se dois grupos de trabalho. 1º Grupo: Propor nortes para as questões curriculares; o 2º Grupo: Formado por representantes das universidades, responsável por articular propostas de ampliação das licenciaturas em Música e demais cursos de formação continuada na área, inclusive, os ministrados a distância. Elaborar uma nova proposta de regulamentação da Lei nº 11.769, assim como um manual aplicativo destas determinações, que auxiliem os gestores escolares e educadores da área de Música.
OBSERVAÇÃO: OS 13 MAIORES VENDEDORES DE DISCO DO BARSIL. É de não acreditar: mas veja os números abaixo:
ORDEM | RANKING | ARTÍSTA | QUANTIDADE |
13 | LUGAR | Roberta Miranda | 14 Milhões de Discos |
12 | LUGAR | Sepultura | 15 Milhões de Discos |
11 | LUGAR | Legião Urbana | 15 Milhões de Discos |
10 | LUGAR | Fábio Jr. | 16 Milhões de Discos |
09 | LUGAR | Zezé Di Camargo & Luciano | 20 Milhões de Discos |
08 | LUGAR | Leandro & Leonardo | 20 Milhões de Discos |
07 | LUGAR | Maria Betânia | 26 Milhões de Discos |
06 | LUGAR | Xuxa | 30 Milhões de Discos |
06 | LUGAR | Chitãozinho & Xororó | 30 Milhões de Discos |
04 | LUGAR | Rita Lee | 55 Milhões de Discos |
03 | LUGAR | Raça Negra | 60 Milhões de Discos |
02 | LUGAR | Nelson Gonçalves | 75 Milhões de Discos |
01 | LUGAR | Roberto Carlos | 120 Milhões de Discos |
Canpeão de vendas de discos no Brasil. |
OBSERVAÇÃO: OS 13 MAIORES VENDEDORES DE DISCO EM TODO O MUNDO. É de não acreditar, mas vejam os números:
ORDEM | RANKING | ARTÍSTA | QUANTIDADE |
13 | LUGAR | Queen (Rock) | 22. 180, 000,000 |
12 | LUGAR | Julio Iglesias (Latino/Pop) | 80. 200, 000,000 |
11 | LUGAR | Pink Floyd (Rock) | 21. 210, 000,000 |
10 | LUGAR | Celine Dion (Music/Pop) | 21. 220, 000,000 |
09 | LUGAR | Elton John (Music/Pop) | 43. 220, 000,000 |
08 | LUGAR | Mariah Carey (Music/Pop) | 14. 230, 000,000 |
07 | LUGAR | The Rolling Stones (Rock) | 54. 250, 000,000 |
06 | LUGAR | Cliff Richard (Rock/Pop) | 60. 250,000,000 |
05 | LUGAR | Nana Mouskouri (Pop) | 450. 250,000,000 |
04 | LUGAR | Madonna (Pop /WBR) | 16. 275,000,000 |
03 | LUGAR | Elvis Presley (Country/Rock) | 150. 300,000,000 |
02 | LUGAR | Michael Jackson (Pop/R&B MJ Stats) | 14. 350,000,000 |
01 | LUGAR | The Beatles (Rock/Pop) | 40. 400,000,000 |
Campeão de venda em todo mundo. |
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