domingo, 29 de julho de 2012

A POLÊMICA DO USO DO VOCABULÁRIO PRESIDENTA E/OU PRESIDENTE.

Vamos aprofundar este debate?



Sua Excelência, a Senhora “PRESIDENTA” Dilma Rousself ordenou para o Diário Oficial da União que lhe fosse adotado o vocábulo “Presidenta” e não Presidente nos atos e despachos da governabilidade.


As feministas do governo gostam do tratamento de presidenta, enquanto que, as conservadoras, a maioria, preferem o tratamento de Presidente, já adotado por jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão. Na verdade, a ordem partiu diretamente da Sua Excelência Dilma Rousself: ela quer ser chamada de Presidenta. E ponto final.




Por oportuno, este blog dar conhecimento aos leitores de um texto sobre este assunto e que foi postado na internet pelo leitor Hélio Fontes, de Santa Catarina, intitulado: Olha "a" “Vernácula”! Vejam:

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante… Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não “PRESIDENTA”, independentemente do sexo que tenha. Se diz capela-ardente, e não capela 'ardenta'; se diz estudante, e não 'estudanta'; se diz adolescente, e não 'adolescenta'; se diz paciente, e não 'pacienta'.

Um bom exemplo seria: 'A presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta pensando ser eleganta por ser agora a representanta. Esperamos vê-la sorridenta, numa capela - ardenta, pois esta dirigenta, em atitude barbarizenta, não tem o direito de violentar o português.

A redação deste blog gostaria de saber o opnião dos nossos leitores, professores da língua portuguesa, estudantes e demais apaixonados sobre o tema exposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário