quinta-feira, 9 de maio de 2013

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE CABEDELO-PB. Saiba mais....


Prédio do Teatro Santa Catarina


Nesta quinta-feira, 09/05 realizou-se no Teatro Santa Catarina, a II Conferência Municipal da Cidade de Cabedelo. Logo no início da manhã aconteceu o momento de acolhimento e inscrição dos participantes do evento que receberão material didático, camisa e crachá. Antes da formação da mesa convidou-se ao palco, o músico José Carlos Costa Machado que executou com o seu inseparável violão, o Hino Municipal de Cabedelo da autoria do poeta Hermes Nascimento e música de Maurício Mattos Gurgel, cujo canção apresentado tem arranjo do próprio músico Carlinhos como é mais conhecido dos cabedelenses. Em seguida todos foram convidados a ficar em pé para cantar o Hino Nacional Brasileiro.




O evento continua na sexta-feira, 10/05, (manhã e tarde) com as atividades desenvolvidas pelos grupos de trabalhos formados para debateram sobre a política de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.

Ana Maria Secretária

De acordo com Ana Maria Bezerra Nóbrega, Secretária de Desenvolvimento Urbano que está presidindo da  II Conferência Municipal da Cidade de Cabedelo, o evento foi uma propositura da vereadora Graça Resende que sentindo a necessidade de uma interlocução entre os poderes públicos constituídos, sociedade civil organizada, moradores e trabalhadores, disse acreditar que todos unidos em uma grande assembleia geral terão a oportunidade de apresentar, criticar e debater possíveis soluções para a cidade em que vivem. Pois a sociedade precisa urgentemente tratar assuntos da política municipal para o desenvolvimento urbano e humano dos cabedelenses.

Vereadora Graça Resende

Foi nesse clamor aguerrido que a vereadora Graça Resende conseguiu convencer os demais pares para que aprovassem o seu requerimento, prontamente decretado pelo Prefeito Municipal de Cabedelo, José Maria de Lucena Filho (Luceninha), que o encaminhou para publicação em 21 de fevereiro de 2013.

Prefeito Luceninha

De acordo com o Decreto nº 13 no Art. 1 - Fica convocada a Conferência Municipal da Cidade de Cabedelo/PB, a se realizar nos dias 09 e 10 de maio de 2013, sob a coordenação da Prefeitura Municipal de Cabedelo.

Art. 2 - A Conferência Municipal da Cidade de Cabedelo terá como temática: "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já" e construirá propostas para subsidiar as discussões da 5ª Conferência Estadual das Cidades e da 5ª Conferência Nacional das Cidades.

Art. 3 - A Conferência Municipal da Cidade de Cabedelo será presidida pelo Prefeito Municipal e na sua ausência ou impedimento eventual pela Secretária Chefe do Gabinete.

Art. 4 - A Comissão Preparatória, a ser criada, deverá ser composta por representação do poder público municipal e da sociedade civil, será responsável pela organização da Conferência Municipal da cidade de Cabedelo, observando o disposto no Regimento Interno da 5ª Conferência Nacional das Cidades e o Regimento da etapa estadual.

Art. 5 - Caberá a Conferência Municipal da Cidade de Cabedelo, elaborar relatório final, a partir da sistematização das propostas aprovadas, e encaminhar a Comissão Preparatória Estadual, além de eleger os delegados para a 5ª Conferência Estadual das Cidades.




A sociedade cabedelense precisa se fazer presente nestas discussões de interesse público para apontar soluções, visto os diversos problemas de urbanização que enfrentamos em Cabedelo, a exemplo, as chuvas quando caem acabam provocando os já costumeiros alargamentos em nossas ruas, avenidas e casas; reformar e limpar as galerias fluviais que estão sempre entupidas e danificadas pela própria população; o problema da segurança e da iluminação pública; Melhorar as vias de acesso para o transporte na BR 230 e ruas adjacentes; O problema do translade de diversos produtos que são importados pelo Porto; instalação de câmaras em pontos estratégicos de Cabedelo de maior risco a segurança da população; a retirada do escritório da antiga “Esso” instalada fronte a Fortaleza de Santa Catarina para outra área da cidade; Construção de Praças com espaços para equipamentos de esporte, cultura e outros empreendimentos modernos; Construção de Galpões para realização de oficinas de artes e ensaios dos grupos tradicionais da cultura popular; Construção de Anfiteatros em praças e comunidades; Instalação de Semáforos em pontos estratégicos da BR – 230 do Km 0 até o 2. Paradas de ônibus; Construção de um Centro de Convenção para Cabedelo; Construção de um Centro Administrativo Municipal; Construção de um Estádio de Futebol; Construção do Calçadão das Praias do Mira Mar e Formosa; Construção da Segunda Via de Cabedelo, passando por Jardim Manguinhos, Camboinha até o Recanto do Poço; Construção das Vias de acessos com saída da Praia do Jacaré; Construção das vias de acesso e saída da comunidade Salina Ribamar e outras e outras sugestões que poderíamos apontar para o desenvolvimento urbano e humano de Cabedelo. Participe!





































Nenhum comentário:

Postar um comentário