quarta-feira, 3 de julho de 2013

SECRETÁRIO DO MINISTÉRIO DA CULTURA ESTEVE EM CABEDELO PARA CONHECER PROJETO. Saiba como foi:


                                          
Secretário do Minc Henilton Menezes.
O secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, esteve no município de Cabedelo/PB, na manhã desta quarta-feira (03/07), a convite do Secretário de Cultura, músico Chico César para conhecer o Projeto PRIMA que tem a coordenação geral do músico, Milton Dornellas, cujo projeto tem uma importância valorosa para a Secretaria da Cultura, uma espécie de “joia rara” para os anfitriões da gestão pública estadual, devido aos resultados positivos e surpreendentes que o Projeto Prima já alcançou em apenas 1 ano e 3 meses de fundação, haja visto, as revelações de talentos musicais em destaque na comunidade; o trabalho de socialização e aprendizado absolvido pela proposta pedagógica de musicalização que tem sido aplicado pelo maestro Alex Klein, equipe de professores e alunos; o interesse dos alunos inscritos na filosofia do projeto; a participação das famílias; a parceria da Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria da Educação e Secretaria da Cultura, além do apoio institucional da Fundação Fortaleza de Santa Catarina, para que o trabalho desenvolvido pelo projeto Prima aconteça da melhor maneira possível no município, considerando que, o ponto de partida do projeto tem sido a cidade portuária de Cabedelo, que é uma referência para os demais polos existentes na área metropolitana de João Pessoa, assim como funciona, no bairro de Mandacaru, no bairro dos Novais, Alto do Mateus e os demais cidades de municípios paraibanos que estão previstos a realização do projeto.


Em Cabedelo, o encontro foi agendado pela secretaria de cultura do estado, que teve inicio às 09h30min e foi realizada na Casa do Capitão-Mor da Fortaleza de Santa Catarina, aonde a comitiva conduzida pelo secretário Chico César foi recebido pelo anfitrião daquele monumento histórico, o presidente da Fundação Fortaleza de Santa Catarina, Engenheiro Osvaldo da Costa Carvalho, que recebeu igualmente o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, além do coordenador do projeto Prima, Milton Dornellas; demais alunos e alunos do Prima; membros do Conselho de Cultura do Estado (com representação de várias regiões do estado); o Presidente da Fundação José Américo de Almeida, Dr. Flávio Sátiro; a Secretária de Cultura de Cabedelo, professora Martha Smith; o Secretário Adjunto da Cultura, mestre Tadeu Patrício; o diretor administrativo e financeiro da cultura municipal, Anselmo Luiz, os representantes da Associação Artística Cultural de Cabedelo – AACC, Janilson Melo Feitoso e Marieta Campos Resende.


Na abertura da reunião, o secretário Chico César e o coordenador geral do projeto Prima, Milton Dornellas, fizeram uma apresentação do projeto para os presentes da plenária, desde os objetivos, metas, estratégia de desenvolvimento, a parte orçamentária, além do empenho para aquisição de instrumentos musicais da orquestra de câmara para todos seus naipes (cordas, madeiras, percussão, metais) que são necessários para formação de 10 Orquestras em todo estado da Paraíba, conforme é a recomendação do Governador Ricardo Vieira Coutinho.


Disse Milton Dornellas que, no momento os instrumentos musicais e equipamentos adquiridos se encontram no processo de tombamento, e que logo, logo serão distribuídos para os alunos inscritos no projeto. Também frisou que, os primeiros instrumentos musicais adquiridos para dar andamento ao Projeto Prima no seu primeiro ano de atividade, foram adquiridos pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria Municipal da Educação e alguns pelos próprios pais dos alunos que têm uma situação financeira melhor.


Em seguida Milton Dornellas, convidou a coordenadora do polo Prima que funciona no Centro de Arte Integrada Imaculada Conceição em Cabedelo, professora Melany para explicar a parte pedagógica e a funcionalidade do projeto. De acordo com Melany, não há muito segredo, os alunos e alunos chegam para se inscreverem no projeto, a maioria deles não tem nenhuma noção musical e vão logo escolhendo os instrumentos musicais pela beleza do instrumento ou por sua sonoridade e aprendendo paralelamente a prática e a teoria musical sem perda de tempo. Muitas vezes no decorrer das aulas eles querem trocar de instrumento e quanto a isso não há nenhum problema. Eles podem mudar de instrumento quantas vezes forem necessárias, porque para o projeto o importante é a descoberta musical e o olhar do aluno para o instrumento, bem como a proporcionalidade que a música pode fazer em sua vida. "Nós trabalhamos em grupo de alunos, primeiro por naipes de instrumentos musicais um ajudando ao outro até formar todo corpo e conjunto da orquestra". Finalizou.


Em seguida falou o jovem maestro da orquestra Prima Erenilson Ferreira, que iniciou as suas aptidões musicais na Banda de Música 12 de Dezembro, passando pela Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba/FUNESC e agora se encontra desenvolvendo um trabalho como maestro assistente do Maestro Alex Klein para com os alunos que formam a orquestra do Projeto do Prima. Depois de sua fala, vários outros alunos deram depoimentos da transformação que o projeto Prima conseguiu fazer em suas vidas. Que tem conseguido tirar alunos do mundo da ociosidade, passando pela violência das ruas com uso de drogas e outros produtos tóxicos.





Depois de vários depoimentos, os alunos presentes à reunião passaram a fazer uma pequena demonstração do trabalho musical desenvolvido no projeto Prima. Mas antes, o maestro Erenilson Ferreira quis justificar a ausência de alguns alunos do projeto, porque muitos deles estavam de férias, e em razão da chuva que caiu nesta manhã em Cabedelo.
II Parte do Encontro:


Em seguida a palavra foi facultada para o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, que ressaltou a importância do projeto Prima para as comunidades de Cabedelo e da Paraíba, bem como da possibilidade de firmar parcerias entre o MINC e a Secretaria de Cultura do Estado para desenvolvimento das ações e necessidades de ampliação do projeto Prima.


Depois a palavra foi facultada para o presidente da Fundação Fortaleza de Santa Catarina que fez um breve relato da abertura Extra Oficial pela Associação Artística Cultura de Cabedelo em 1991; a criação da Fundação Fortaleza de Santa Catarina, a situação da entidade, os problemas do monumento, sua manutenção diária, mensal e anual, a ausência de parceiros, principalmente governamental e das empresas que são instaladas no entrono do Forte; os serviços e eventos realizados, a relação com o IHPAN, com as empresas do entorno do monumento, com a Prefeitura de Cabedelo e o Governo do Estado; as receitas da Fundação de Fortaleza de Santa Catarina, cuja fala foi complementada por Tadeu Patrício, Secretário adjunto da cultura; Martha Smith, Secretária da Cultura e por Janilson Melo Feitosa, representante da AACC. Por fim o secretário do Minc se comprometeu em colaborar com a Fundação Fortaleza de Santa Catarina desde que ela regulariza-se juridicamente para poder pleitear recursos junto ao Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, que será substituída em setembro próximo pela Lei Procultura. Finalizou que deixaria seus contatos telefônicos e E-mail para ir trocando figurinhas até que a Fundação Fortaleza de Santa Catarina conseguisse organizar a parte de sua documentação para poder pleitear os projetos necessários para a realização dos suas atividades institucional. Após isto, poderiam contar com o seu empenho junto ao MINC e na Superintendência do IPHAN em Brasíília. A reunião encerrou com o Secretário de Cultura Chico César, pedindo para que o mestre Tadeu Patrício da Nau Catarineta cantasse uma loa da Barca de Cabedelo.

Exposições de fotos da reunião: Confira!






















































2 comentários:

  1. Gostaria de ser informado com antecipação sobre a realização de eventos como este. Estou morando em Cabedelo há pouco mais de um ano e me interesso pelo que acontece em nossa área cultural. O problema é a dificuldade em me manter informado sobre o que acontece aqui. Tenho, inclusive, alguns livros para doar, mas não sei a quem me dirigir. Preciso de ajuda. Um abraço. Ronaldo Monte.

    ResponderExcluir
  2. Caro Ronaldo Monte, gostaria de manter contato com você para uma maior aproximação sua com o Movimento Cultural de Cabedelo. Você pode me encontrar na Secretaria de Cultura de Cabedelo, mais pela manhã. O prédio da Secretaria de Cultura está situado a Rua Pedro Aleixo de Moura, por trás do Teatro de Santa Catarina. Telefones para contatos: (83)3250-3323 ou 3250-3322.
    Saudações Culturais.

    ResponderExcluir