segunda-feira, 9 de setembro de 2013

CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS COMUNITÁRIOS



Equipe Promotora do Curso


Prezados (as) Companheiros (as) da Cultura em Cabedelo/PB,

Comunicamos que haverá uma reunião com a equipe promotora do Curso de Formação de Agentes Culturais Comunitários, para tratar assuntos relacionados à realização do referido curso. Portanto, se faz necessário que os representantes dos grupos de culturas populares e entidades culturais que desenvolvem ações com o patrimônio cultural imaterial, repassem a informação aos demais membros dos vossos grupos para que se façam presentes na próxima quarta-feira, 11 de Setembro de 2013, às 19:30 horas, na Fortaleza de Santa Catarina.

O curso tem como objetivo capacitar os jovens aprovados para o projeto visto realizar o inventário dos bens culturais de suas comunidades. Os alunos participantes do projeto farão um trabalho de identificação imateriais presentes nos bairros onde residem, de forma a identificar e compor o acervo vivo do Museu.

O curso visa sensibilizar o olhar dos jovens de comunidades rurais e de periferias urbanas, ricas nos saberes de tradição oral, para que eles identifiquem os bens e atores culturais locais, de cada comunidade envolvida e busquem a salvaguarda dos patrimônios imateriais como estratégia de desenvolvimento sustentável de suas comunidades.

A programação do Curso de Formação é dividida em três ciclos de oficinas e atividades com duração de 60 dias cada um, voltada para a experiência prática, na produção dos produtos previstos em cada ciclo. A Carga horária total do curso será de 160 horas, o qual inclui as oficinas de Educação Patrimonial, Educação Patrimonial Aplicada ao Registro de Campo, Economia Criativa, Direitos Culturais, Elaboração de Projetos, Informáticas e Língua Portuguesa.

O curso de Formação de Agentes Culturais Comunitários acontecerá no centro da cidade João Pessoa, no prédio do NAC – Núcleo de Arte Contemporânea, onde está localizado o Teatro Lima Penante – UFPB, nas Terças e Quintas Feiras das 14:00 às 17:00 horas, durante o período de 7 meses, ou seja, de Setembro a março de 2014. Os jovens inscritos deverão ter idade mínima de 16 anos e máxima 29 anos. Os alunos menores de 18 anos devem comprovar que estão matriculados em uma rede de ensino municipal ou estadual. Os alunos selecionados receberão uma bolsa para participar do projeto. O resultado final do curso será a montagem de uma exposição fotográfica, um catálogo com os patrimônios culturais e imateriais pesquisados e um site divulgando todo resultado do projeto.

Observação:

Informações: (83) 8736-6499 (Marcela Mucillo); 8745-7062 (Pablo Honorato); 8680-2609 (Emanuel Braga); 8763-2843 (Tadeu Patrício).

Cordialmente,

Mestre Tadeu Patrício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário