domingo, 14 de julho de 2013

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE CABEDELO ELEGE SEUS DELEGADOS; Saiba mais....

A II Conferência Municipal de Cultura de Cabedelo aconteceu nos dias 12 e 13 de Julho na Escola Municipal Paulino Siqueira, onde funcionou o Instituto Sagrado Coração de Jesus e o QI, situada no bairro do Monte Castelo, berço da cultura cabedelense.

A referida Conferência contou com a participação de mais de 100 pessoas, porém apenas 82 pessoas oficializaram o seu credenciamento, cujos participantes fazem parte dos variados seguimentos culturais do município de Cabedelo.

Na Sexta-feira à noite, após encerrar o credenciamento, deu-se início a formação da mesa pelos membros da Comissão Organizadora composta de representantes do poder público e da sociedade civil organizada. A mesa foi formada por Martha Smith (Secretária de Cultura); Dr. Adriano Matos Feitosa (Procurador da Prefeitura de Cabedelo); Lúcio Rodrigues (Ministério da Cultura); Maria das Graças Carlos Resende (Representante da Câmara Municipal de Cabedelo); Jorge Luiz de Freitas Vilela (Associação Artística Cultural de Cabedelo - AACC); José Marques de Brito (Associação Cabedelense Para Cidadania). 

A abertura oficial da II Conferência Municipal de Cultura de Cabedelo iniciou com à execução do Hino Nacional Brasileiro ao toque do berimbau do mestre de capoeira Adeilson Morais que acompanhou em uníssono a cantora Amanda Cavalcante que fez uma bela performance do Hino Nacional Brasileiro. Depois que todos os representantes da mesa fizeram uso da palavra, então se deu inicio a leitura do Regimento Interno da II Conferência Municipal de Cultura de Cabedelo pela funcionária Jordânia de Lucena da Secretária de Cultura de Cabedelo. Após alguns destaques apontados por participantes da plenária, houve os esclarecimentos e finalmente a assembleia geral aprovou por completo o Regimento Interno. A noite da 1ª Etapa da Conferência se encerrou com a divulgação da programação do dia seguinte.

No Sábado pela manhã aconteceu a 2º Etapa da Conferência Municipal com a formação da plenária, onde houve as exposições dos palestrantes convidados que fundamentaram o tema central proposto pelo Ministério da Cultura de “Uma política de estado para a cultura: desafios do sistema nacional de cultura”, que foram aprofundados nos quatro eixos temáticos a seguir:

1º Eixo Temático – Implementação do Sistema Nacional de Cultura, que teve como palestrante, Lúcio Rodrigues do Ministério da Cultura, Regional Recife/PE;

2º Eixo Temático – Produção Simbólica e Diversidade Cultural, que teve como palestrante, Henrique Sampaio Pontes integrante do Fórum Estadual das Culturas Populares e Tradicionais da Paraíba;

3º Eixo Temático – Cidadania e Direitos Culturais, que teve como palestrante, o professor Ernesto Luiz Batista Filho, integrante da Associação Cabedelense Para Cidadania;

4º Eixo Temático – Cultura e Desenvolvimento, que teve como palestrante, o professor André Piva da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Após conclusão dos debates dos quatro eixos temáticos todos foram convidados para o almoço oferecido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Cultura.

No sábado à tarde, novamente formou-se a plenária com a participação dos grupos dos quatro eixos temáticos, onde os palestrantes conjuntamente com os participantes dos grupos foram debatendo e encaminhando às propostas para equipe de digitação da II Conferência Municipal de Cultura de Cabedelo. Após concluir os debates de todos os subtemas dos quatro eixos, todas as propostas encaminhadas foram lidas novamente  através do telão, e na medida em que era concluída a leitura, os participantes eram convocados a levantar o crachá para aprovação e/ou à rejeição da proposta. Depois de quatro horas de amplo debate e encaminhamento das propostas apresentadas, a mesa organizadora e os conferencistas finalmente deram por encerrada a 3ª Etapa da II Conferência Municipal de Cultura de Cabedelo. Porém, ficou acertado entre a mesa organizadora e os participantes que todas as propostas encaminhadas e aprovadas passariam por uma correção sem alteração do seu conteúdo. Também ficou acertado que, antes que as propostas sejam enviadas ao Ministério da Cultura, seriam apresentadas a comissão organizadora e os delegados e suplentes eleitos para uma análise final. 

No sábado, às 18:00 horas deu-se início o processo da escolha dos delegados, onde foi feita a leitura pela mesa organizadora do Capítulo VII que trata da Eleição de Delegados participantes da II Conferência Municipal de Cultura de Cabedelo. Em seguida realizou-se à escolha dos delegados representantes da sociedade civil organizada. Das 82 pessoas inscritas apenas 6 (seis) participantes disponibilizaram seus nomes para delegado visto representar o município de Cabedelo na III Conferência Estadual de Cultura que acontecerá no dia 15 de Setembro de 2013 em local e cidade a ser definidos posteriormente. Os 6 (seis) candidatos a delegados foram: João Fernandes (Ator, Fotógrafo e Palhaço Profissional) representante do bairro do Intermares; César Cunha (Ator, Músico e Palhaço Profissional) representante do bairro do Renascer II; Sandra Mori (Agente Cultural e Artesã) representante da Praia do Jacaré e bairro Jardim Oceania; Amanda Cavalcante (Atriz e Cantora) representante do Centro de Cabedelo; Sandy Brito (Arte Educador e Ator) representante do bairro de Camalaú e Jorge Luiz de Freitas Vilela (Agente Cultural e Produtor Cultural) representante do Centro de Cabedelo. Após apuração dos votos deu-se a seguinte classificação:

1º Lugar – César Cunha (Selecionado para etapa estadual);
2º Lugar – Amanda Cavalcante (Selecionado para etapa estadual);
3º Lugar – Sandy Brito (Selecionado para etapa estadual).

1º Suplente - João Fernandes;
2º Suplente - Jorge Vilela;
3º Suplente - Sandra Mori;

Em seguida deu-se início a escolha dos delegados representantes do poder público. Apenas 3 (três) dos participantes da II Conferência Municipal disponibilizaram seus nomes, cujos servidores encontram-se exercendo cargos comissionados na Prefeitura Municipal de Cabedelo. São estes: Socorro Fernandes (arte educadora); Adeilson Morais (mestre de capoeira) e Jordânia de Lucena (Bibliotecária).

Após apuração dos votos deu-se a seguinte classificação:

1º Lugar – Adeilson Morais (Selecionado para etapa estadual);
2º Lugar – Socorro Fernandes;
3º Lugar – Jordânia de Lucena.

De acordo com o Regimento Interno, o número de delegados a serem eleitos para etapa estadual deve corresponder ao percentual do número de participantes credenciados, conforme previsto na regulamentação do Anexo III do Regimento Interno da 3º Conferência Nacional de Cultura que será realizada em Brasília/DF no dia 29 de Novembro de 2013.

Antes de encerramento a II Conferência Municipal de Cultura, a Secretária de Cultura, Martha Smith e o Adjunto da Cultura, Tadeu Patrício, agradeceram o apoio recebido do Prefeito de Cabedelo, José Maria de Lucena Filho (Luceninha), do Vice-Prefeito Wellington França Viana, da Câmara Municipal de Cabedelo através da Vereadora Graça Resende; das Secretarias parceiras do evento: Secretaria de Trabalho, Ação Social e da Mulher (Secretária Vanda Lígia Silva de Lucena); Secretaria de Comunicação (Secretário Wellington da Costa Machado); Secretaria de Esporte (Maurício Vicente dos Santos); Secretaria de Transporte (Rogério Santiago); Secretaria de Turismo (Vera Simões); A Procuradoria do Município, através do Dr. Adriano Matos Feitosa; a Secretaria da Educação (Professora Clecy Alves Vasconcelos); A Diretora da Escola Municipal Paulino Siqueira (Professora Edna Maria Pereira) e a Vice-Diretora (Iracy); Ao Presidente da Associação Artística Cultural de Cabedelo - AACC (Jorge Luiz de Freitas Vilela); ao Presidente da Associação Cabedelense Para Cidadania - ACICA (Professor José Marques de Brito); Aos palestrantes: Lúcio Rodrigues (Ministério da Cultura); Henrique Sampaio (Fórum Estadual das Culturas Populares da Paraíba); Professor André Piva (Universidade Federal da Paraíba - UFPB); Ernesto Luiz Batista Filho (Associação Cabedelense Para Cidadania); Agradeceram ainda, a participação de todos e todas, e por fim, os servidores municipais lotados na Secretaria Municipal da Cultura, Teatro Santa Catarina e Biblioteca Municipal Aderbal Piragibe, que deram a sua valorosa e talentosa colaboração para o sucesso da II Conferência Municipal de Cultura de Cabedelo.    

Redação e Fotografia, Tadeu Patrício.


Veja agora fotos dos principais momentos da II Conferência Municipal de Cultura de Cabedelo.


Setor de Credenciamento





Mestre Adeilson Morais e Amanda Cavalcante.






Vereadora Graça Resende

Secretaria Martha Smith

Presidente da ACICA, Professor José Marques de Brito.

Representante do Ministério da Cultura, Lúcio Rodrigues.

Presidente da AACC - Jorge Vilela

Representante do Fórum Estadual das Culturas Populares
Tradicionais da Paraíba - Henrique Sampaio.



























Jordânia de Lucena (Equipe de Apoio)







Lúcio Rodrigues - Ministério da Cultura.





Henrique Sampaio pesquisador da cultura popular.



Professor Ernesto Batista - ACICA.


Professor André Piva - UFPB







2 comentários:

  1. Parabenizo todos pela organização, estamos começando, sinto compromisso e respeito pelo povo, gestão democrática é o caminho, não é fácil, mas é possível, que sirva de exemplo esta Secretaria . Não se governa para o povo, governa-se com o povo, foi o que presenciei na II Conferência de Cultura, estamos confiantes, a nova gestão demonstrou competência

    ResponderExcluir
  2. Em nome da Secretaria de Cultura de Cabedelo, agradecemos a gentileza da poetisa Fátima Peixoto em reconhecer o esforço e a organização da equipe da cultura que promoveu uma boa II Conferência Municipal de Cultura de Cabedelo.

    ResponderExcluir