terça-feira, 13 de março de 2012

14 DE MARÇO - DIA NACIONAL DA POESIA - SAIBA MAIS SOBRE ESTA ARTE.

Dia Nacional da Poesia:

 

14 de Março, comemoramos o Dia Nacional da Poesia. Esta data foi escolhida para homenagear o nascimento de Antônio Frederico de Castro Alves, que nasceu em 14 de Março de 1847, na Fazenda Cabaceiras, município de Muritiba, estado da Bahia, hoje é uma cidade de nome Castro Alves, cujo poeta entrou para história da literatura brasileira com o título – Poeta dos Escravos, o que lhe valeu o carinho apelido de Condoreiro, porque tinha um estilo elevado em suas poesias. E como todo grande artista soube está onde o povo estar soube fazer do seu talento uma causa nobre na defesa da razão social, como isso soube como poucos amar o próximo através de sua poesia.

Castro Alves aos 21 anos
Poeta do romantismo, de fato, foi um dos maiores nomes da poesia brasileira. Suas principais obras foram: Os escravos, onde podemos encontrar os belos poemas: “Navio Negreiro e Vozes da África”. Na obra Espumas Flutuantes destacamos os poemas: “Que belas as margens do rio possante e Pra o baile da flor”; cujas características principais dos versos do poeta são a valorização do amor e a luta por liberdade e justiça.


CONCEITOS DO QUE É POESIA?

- Poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que, "o artista cria um outro mundo mais bonito, mais intenso ou mais significativo por cima da realidade imediata”.


- Para outros, a arte literária nem sempre recria. É o caso do pensamento de Aristóteles, filósofo grego que afirmava que “a arte literária é mimese (imitação), é a arte que imita pela palavra”. 

- Declamando ou escrevendo, fazer poesia é expressar-se de forma a combinar palavras, mexer com o seu significado, utilizar a estrutura da mensagem. Isto é a função poética.


- A poesia sempre se encontra dentro de um contexto cultural e histórico. Os vários estilos poéticos, as fases de cada autor, os acontecimentos da época e tantas outras interferências muitas vezes se misturam à obra e lhe dão novos significados.


CARACTERÍSTICAS DO ESTILO POÉTICO:

 



Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.


Geralmente a expressão “poesia” se aplica à estrutura de texto em "versos". Os versos são as “linhas” do poema. Um conjunto de versos forma uma estrofe.


Algumas características básicas da poesia são o 1) ritmo: a divisão em estrofes, 2) a rima: a sonorização das palavras. Um poema também possui, 3) métrica: que é a contagem das sílabas poéticas dos versos. Nem todos estes quesitos estão sempre presentes na poesia. Os poetas modernistas, por exemplo, adotaram o verso livre, despreocupado com a rima e a métrica.


GRANDES POETAS DA LITERATURA BRASILEIRA:

Nesta data especial para a poesia, não poderia deixar de citar grandes nomes importantes da poesia brasileira, a exemplo: Da era Colonial, conhecida por Quinhentimos: Padre José de Anchieta, (Escreveu as primeiras Peças de Teatro do Brasil), Padre Manuel da Nóbrega, (Considerado o iniciador da Literatura Brasileira), Padre Antônio Vieira (O maior poeta horador sacro de toda história), Gregório de Matos e Basílio da Gama. Época Romântica: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela. Romancistas: Joaquim Manuel de Maceno, José de Alencar e Martins Pena. Época Realista: Machado de Assis, Raul Pompéia. Naturalismo: Aluísio de Azevedo e Adolfo Caminha. Parnasianismo: Olavo Bilac e Raimundo Correia. Crítico e História Literária: Sílvio Romero. Grandes Oradores do Brasil: Joaquim Nabuco e Rui Barbosa. Época do Simbolismo: Cruz e Souza, Augusto dos Anjos. Pré-Modernismo: Euclides da Cunha e Lima Barreto. Regionalistas Nordestinos: Domingos Olímpio e Manuel de Oliveira Paiva. Modernismo: Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes. Modalidade Ficção: Mário de Andrade (Macunaíma), Gracilaino Ramos, José Lins do Rêgo, Jorge Amado, Érico Veríssimo, Oswald de Andrade, Rachel de Queirós, José Américo de Almeida, Nélson Rodrigues. Prosa: João Guimarães Rosa e Mário Quintana. Teatro: João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Dias Gomes, Gianfrancesco Guarnieri. Crônica: Rubem Braga e Nelson Motta. E entre outros....


            BREVE HISTÓRICO DA SCEP:

Em Cabedelo, cidade portuária, foi instituida a Sociedade Cabedelense dos Poetas e Escritores, conhecida como SCEP, fundada em 27 de Fevereiro de 2010, que tem como objetivo, promover a integração social e cultural entre os poetas e escritores cabedelenses, além de defender os seus direitos autorais dos princípios da legalidade, estimular a realização de atividades literárias, artísticas, científicas e técnicas entre seus associados e comunidade em geral; Defender o exercício da manifestação do pensamento, pelas liberdades democráticas, entre outras finalidades.


PRINCIPAIS POETAS DE CABEDELO:

Os poetas que mais tem se destacado nas ações culturais da SCEP são: Alexandre  Rodrigues de Oliveira; Antônio Muniz Lima; Diná Fernandes; Fátima Peixoto; Heráclito Cardoso de Oliveira; Heretiano Pereira; Naneca, Josimar Cardoso; José Pereira; Roseleide Santana de Farias; Tadeu Patrício, Wellington da Costa Machado.
Destacamos ainda outros poetas e escritores que estiveram na caminhada da SCEP, assim como: Pe. Geraldo Nogueira de Amorim; Pe. Ernandi Teixeira de Carvalho, e registramos ainda em nossa galeria cultural as ilustres personalidades: Aderbal Piragibe, Francisco de Assis, Hermes Nascimento, Altimar de Alencar Pimentel e João Torquato Filho, ambos poetas, escritores e dramaturgos, entre outros.

Redação: Tadeu Patrício.




Nenhum comentário:

Postar um comentário