quarta-feira, 7 de março de 2012

CONTEXTUALIZANDO O DIA INTERNACIONAL DA MULHER:

"As mulheres brasileiras são as mais lindas do mundo. É só observar a beleza de nossa etnia!"




"Nossos Parabéns pelos 103 anos da primeira comemoração extra-oficial do Dia Internacional da Mulher que aconteceu nos Estados Unidos da América em 28 de Fevereiro de 1909".




"Nossos Parabéns pelos 95 anos da oficialização da data 08 de março de 1917 que celebrou o primeiro Dia Internacional da Mulher na Rússia."





"Nossos Parabéns pelos 80 anos da conquista da mulher no direito ao VOTO aqui no Brasil."



"Nossos Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher que completou neste 08 de Março de 2012, seus 37 anos de reconhecimento das Nações Unidas pelas lutas e conquistas das mulheres nos direitos sociais, políticos e econômicos em toda a sua história".


"Nossos Parabéns a todas as mulheres que fizeram e fazem história de cidadania no Brasil, na Paraíba e em Cabedelo".


"Meus parabéns a minha mãe, minha esposa e a minha filha nesta data tão importante na história da vida das mulheres."

As Mulheres merecem todas as rosas do mundo!
          O Dia Internacional da Mulher tem início com as lutas das mulheres no início do século XX, que lutavam por melhores condições de trabalho e o direito de voto, através do Movimento Feminista existente no mundo Ocidental.  Estas lutas tiveram mais ênfase durante as décadas de 1910 a 1920, mas perderam forças nas décadas de 30, 40 e 50, tendo sido revitalizada esta data na década de 1960 pelo movimento feminista. 


Movimento Feminista da Década de 1960.

          A primeira comemoração do Dia Internacional da Mulher foi celebrada em 28 de Fevereiro    de  1909 nos Estados Unidos da América por iniciativa do Partido Socialista da América. Em 1910, ocorreu a 1ª Conferência Internacional das Mulheres, na capital da Dinamarca, em Copenhague, dirigida pela Internacional Mulher, Clara Zetkin, ocasião em que aprovaram a proposta da referida socialista Alemã, de instituir o Dia Internacional da Mulher, para que nesta data, todas as mulheres do mundo e a sociedade refletissem sobre as condições humanas e de trabalhos em que vivem. Muito embora que naquela conferência não tivesse sido definido uma data especifica para a comemoração do Dia Internacional da Mulher. No ano seguinte, em 19 de março de 1911, houve uma comemoração para o Dia Internacional da Mulher, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha, Suíça, Estados Unidos e na Rússia.  

Professora Clara Zetkin, (Jornalista, Política e Maxista),  
      


Em 25 de Março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 mulheres trabalhadoras – a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro em 2001. 


O maior incêndio da história de Nova Iorque até o 11 de Setembro de 2001.



       É provável que a morte dessas 146 trabalhadoras da fábrica de costura se tenha incorporado ao imaginário popular como sendo o fato que deu origem ao Dia Internacional da Mulher. 


Mulheres que pularam do prédio em chama e morreram com a queda.

Corpos encontrados carbonizados nos compartimentos do prédio.



        A idéia da existência de uma data para celebração do Dia Internacional da Mulher foi uma proposta surgida na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina em massa, na indústria.  


Primeiros empregos das mulheres na indústria téxtil.



      As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, era motivo de freqüentes protestos por parte das mulheres trabalhadoras. As operárias de uma fábrica de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos contra as más condições de trabalho e os baixos salários, quando foram as ruas em 8 de março de 1875 em Nova Iorque. 


1ª Greve Mundial das Mulheres
1ª Greve da Indústria Téxtil
          Muitos outros protestos ocorreram nos anos seguintes, destacando-se o do ano de 1908, quando 15.000 (quinze mil) mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e direitos ao voto.


Protesto pelo Direito do Voto da Mulher.
Passeada na Dinamarca por melhores condições de trabalho.
     
 Celebrado no dia 8 de Março, tanto na Europa como nos Estados Unidos. A data foi adotada pelas Nações Unidas, em 1975, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo. 

Protestos da Mulheres em Praça Pública.

    Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foi o estopim da Revolução russa de 1917. Em 8 de março de 1917, a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução Russa.

1ª Marcha do Movimento Feminista da Rússia - 1917.
       

 Em 23 de Fevereiro do calendário Juliano e (8 de março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionários. Pela manhã, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este dia das mulheres, viria a inaugurar aquela revolução.            

Representação das Delegadas Sindicalistas da Indústria Téxtil da Rússia.

       Após a Revolução Russa, a feminista Alexandra Kolloontai persuadiu Vlademir Lênin para tornar o 8 de março num Dia Oficial que, durante o período soviético permaneceu numa celebração da heroica mulher trabalhadora. 


Feminista, Alexandra Kolloontai
Alexandra  Kolloontai e outras Revolucionárias Russas.
"Heroica Mulher do Movimento Feminista da Rússia"
       Com o passar dos anos, o feriado rapidamente foi perdendo o seu caráter e tornar-se-ia numa ocasião em que os homens manifestavam a simpatia ou amor pelas mulheres. Assim como as festas comemorativas do mundo Ocidental. Mas na Rússia esta data permanece como feriado oficial, bem como na Bielorrússia, Macedônia, Moldávia e Ucrânia. 

      A cada ano, o dia 8 de Março no Brasil vem com mais força, demonstrando que a mulher reafirma, a todo tempo, o seu papel de igualdade de condições em todas as esferas da atividade humana. Tendo como conquistas a conhecida Lei Maria da Penha, nº 11.340, de 7 de Agosto de 2006, decretada pelo Congresso Nacional sancionada pela  Presidência da República, tem com o objetivo coibir as denunciar de violência contra a mulher. Desde então, o Movimento Organizado de Mulheres do Brasil tem pressionado o Congresso Nacional e mobilizado a sociedade para aprovação do Projeto de Lei nº 4559/04, que tem sido debatido amplamente em todo o país.

    Esperamos que esta data no Brasil não seja apenas um momento para se dar parabéns, ou oferecer presentes as mulheres por este dia. Mas que seja um dia para reflexão sobre as conquistas dos direitos das mulheres nas questões Sociais, Políticas e Econômicas da sociedade em que vivemos.


Observação: Dê a sua opinião para contribuir com o crescimento de informação desde blogger.


Pesquisa: Tadeu Patrício, educador.

       



Um comentário:

  1. Parabéns Tadeu pela importante pesquisa que vc realizou.
    Fernando Abath Cananéa
    Pedagogo

    ResponderExcluir