quarta-feira, 14 de março de 2012

15 MARÇO É O DIA NACIONAL DA ESCOLA? Qual a importância da escola?

Você sabia que 15 de Março é o Dia Nacional da Escola? Pois bem, a escola também tem a sua data de comemoração: O Dia 15 de Março. Muita gente pode até pensar: "pra que danado serve homenagear o dia da escola"? Inclusive algumas pessoas por aí consideram a escola um lugar chato, quando é necessário frequentá-la. Estes desconhecem que a educação é um direito e dificilmente quem "pensa assim" chegará há lugar algum.

CONVERSA QUE NÃO SE JOGA FORA:
- Com certeza você já ouviu a frase: “se eu soubesse quem inventou escola eu mandava matar”. Frase muito dita principalmente nas semanas de prova. Quantas pessoas não detestam a escola porque nela tem disciplina, responsabilidade, hora marcada com uma certa tolerância do horário de entrada e saída. Essas regrinhas básicas adotadas pela gestão escolar é que tornará o aluno cidadão do amanhã. Ou alguém duvida? 

- Então, a cada ano que passa, fico na expectativa para que os novos alunos cheguem a escola com o espírito do respeito ao patrimônio público; que não tragam certos costumes domésticos; que conservem os livros didáticos para que outros alunos possam fazer uso deles; que usem o fardamento escolar sempre quando vir a escola; que não fumem na sala de aula, nem joguem peteca nos colegas; que não usem boné; que não usem aparelhos de celular e outros objetos eletrônicos durantes as aulas para não distrair a atenção dos conteúdos. Enfim, que respeitem o corpo docente da escola: direção, professores e funcionários. Estes são alguns dos problemas enfrentados por nós que construimos escola.

- Tenho percebido que algumas dessas medidas têm provocado  mal estar em muita gente que pretende fazer da escola um espaço não propício do ambiente escolar. Chata ou não, é na escola que ainda se aprende muita coisa, é nela onde construímos nossos sonhos e eternas amizades. Pois no fim, será sempre a escola que nos encaminhará para vida lá fora, e são os mestres em quem ainda se deve confiar.

- Mas a escola é uma necessidade do ser humano, ela faz parte da vida e todos têm de se adaptar a ela. E as disciplinas, os horários determinados das aulas vão existir fora da escola, no mundo do emprego e do trabalho. Por isso, a rotina que a escola estabelece não deixa de ser também um treinamento para a vida futura, ou quando se tiver mais adulto.

- Hoje se fala mal da escola, se fala mal do professor, até de forma pejorativa, mas se a gente perceber vamos ver quantas coisas positivas tem a escola. É na escola que se encontra essa figura materna e paterna do professor sempre aberto a ser um grande colaborador. Quando a gente quer aprender algo que não se conhece, é a escola que forma o nosso conhecimento; Quando se tem curiosidade de descobrir algo, lá está a escola nos capacitando para resolver os problemas que nos aparecem pela frente; Quem Não tem vontade de se preparar para enfrentar os desafios da vida, acaba fora do mercado de trabalho?  Pois é
na escola que descobrimos estes caminhos.

- A escola é um lugar que possibilita satisfazer as curiosidades a respeito do mundo que está ao seu redor. É na escola onde você vai o encontro com o conhecimento, nela você vai conhecer tudo o que aconteceu no Brasil e no mundo, antes de você chegar a eles. Aliás, é lá que você vai saber onde fica a cidade onde você nasceu, o Estado onde você mora e o país em que você vive, qual a posição que eles ocupam no mundo e como o mundo se localiza no universo.

- Pensando bem, muito do que já sabe, todos devem à escola. Com certeza foi nela que se adquiriu a capacidade de ler um texto, sem a qual não se poderia estar compreendendo estas linhas que tem diante dos olhos agora. Também é na escola que se aprende os sinais da matemática, as regras da nossa língua portuguesa, a história da humanidade, a geografia em que vivemos, a ciência dos seres vivos  e a arte como expressão da vida.

10 perguntas que os pais devem fazer aos professores:


(A participação dos pais na escola ajuda no desempenho escolar das crianças. Uma boa maneira de começar é falando com os mestres).
1. MEU FILHO PARTICIPA DAS AULAS?

2. COMO MEU FILHO SE RELACIONA COM OS COLEGAS, PROFESSORES E A ESCOLA EM GERAL?

3. DEVO AJUDAR NAS TAREFAS DE CASA?

4. COMO AJUDAR NAS TAREFAS?

5. COMO POSSO ME INTEGRAR À ESCOLA?

6. QUAL A ROTINA DA ESCOLA EM RELAÇÃO AS TAREFAS?

7. COMO A ESCOLA ORGANIZA AS COMEMORAÇÕES CÍVICAS E CULTURAIS?

8. COMO A ESCOLA AVALIARÁ O AVANÇO DO MEU FILHO?

9. COMO ESTÁ SENDO A COMUNICAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA?

10. COMO POSSO CONTRIBUIR PARA FAZER UMA ESCOLA MELHOR PARA MEU FILHO?


Redação: Tadeu Patrício.

OBSERVAÇÃO: Considerando o tema ESCOLA que interpretação você daria as imagens abaixo como conversa entre pais e filhos?









 

 





 



















OBS: Obrigado por dedicar um momento do seu tempo a este tema tão importante.

















3 comentários:

  1. Parabéns Tadeu, por mais esse reflexivo e importante texto.A escola nunca vai deixar de ser importante em nossas vidas, mas não só a escola formal, mas a família, os amigos, a observação dos fatos, a construção de nossas identidades, na construção da cidadania plena.
    Fernando Abath Cananéa
    Pedagogo.Mestre em educação.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, Tadeu, sabemos que historicamente a escola sempre caminhou longe da família, hoje necessitamos da presença dos familiares para entender a história de vida dos nossos alunos e compreendê-los, cada ser é único. Temos uma escola que não atende as necessidades dos nossos jovens, o sistema educacional é opressor, não se modernizou,temos um controle de infrequência para diagnosticar a falta do aluno na escola, mas não temos por parte da secretaria uma revisão do currículo para tornar o aprender mais prazeroso, mudamos a metodologia, mas esbarramos no quantitativo, quantificamos a capacidade dos nossos alunos, muitas vezes validamos, outras marginalizamos. Eu me pergunto quem é responsável por todo esse desajuste social? Por que nossos jovens não gostam de estudar? Qual é a escola boa? A escola opressora? A escola que tem uma visão holística?

    ResponderExcluir