O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.
Terça-feira, 27 de Março, o mundo celebra o Dia Internacional do Teatro, considerada a segunda arte criada pelo homem desde a antiguidade.
Para compreensão da ordem das artes, a dança é considerada a primeira expressão artística criada pelo homem, e o teatro a segunda arte, por isso que se diz: o teatro é filho da dança.
O homem dançando em volta do fogo vai imitando os animais. |
Afinal o que é teatro?
É a arte do gesto e da palavra por excelência; Teatro é a cultura de um povo que se comunica por gestos e palavras; Não há teatro sem público e sem ator, ou seja, na mesma forma que é essencial o ator, é essencial o espectador. Pois a função do ator só tem sentido na medida em que é desempenhada para a observação de alguém. O teatro também é um lugar onde se encena histórias criadas pelo dramaturgo. Pois somente o ator e a atriz têm a capacidade de representar a vida do espírito humano, em público e de forma artística.
Tragédia Grega |
Deixo aqui os meus votos de aplausos para todos e todas que fazem teatro, e em especial à aqueles companheiros(as) que continuam na luta acreditando no teatro como instrumento de educação de um povo que pode transformar o mundo tornando as pessoas mais humana, dignas e um país mais democrático que respeite seu povo.
Representação Artística |
O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio.
A Fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras.
Um texto improvisado acompanhava as imagens criada pelo o homem na antiguidade, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo.
O mais importante sínbolo do teatro a máscara (Tragédia e Comédia) |
A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais, para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.
Primeiro Teatro Grego - Teatro de Epidauro. |
As homenagens aos deuses também favoreceram o aparecimento do teatro. Na época das colheitas da uva, as pessoas faziam encenações em agradecimento ao deus Dionísio (deus do vinho), pela boa safra de uvas colhidas, assim, sacrificavam um bode, trazendo para a comemoração os primeiros indícios da tragédia.
Os povos da Grécia antiga transformaram essas encenações em arte, criando os primeiros espaços próprios, para que fossem divulgadas suas ideias, as mitologias, agradecimentos aos vários deuses, dentre outros assuntos.
O gênero trágico foi o primeiro a aparecer, retratava o sofrimento do homem, sua luta contra a fatalidade, as causas da nobreza, numa linguagem bem rica e diversificada. Os maiores escritores da tragédia foram Sófocles e Eurípedes. As primeiras peças de teatro tinha entre os gregos função da educação do povo.
Sófocles - Dramaturgo da Tragédia Grega |
Sófocles viveu entre (496 a 405 a.C.) nasceu em Epidauro e, além de exercer uma brilhante carreira dramática, dedicou parte de sua vida às atividades atléticas, à música, à política, ao militarismo e, por fim, à vida religiosa (foi sacerdote do herói-curador Amino, e, nessa condição, contribuiu para a introdução do culto de Asclépio na Ática).
Ésquilo - Dramaturgo da Tragédia Grega |
Ésquilo, o primeiro grande autor trágico, nasceu em Elêusis no ano de 525 a.C., participou da batalha de Maratona no ano de 490 a.C. e, por muitas vezes, esteve na Sicília, onde morreu no ano de 456 a.C. Ésquilo acreditava que o Autor era, antes de tudo um educador.
Eurípedes - Dramaturgo da Tragédia Grega |
Eurípides viveu em (480 a.C. - 406 a.C.) foi o mais jovem dos três grandes expoentes da tragédia grega clássica. Nascido em 480 a.C., perto de Atenas, Eurípedes foi desde a sua juventude um poeta mal compreendido. Desfrutou de grande popularidade nos séculos subseqüentes, é atualmente muito mais popular que Ésquilo ou Sófocles. Os recursos dramáticos que utilizou em suas tragédias, notadamente as posteriores a 420 a.C., influenciaram diversos gêneros dramáticos posteriores, entre eles a "Comédia Nova", o drama (e também o melodrama) e a novela.
Nessa época, somente os homens podiam representar, assim, diante da necessidade de simular os papéis femininos, as primeiras máscaras foram criadas e mais tarde transformadas nas faces que representam a tragédia e a comédia; máscaras que simbolizam o teatro.
Frontal do Teatro Minerva - Areia |
TEATRO MINERVA - PATRIMÔNIO DE AREIA
Teatro Minerva - Primeiro teatro construído na Paraíba. Inaugurado em 1859, o Teatro Minerva tem capacidade para 250 pessoas e possui uma acústica de excelente qualidade.
Vista da Nave - Platéia |
Foi erguido com o objetivo de arrecadar fundos para a libertação dos escravos. Seu primeiro nome foi Teatro Recreio Dramático. Já foi cinema e, atualmente, restaurado, serve de espaço para a apresentação de peças e de área de apoio cultural para ensaios dos grupos de danças folclóricas.
Teatro Minerva, que é uma homenagem à deusa das artes, foi dado pelo areiense Horácio de Almeida. Foi construído pelas famílias mais ricas do lugar. Nos seus tempos áureos foi palco de grandes apresentações. Atualmente se apresentam os grupos de teatro local, o grupo de tradições folclóricas e peças de todo o Estado. O teatro é um dos responsáveis direto pela influência cultural que sempre existiu no município. Ainda mantém preservada sua arquitetura original, apesar de já ter passado por várias reformas.
HISTÓRIA DO THEATRO SANTA ROSA:
Frontal do Theatro Santa Rosa |
Foi inaugurado no dia 3 de Novembro de 1889. Segundo historiadores a casa de cultura recebeu o sobrenome de Santa Rosa. Teria sido uma homenagem ao presidente da Paraíba do Norte, Francisco Luiz da Gama e Roza, um catarinense que na época governava a província?
Hall de Entrada do Theatro Santa Rosa |
Vista Panorâmica da Platéia |
Vista Panorâmica dos Camarotes |
O governante teve a sorte de inaugurar o teatro as vésperas de perder o mandato, já que doze dias depois seria proclamada a República. Seria mesmo um protesto de veneração e respeito ao último presidente da província da Parahyba do Norte, Francisco Luiz da Gama e Rosa? Ou teria sido uma homenagem ao pintor paraibano Thomaz Santa Rosa Júnior?
Caixa Cênica do Teatro Santa Rosa |
Após a Proclamação da República, o primeiro governante republicano, Venâncio Neiva, chegou a mudar o nome do teatro para "Teatro do Estado". Este ato foi revogado. Outro ato governamental, foi que João Pessoa, candidato a vice-presidência na época, queria mudar a localização do teatro, pois considerava ali ser uma área já marginalizada. Ele foi assassinado antes de por em prática esse seu plano.
Vista da Boca de Cena e Cortina. |
Foi neste teatro, em uma assembléia, que formularam a Bandeira da Paraíba, com suas cores preto e vermelho e o nome "Nego" no centro. Foi também lá que em uma tumultuada sessão da Assembléia Legislativa da Paraíba, que mudaram o nome da capital Paraíba, para João Pessoa, em homenagem ao então falecido presidente.
O quadro de uma cena |
Estilo Arquitetônico:
Em mais de 122 anos, o teatro já teve várias reformas, mas nenhuma mudou o seu estilo arquitetônico, que é o greco-romano, com revestimento interno de madeira, tipo Pinho de Riga.
O teatro tem 432 lugares e sua última grande reforma foi em 1989, ano do seu centenário. Pertence ao Governo do Estado e está diretamente vinculado à Fundação Espaço Cultural da Paraíba.
O seu atual diretor é o renomado romancista,dramaturgo,jornalista, escritor, teatrólogo e crítico de arte Tarcício Pereira.
É aparentemente rosa e já foi reformado diversas vezes em conseqüência do tempo. Apresenta grupos musicais, teatrais, de dança etc.
O teatro está localizado na praça Pedro Américo, centro da capital - João Pessoa.
TEATRO SANTA CATARINA - CABEDELO
Fundado em 13 de Março de 1987. |
Vista Panorâmica das Poltronas do TSC |
Platéia do TSC |
Esse é um dia importante para todos nós agentes culturais que primamos pela identidade teatyral brasileira, nordestina e paraibana , em especial. Viva a arte do encenar a própria vida.
ResponderExcluirFernando Abath Cananéa
Pedagogo. mestre em Educação e agente cultural.