domingo, 4 de março de 2012

INDIGNAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM CABEDELO SAIBA POR QUÊ?


Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Aníbal Moura
           
         Os professores e alunos da rede estadual de ensino do município de Cabedelo estão INDIGNADOS, PASMOS com a atitude da 1ª Regional de Ensino, pois, de acordo com informações da gestão plena, uma equipe da 1ª Regional de Ensino esteve nas escolas estaduais de Cabedelo na última quinta-feira, 01 de Março do corrente ano, com uma relação constando nomes de várias pessoas que serão substituídas entre professores e servidores de apoio que tem contratados de serviços prestados com a Secretaria da Educação do Estado da Paraíba. "Só não se sabe quais os objetivos dessa decisão tomada, pois ainda continua o mistério: se de fato é uma decisão administrativa ou politica".

Uma diretora que não quis se identificar nos disse que, em dezembro último fora feito um relatório e encaminhado a 1ª Regional de Ensino, para que fossem tomadas as medidas cabíveis e atendidas as solicitações de acordo com as necessidades do quadro de pessoal da escola, conforme consta no relatório e nunca, jamais afastar nossos professores e funcionários de apoio de suas funções, quando estes tem dado uma grande contribuição ao desenvolvimento das atividades da escola, bem como à educação do estado. Ainda ressentida disse que o referido relatório não serviu para nada, tendo em vista a atitude tomada pela 1ª Regional de Ensino na última quinta-feira quando pegou a todos de surpresa, em relação à decisão de afastar das atividades os professores e pessoal de apoio, sem consultar a gestão escolar. Inclusive pediram que chamassem os professores que estavam em sala de aula, para comunicar-lhes que estavam dispensados de suas funções, pois a Secretaria da Educação do Estado estava encaminhando outros professores (também contratados) para substituí-los.


Observação: Pasmem com a "organização e eficiência" da equipe da 1ª Regional de Ensino que esteve na Escola Estadual Aníbal Moura. O "documento" postado abaixo foi a relação entregue a direção com os nomes dos professores e pessoal de apoio informando quem entra e quem saí. Como podem constatar, a referida relação não foi digitalizada em papel com o timbre da Secretaria da Educação e Cultura, as devidas assinaturas e matrículas dos seus responsáveis. 

 



Tendo os alunos da Escola Estadual Aníbal Moura sido informado do que estava acontecendo, logo houve uma grande comoção por parte deles que protestaram com serviço de sonorização na quadra esportiva da escola, além de ocuparem a rádio Kebramar Fm 104.9 para informar a sociedade cabedelense o que estava acontecendo com a educação em Cabedelo.

Como não houve mais condições de ter aula por causa do lamentável fato, as aulas foram suspensas e assim prejudicadas, que segundo informações os estudantes vão continuar com os protestos durante toda semana, até que os professores retornem as suas atividades.

De acordo com os professores demitidos não se entende que qualidade de ensino se quer para os alunos matriculados na rede estadual de ensino, já que em 2011 investiu-se recursos da educação (MEC) na capacitação dos professores efetivos e contratados, oferecendo curso de formação continuada, curso de introdução à educação digital, renovação dos contratos dos professores em Fevereiro último para dar início ao ano letivo com pelo menos 90% dos professores em sala de aula. E agora tomam esta atitude de afastar nós professores sem observar a situação do quadro de servidores de cada escola, quando um dia antes, ou seja, na quarta-feira nós professores haviam recebido os netbooks para aperfeiçoarmos a qualidade do ensino aprendizado em sala de aula. No mínimo tal atitude é desprovida de incompetência administrativa e autoritária, os que tomaram tal decisão estão equivocados dos princípios éticos do é educação. Disse o professor.

De acordo com professores de outras escolas estaduais de Cabedelo, a exemplo, José Guedes Cavalcanti, João XXIII, São Judas Tadeu, nelas o clima é de revolta e de desmotivação. Se o objetivo com essas mudanças era piorar o ânimo dos professores, podemos afirmar que conseguiram. 

Desde o início do ano que a educação em Cabedelo vem sofrendo grandes baixas, ou seja, vive os seus piores momentos da história. O que diria o Pai da Educação em Cabedelo, Padre Alfredo Barbosa, in-memória quanto à questão da evacuação do prédio onde funcionou a Escola Estadual Imaculada Conceição? 


Veja que PRESENTE DE GREGO as professoras demitidas de seus cargos receberam da 1ª Regional de Ensino pela passagem do “Dia Internacional da Mulher” 

Por fim, faço um apelo a sociedade cabedelense que se manifeste quanto ao caso aqui exposto. Esta matéria também será postada em vários site da rede, além do site Soltando o Verbo - Wellington Costa e no Blogger Renascer Notícia - Aguinaldo Almeida.

             Tadeu Patrício, arte educador, sem medo de ser feliz e ai!


Vejam abaixo na segunda parte dessa matéria o desabafo das professoras Verônica França (Língua Portuguesa) e Silvânia (Biologia).

CARTA DAS PROFESSORAS VERÔNICA DE FRANÇA E SILVÂNIA MARQUES:

    As professoras Verônica de França dos Santos ( Língua Portuguesa) e Silvânia Marques da Silva (Biologia) são duas educadoras compromissadas com a educação e o trabalho. Lecionamos na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio José Guedes Cavalcanti, localizada no bairro Camalaú em Cabedelo, até o dia 02 de março de 2012, quando fomos demitidas sem nenhum aviso prévio. Sobre este assunto fomos informadas pela direção da escola, professora Magali Venâncio que nos comunicou na manhã da última sexta-feira logo quando chegamos para dar nossas aulas na escola. A diretora disse que a 1ª Regional de Ensino do Estado havia lhe informado do afastamento de duas professoras, que seriam substituídas por outros professores que passaram no concurso do Estado da Paraíba feito este ano.
      O que mais nos revolta é a falta de humanidade, de respeito com que os educadores perderam o seu valor perante o poder público, principalmente os prestadores de serviço como estas duas guerreiras. É difícil entender o modo que se toma uma decisão dessa forma sem preparar o funcionário no seu aspecto sentimental e econômico. Acredito que, assim como essas duas professoras existam outros profissionais da educação passando pela mesma decepção em Cabedelo e outras cidades paraibana.

 Toda a escola esta triste conforme a quantidade de mensagens recebidas de colegas professores e alunos, pois acreditam no potencial dessas queridas professoras, visto a beleza das mensagens enviadas para nos confortar e a gratidão pelo que produzimos a cada instante, mas reforçam que vão a lutar para consegui-las suas guerreiras e amadas professoras de volta.
  Estas duas professoras com os seus jeitinhos especiais cativantes conseguiram levar a alta estima de dezenas de alunos para fazer o vestibular, Enem e outros concursos. Somos testemunhas disso na escola. E agora querem arrancar isto de nós? Elas não escolheram esta difícil profissão para ser mais uma no mercado de trabalho,e sim mais uma para fazer o diferencial. Tem a preocupação de seguir o plano de curso incluindo o Vestibular e o Enem, incentivando cada vez mais os alunos a fazerem um curso superior ou técnico.
 No ano passado, junto com outros professores, participaram do curso de informática (linux educacional) professor digital do governo federal e como prêmio receberam no dia 29 de fevereiro de 2012, como haviam prometido, um netbook do Proinfo.
        O correto seria ao final do ano letivo informar os prestadores de serviços da educação sobre a sua permanecia ou não no estabelecimento de ensino.
         Este foi o troféu de motivação e valor que estas profissionais receberam para comemorarem o dia internacional da mulher.
         Estamos de mãos dadas nesta luta.
         Professoras Verônica e Silvânia.



ATIVIDADES CULTURAIS E ESPORTIVAS DA ESCOLA GUEDES:


Desfile Cívico do 7 de Setembro


Gincana Cultural


Comemoração do Dia Internacional do Folclore


Semana dos Jogos |Inter-Classe


 ATIVIDADES EDUCACIONAIS DA ESCOLA ANÍBAL MOURA:

Aula ilustrativa com utilização de data-show

Apresentação de Seminários dos Grupos

Apresentação dos Alunos.











3 comentários:

  1. Olá, meu caro professor Tadeu Patrício, companheiro de lutas na política educativa, cultural, social e turística em nossa cidade.
    Parabéns por tão importante matéria "Indignação da Educação em Cabedelo/PB".
    É inadmissível que em época atual, quando se fala tanto em políticas públicas, democracia e justiça social, venham os nossos representantes governamentais que deveriam primar pelo bom exemplo, nos fazer assistir fatos como este que hora ocorre em escolas do Estado da Paraíba, á exemplo da Esc. Est. Aníbal Moura e a Esc. Est. José Guedes Cavalcanti, em Cabedelo/PB
    Por motivos geralmente de fatores socioeconômicos, brancos, negros e pardos, são submetidos á uma mascarada ou escrachada situação escravagista, através dos sistemas de governo do país e politicagens, que permitem servidores públicos serem contratados, explorados e condicionados á trabalharem por muitos anos, sem que lhes sejam preservados melhores oportunidades. Nenhum direito trabalhista lhes é dado e inadvertidamente sejam despejados na rua, em total descaso, desrespeito e desumanidade como hora ocorrem e ainda lhes sendo apresentados listas de avisos com "os novos contratados" que ocuparão os seus lugares. Isto é uma vergonha!!!
    Professores, mestres queridos que souberam levar aos seus alunos, além dos conteúdos programáticos, o afeto e os conceitos de cidadania, civilidade, dignidade, serem tratados de forma ainda mais aviltante, desrespeitosa e indigna, pela Secretaria da Educação do Estado da Paraíba, levando lágrimas, comoção ao corpo docente e discente que estavam presentes em plena atividades na escola ao serem surpreendidos por representantes da Sec. da Educação do Estado da Paraíba, ao lhes apresentarem a relação dos cancelamentos dos antigos contratos e os nomes de quem ocuparia os seus lugares. Foi comoção geral!!! Aulas foram suspensas!!!
    Quanta decepção para com os sistemas de poderes públicos, por tal permissividade!!!
    Meus pêsames para com o sistema de ensino, que deveria ser a base á semear esperanças através do bom conhecimento, profissionalização, esperança, polidez, humanidades, em uma realidade social já tão crua e violenta!!! Afinal a nossa cidade é apenas uma célula do "todo" no Estado e no País!!!
    Para vocês, meus caros jovens alunos(as), servidores de apoio e administrativo, meus queridos amigos, companheiros(as) professores(as, o meu abraço fraterno, o meu constrangimento como cidadã, professora aposentada cônscia de ter seguido um bom caminho, a minha decepção, indignação, lamentação!!!
    Roseleide S. de Farias- 06/03/2012.

    ResponderExcluir
  2. Um total dsrespeito a história da educação construída por essas escolas em Cabedelo. Concurso para efetivos de forma imediata.
    Fernando Abath Cananéa

    ResponderExcluir