quarta-feira, 14 de março de 2012

15 MARÇO É O DIA NACIONAL DA ESCOLA? Qual a importância da escola?

Você sabia que 15 de Março é o Dia Nacional da Escola? Pois bem, a escola também tem a sua data de comemoração: O Dia 15 de Março. Muita gente pode até pensar: "pra que danado serve homenagear o dia da escola"? Inclusive algumas pessoas por aí consideram a escola um lugar chato, quando é necessário frequentá-la. Estes desconhecem que a educação é um direito e dificilmente quem "pensa assim" chegará há lugar algum.

CONVERSA QUE NÃO SE JOGA FORA:
- Com certeza você já ouviu a frase: “se eu soubesse quem inventou escola eu mandava matar”. Frase muito dita principalmente nas semanas de prova. Quantas pessoas não detestam a escola porque nela tem disciplina, responsabilidade, hora marcada com uma certa tolerância do horário de entrada e saída. Essas regrinhas básicas adotadas pela gestão escolar é que tornará o aluno cidadão do amanhã. Ou alguém duvida? 

- Então, a cada ano que passa, fico na expectativa para que os novos alunos cheguem a escola com o espírito do respeito ao patrimônio público; que não tragam certos costumes domésticos; que conservem os livros didáticos para que outros alunos possam fazer uso deles; que usem o fardamento escolar sempre quando vir a escola; que não fumem na sala de aula, nem joguem peteca nos colegas; que não usem boné; que não usem aparelhos de celular e outros objetos eletrônicos durantes as aulas para não distrair a atenção dos conteúdos. Enfim, que respeitem o corpo docente da escola: direção, professores e funcionários. Estes são alguns dos problemas enfrentados por nós que construimos escola.

- Tenho percebido que algumas dessas medidas têm provocado  mal estar em muita gente que pretende fazer da escola um espaço não propício do ambiente escolar. Chata ou não, é na escola que ainda se aprende muita coisa, é nela onde construímos nossos sonhos e eternas amizades. Pois no fim, será sempre a escola que nos encaminhará para vida lá fora, e são os mestres em quem ainda se deve confiar.

- Mas a escola é uma necessidade do ser humano, ela faz parte da vida e todos têm de se adaptar a ela. E as disciplinas, os horários determinados das aulas vão existir fora da escola, no mundo do emprego e do trabalho. Por isso, a rotina que a escola estabelece não deixa de ser também um treinamento para a vida futura, ou quando se tiver mais adulto.

- Hoje se fala mal da escola, se fala mal do professor, até de forma pejorativa, mas se a gente perceber vamos ver quantas coisas positivas tem a escola. É na escola que se encontra essa figura materna e paterna do professor sempre aberto a ser um grande colaborador. Quando a gente quer aprender algo que não se conhece, é a escola que forma o nosso conhecimento; Quando se tem curiosidade de descobrir algo, lá está a escola nos capacitando para resolver os problemas que nos aparecem pela frente; Quem Não tem vontade de se preparar para enfrentar os desafios da vida, acaba fora do mercado de trabalho?  Pois é
na escola que descobrimos estes caminhos.

- A escola é um lugar que possibilita satisfazer as curiosidades a respeito do mundo que está ao seu redor. É na escola onde você vai o encontro com o conhecimento, nela você vai conhecer tudo o que aconteceu no Brasil e no mundo, antes de você chegar a eles. Aliás, é lá que você vai saber onde fica a cidade onde você nasceu, o Estado onde você mora e o país em que você vive, qual a posição que eles ocupam no mundo e como o mundo se localiza no universo.

- Pensando bem, muito do que já sabe, todos devem à escola. Com certeza foi nela que se adquiriu a capacidade de ler um texto, sem a qual não se poderia estar compreendendo estas linhas que tem diante dos olhos agora. Também é na escola que se aprende os sinais da matemática, as regras da nossa língua portuguesa, a história da humanidade, a geografia em que vivemos, a ciência dos seres vivos  e a arte como expressão da vida.

10 perguntas que os pais devem fazer aos professores:


(A participação dos pais na escola ajuda no desempenho escolar das crianças. Uma boa maneira de começar é falando com os mestres).
1. MEU FILHO PARTICIPA DAS AULAS?

2. COMO MEU FILHO SE RELACIONA COM OS COLEGAS, PROFESSORES E A ESCOLA EM GERAL?

3. DEVO AJUDAR NAS TAREFAS DE CASA?

4. COMO AJUDAR NAS TAREFAS?

5. COMO POSSO ME INTEGRAR À ESCOLA?

6. QUAL A ROTINA DA ESCOLA EM RELAÇÃO AS TAREFAS?

7. COMO A ESCOLA ORGANIZA AS COMEMORAÇÕES CÍVICAS E CULTURAIS?

8. COMO A ESCOLA AVALIARÁ O AVANÇO DO MEU FILHO?

9. COMO ESTÁ SENDO A COMUNICAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA?

10. COMO POSSO CONTRIBUIR PARA FAZER UMA ESCOLA MELHOR PARA MEU FILHO?


Redação: Tadeu Patrício.

OBSERVAÇÃO: Considerando o tema ESCOLA que interpretação você daria as imagens abaixo como conversa entre pais e filhos?









 

 





 



















OBS: Obrigado por dedicar um momento do seu tempo a este tema tão importante.

















3 comentários:

  1. Parabéns Tadeu, por mais esse reflexivo e importante texto.A escola nunca vai deixar de ser importante em nossas vidas, mas não só a escola formal, mas a família, os amigos, a observação dos fatos, a construção de nossas identidades, na construção da cidadania plena.
    Fernando Abath Cananéa
    Pedagogo.Mestre em educação.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, Tadeu, sabemos que historicamente a escola sempre caminhou longe da família, hoje necessitamos da presença dos familiares para entender a história de vida dos nossos alunos e compreendê-los, cada ser é único. Temos uma escola que não atende as necessidades dos nossos jovens, o sistema educacional é opressor, não se modernizou,temos um controle de infrequência para diagnosticar a falta do aluno na escola, mas não temos por parte da secretaria uma revisão do currículo para tornar o aprender mais prazeroso, mudamos a metodologia, mas esbarramos no quantitativo, quantificamos a capacidade dos nossos alunos, muitas vezes validamos, outras marginalizamos. Eu me pergunto quem é responsável por todo esse desajuste social? Por que nossos jovens não gostam de estudar? Qual é a escola boa? A escola opressora? A escola que tem uma visão holística?

    ResponderExcluir