segunda-feira, 3 de junho de 2013

PREFEITURA DE CABEDELO ENCAMINHA REPRESENTANTES DA SECRETARIA DE CULTURA PARA PARTICIPAREM DO TREINAMENTO DO SISTEMAS DE APOIO AS LEIS DE INCENTIVOS À CULTURA - SALIC.


A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Cultura enviou o Secretário Adjunto da Cultura, professor Tadeu Patrício e a Técnica em Projetos Culturais, Jordânia Lucena para participarem do treinamento do Novo Salic – Sistema de Apoio as Leis de Incentivos à Cultura. A Oficina aconteceu nesta segunda-feira, 03/06, no auditório do Porto Digital, localizado a Avenida Cais do Apolo, nº 222- Edifício Vasco Rodrigues 16º Andar (Antigo Prédio do Bandepe) – Bairro do Recife-PE.




O treinamento foi promovido pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) em parceria com a Regional Nordeste (Recife) e com a Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Cultura (Brasília).
Devido ao alto número de inscrições de produtores culturais e agentes culturais, a capital pernambucana foi escolhida para sediar o curso que contou com representação de todos estados do Nordeste e do Rio de Janeiro.
O treinamento foi voltado para aqueles que têm propostas culturais e querem se beneficiar da Lei Rouanet. É por meio do Salic Web que os proponentes inscrevem seus projetos que podem ou não ser aprovados pelo MinC. A nova ferramenta mais moderna e segura torna todas as etapas do processo virtuais desde a inscrição até a prestação de contas. Aquela época em que era necessário guardar todos os papéis e documentos fiscais para só depois de encerrar o projeto poder enviar via correio, ficou para trás. "Eu acho que vieram várias mudanças que deixaram o sistema mais simples. Com o novo sistema, mesmo quem não sabe tudo sobre contabilidade vai poder fazer a prestação de contas sem dificuldade.", declara a proponente Mary Land Brito.
E essa é a intenção. Com a prestação de contas podendo ser realizada durante a execução do projeto, o proponente pode inclusive diminuir custos. As novas funcionalidades de gerenciamento fazem com que o antigo espaço do proponente se transforme em um escritório virtual. Essa medida permite fazer a gestão do projeto via sistema, dispensando controle paralelo e, em muitos casos, a contratação de consultoria para a execução do projeto. Neste espaço, será possível registrar a evolução física e financeira do projeto proporcionando maior agilidade no atendimento das solicitações. "A grande vantagem é que o proponente vai ganhar uma ferramenta de gestão que pode ser usada de casa no próprio computador. Agora, quando o projeto for concluído, a prestação de contas já estará feita.", destacou o Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, expositor do Novo Sistema.
Todas as informações contidas no antigo sistema serão transferidas automaticamente para a nova versão. Só será necessário que o gestor alimente os campos adicionais da nova ferramenta. A previsão é de que a antiga versão saia do ar em setembro. A recomendação é para que os usuários já passem a utilizar o Novo Salic.
“Algumas entidades culturais de Cabedelo a exemplo: AACC – Associação Artístico-Cultural de Cabedelo; o GTAAB – Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa e o MUSIPOC – Movimento de Música Popular de Cabedelo, até tem conseguido aprovação dos seus projetos culturais na Lei Rouanet, mas tudo para na etapa da captação dos recursos, pois não é fácil convencer os empresários que atuam na Paraíba para investir em nossos projetos culturais, mas não custa tentar com essa versão moderna do Salic que também abre possibilidades para boas parcerias e com o apoio do prefeito Luceninha e da secretaria de cultura junto às empresas instaladas no município de Cabedelo estejam mais abertas para investir nos projetos culturais. Por isso prefiro acreditar que vamos sim conseguir as novas parcerias que tanto se espera, destacou o mestre Tadeu Patrício”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário