domingo, 9 de junho de 2013

PENSAR MELHOR O MEIO AMBIENTE E MOBILIDADE URBANA DE CABEDELO É UMA NECESSIDADE DO AGORA!

Ernesto Batista (Economista - UFPB)
 
O tema do meio ambiente e da mobilidade urbana de Cabedelo precisa de um grande aprofundamento. A cidade está na mira de projetos e empreendimentos de grandes impactos na vida da população e da sua estrutura ambiental. A expansão das atividades portuárias e o projeto de duplicação da BR 230 no perímetro urbano da cidade não podem deixar de ser encaradas de frente, sem subterfúgios em todas as suas dimensões, para que Cabedelo não seja danificada em suas potencialidades urbanas, turísticas e ambientais, em função de um porto importador de combustível poluente (pet coque), com trabalho humano precário para a expansão da indústria do cimento na Paraíba, que tende a criar um tráfego de milhares de caminhões por dia no epicentro da cidade, comprometendo todo o espaço e outras oportunidades de desenvolvimento social e econômico, em seu processo de conurbação com a nossa capital. Não se pode falar em mobilidade social marginalizando essa questão.

Nem um poder público, ainda menos a população (inclusive a que mora nas áreas de praias e condomínios da grande João Pessoa, usuários da BR 230), que tende ser a mais prejudicada, não pode fechar os olhos para a dimensão desses impactos em detrimento de atividades econômicas que beneficiam principalmente a indústria cimenteira, de cerâmica e de transportes de caminhões. Cabedelo não precisa adotar um modelo de desenvolvimento como esse, que tem trazido danos profundos à sustentabilidade de outros municípios brasileiros que se tornaram "beira de estrada" para o escoamento de produtos agressivos ao meio ambiente, à cidade à saúde e ao patrimônio histórico, cultural e turístico de uma região.

As atividades portuárias são importantes para a Paraíba, mas não podem comprometer a estrutura e a vida da cidade-berço do seu porto. O porto é um presente da natureza para Cabedelo e não pode beneficiar o Estado submetendo a sustentabilidade e a dignidade do seu povo. O atual modelo de expansão portuária com a sua geração de tráfego pesado com efeitos poluentes, em franca expansão, deve ser repensada, enquadrada em normas ambientais, nos critérios de sustentabilidade e de planejamento urbano como previsto na Constituição federal, no Estatuto das Cidades, na Lei da mobilidade urbana e outros direitos. 

A população precisa chamar a atenção do prefeito, do governo do Estado e de órgãos de controle ambiental principalmente aqueles em nível federal que estão mais distantes e imunes a influências políticas das forças econômicas locais.

O grito de socorro deve soar alto. E cada cidadão, cada líder desse município precisa compreender a dimensão desse problema para a tomada de atitudes em defesa do patrimônio ambiental e urbano de Cabedelo. Qualificar esse debate e articular forças, inclusive para enfrentar forças contrárias e o interesse de lobos em pele de cordeiro é o desafio. O amparo legal e a mobilização social é a palavra de ordem sem omissões, comodismos e conivências com o retrocesso.

Ernesto Luiz Batista Filho
Diretoria da ACICA (Associação Cabedelense para Cidadania)
Fórum de Defesa Ambiental e Urbano de Cabedelo.

2 comentários:

  1. A associação de um homem só? Recebendo dinheiro de partidos políticos para se promover nas próximas eleições?

    ResponderExcluir
  2. Este blog é um espaço democrático para as pessoas opinarem suas idéias, no caso a questão ambiental e de mobilidade urbana que vive o município de Cabedelo. Aqui não é espaço para acusações ou insinuações as nossas instituições, ou ao cidadão. Pois é sabido que o senhor é daquele tipo de “gente” que se esconde covardemente atrás de um pseudônimo pífio. E quanto à associação só lamento o seu grosseiro desconhecimento, pois mais uma vez o senhor está mal informado. Temos sim um bom quadro de associados e não nos interessa quantidade, mas sim a qualidade, já que os nossos associados são verdadeiros soldados, combatentes guerreiros que lutam por um Cabedelo mais justo, de igualmente social e humanitário, os quais estão antenados e vigilantes contra “aqueles” ou qualquer um que pretendam praticar qualquer tipo de crime contra o bem comum do povo de Cabedelo. Venha pra o debate e mostre a cara! E ai!

    ResponderExcluir